sábado, 22 de maio de 2010

Maria Rainha dos Apóstolos e os 25 anos das Apostolinas no Brasil

Mês de maio, mês de Maria de tantos nomes, assim costumamos ouvir a cada ano. Porém nós, Família Paulina, celebramos com jubilosa gratidão, Maria Rainha dos Apóstolos, não só porque este título é caro à Família, às apóstolas e apóstolos do novo século, mas porque antes mesmo que cada um de nós nascêssemos como membro desta, ela, Maria, já cuidava com a presteza, dedicação e amor de mãe de cada um como nos relata o Bem-aventurado Tiago Alberione, muito devoto de Nossa Senhora.
Contudo para nós, Irmãs Apostolinas, é especialíssimo celebrar neste ano de 2010 a festa de Maria Rainha dos Apóstolos, porque nesta longa mas ao mesmo tempo breve história, celebramos junto a nossa Mãe, Mestra e Rainha os 25 anos de presença Apostolina no Brasil. Maria foi àquela que nos concedeu luzes ao longo do caminho, nos formou, intercedeu ao Pai por nós e participa deste momento de alegria e festa como o fez com seu Filho Jesus e nosso Mestre Caminho, Verdade e Vida e até a glória da ressurreição e da vida em plenitude.
Quanto ao fato de termos Maria Rainha dos Apóstolos como nossa titular, isto se deve à experiência mariana de Alberione. Como em algumas famílias que os filhos recebem o nome do avô ou da avó, do pai ou da mãe pela importância significativa que têm ou tiveram na história familiar assim foi conosco Irmãs Apostolinas. Sendo que Alberione sempre teve muita devoção a Maria, também de nomes diferentes, a Rainha dos Apóstolos foi tão significativa e importante para ele que a deu como protetora à Família Paulina. De forma que este fato podemos constatá-lo na história de dois santuários a ela dedicado: um de pedra (Santuário Rainha dos Apóstolos, em Roma) e um de pessoas consagradas (Instituto Rainha dos Apóstolos para as Vocações). E por que padre Alberione deu ao Instituto por ele fundado o nome de Rainha dos Apóstolos? Ele mesmo o explica às primeiras Apostolinas com essas palavras: "Honrar a Maria, como Rainha dos Apóstolos, por quê? Porque o Instituto deve ocupar-se das Vocações..." e por isso recomendar a ela o Apostolado Vocacional, pois como dizia Leão XXIII, ela foi Mestra e
Rainha dos Apóstolos dos primeiros tempos, assim é Mestra e Rainha de todos os apóstolos e de todos os apostolados.
Por estas e outras graças recebidas durantes estes 25 anos de Brasil, pelo Sim de Maria, pelo Sim de cada Apostolina em terras brasileiras e pelo Sim de cada pessoa chamada, juntas dizendo: "Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito festeja a Deus meu salvador" (Lc 1,46)
ir. Lucivânia Conceição Oliveira, ap

2 comentários:

  1. PARABÉNS IRMÃS APOSTOLINAS
    UM FORTE ABRAÇO PAULINO
    BRUNO ONERB WANDERLEY CÉSAR

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Bruno por seu carinho e amizade. Continuemos unidos pelo mesmo amor a Rainha dos Apóstolos

    ResponderExcluir