terça-feira, 26 de outubro de 2010

Você sabia que:


Gabriel Sales Pimenta foi o primeiro advogado no sul do Pará (Marabá) a ganhar, na justiça, uma causa em favor dos sem-terra?
Ele conseguiu cassar, no Tribunal de Justiça local, uma liminar "ilegal e abusiva" da Comarca de Marabá que havia permitido a expulsão de 158 famílias das terras da fazenda Mãe Maria, na região de "Pau Seco". Foi assassinado em 18 de julho de 1982. O inquérito policial concluiu que o fazendeiro Manoel Cardoso Neto (Nelito), irmão do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, foi o mandante do crime. Julgado e sentenciado, conseguiu ficar foragido da justiça brasileira durante 20 anos. Passados estes, entregou-se à polícia para imediatamente conseguir a prescrição do crime.

Dorcelina de Oliveira Folador, prefeita de Mundo Novo (MS), foi assassinada em 30 de outubro de 1999 com oito tiros pelas costas, aos 36 anos de idade, na varanda de sua casa?
Ela era casada e mãe de duas filhas, deficiente física, professora, poeta, artista plástica e muito engajada nas lutas populares. Sua gestão como prefeita foi marcada pela participação popular e implementação de políticas públicas voltadas aos direitos da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário