sábado, 15 de março de 2014

Vocações no Ano do Centenário da Família Paulina

Neste ano em que a Família Paulina comemora seu 1º Centenário de existência, é bom olhar para esta história que se inicia no coração de um sacerdote que se abriu à graça de Deus e soube ouvi-Lo.
Pe. Tiago Alberione, na noite de 31 de dezembro de 1900, início do século XX, rezava na catedral de Alba, região norte da Itália. Os pensamentos o invadiam no silêncio da noite, quando, no íntimo, ouviu uma voz como a ouviu o profeta Elias na brisa da tarde. Assim descreve o fato, como se tratasse de outra pessoa:
“Veio uma luz particular... E ele sentiu-se profundamente obrigado a preparar-se para fazer alguma coisa pelo Senhor e pelos homens do novo século”. (AD 15)
Ele bem sabia de quem vinha o apelo... Era de Cristo que o impelia a fundar uma família religiosa cujo carisma seria comunicar o Evangelho através dos meios de comunicação social. Deste modo nasceu a Família Paulina.
Uma história simples, bem humana, carregada de idealismo, porém nada extraordinária ou digna de manchetes. A história de nossa Família Paulina foi acontecendo ao longo dos anos sem planejamentos minuciosos, e sem grandes provisões de recursos.
Essa história assemelha-se à de Cristo, que veio ao mundo para dar a conhecer a vontade do Pai e, na pobreza, castidade e obediência, manifestá-La ao mundo pela Sua Palavra.
Pe. Alberione assemelha-se ao Divino Mestre ao possuir o Espírito Santo de forma plena, única e exclusiva. Para ele, como também para São Paulo, o Patrono da Família Paulina, o viver foi Cristo.
O Papa Paulo VI afirmava sobre Alberione: “Aqui está ele, humilde e silencioso, infatigável, sempre vigilante, sempre recolhido em seus pensamentos, que correm da oração para a ação, sempre atento em sondar os sinais dos tempos”. (Observatore Romano 29/06/1969).
A Família Paulina com seus dez “braços”: Irmãos e Padres Paulinos, Irmãs Paulinas, Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs Pastorinhas, Irmãs Apostolinas, Instituto de Vida Secular Consagrada Nossa Senhora da Anunciação (para moças), IVSC São Gabriel Arcanjo (para moços), IVSC Santa Família (para casais), IVSC Jesus Sacerdote (para sacerdotes diocesanos) e Cooperadores Paulinos, oferece a todos a oportunidade de encontrar seu lugar, para também dizer sim  a Cristo
Fonte: Blog Instituto Santa Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário