domingo, 8 de dezembro de 2013

ACAMPAMENTO VOCACIONAL DIOCESANO 2013

Nos dias 19 e 20 de outubro foi realizado no Cefas (Centro de Formação e Assistência Social) em Marilândia, o I Acampamento Vocacional Diocesano que tinha como tema: Chamados à Vocação Humana. O encontro contou com a coordenação geral do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Pastoral Vocacional (PV) e teve o apoio dos seminaristas de nosso Seminário Diocesano, do Curso Propedêutico e os alunos da Escola Vocacional Diocesana (ECAV). Tivemos ainda a grata presença das Irmãs Paulinas Rosana Pulga e Terezinha e a Ir. Francinete das Beneditinas que atuam em Guaraná (Aracruz).
Cerca de 100 jovens e adultos participaram deste momento de confraternização, partilha formação e alegria que nem a chuva que antecedeu o encontro pode apagar. Os jovens ficaram acampados na Escola Agrícola e as dinâmicas, bem como as oficinas foram desenvolvidas no Cefas. Foram cinco assessores que conduziram os temas sobre Afetividade, Redes Sociais, Espiritualidade, Pastoral com enfoque na Jornada Mundial da Juventude e Comunidade e Vocação. Com dinamismo, leveza os jovens participaram ativamente das reflexões que produziram excepcionais momentos de partilhas nos grupos.
Além das oficinas muitas provas criaram um clima gostoso de interação e uma competição sadia que no final todos foram sem dúvida os grandes vencedores. O Acampamento foi a prova viva de uma juventude que sabe o que quer, e deseja ter forças para conseguir alcançar o objetivo e o encontro através da dinâmica proposta conseguiu ajudar. A jovem Fernanda Bollis deixou sua impressão sobre o encontro: “Eu amei de verdade o acampamento! Foi uma experiência única. Adorei o fato de poder compartilhar a nossa vida com pessoas que nos fazem sentir tão à vontade.” Todos os trabalhos conseguiram criar um clima de intimidade entre os jovens que não cansaram das atividades e encerraram a noite de sábado (19) com um super show da Banda Trindade Santa da Grande Vitória que coroou os trabalhos do dia.
Nosso Bispo Dom Décio conduziu o momento de oração da manhã no domingo e o fechamento do acampamento com a Missa e se mostrou muito a vontade em falar com os jovens. “Para nossa alegria correu tudo bem, ficamos satisfeitos com a repercussão e a alegria com que todos contribuíram com o encontro. Podemos defini-lo sem dúvida como um grande momento de graça e realização para nossa animação vocacional”.
Para o próximo ano a perspectiva é que o II Acampamento Vocacional aconteça entre os dias 16 e 17 de agosto. Sem dúvida a galera está animadíssima e esperando ansiosa por tamanha graça e comunhão do que é ser Igreja.

Marcelo Keller Santiago - Seminarista 3º ano de Teologia

Em nome da Coordenação Diocesana PV/SAV. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário