quarta-feira, 23 de março de 2016

Celebração Vocacional com Jovens – “O que é que vocês estão procurando?”

Ambientação: (Colocar em destaque o Círio ou uma vela grande que seja visível a todos. Um cartaz com o rosto de Jesus. Um par de sandálias e outras pequenas velas ao redor).
Iniciar com o refrão orante: Mestre onde moras? Mestre onde estás? “No meio do povo, vem e verás!”
Motivação: Queridos jovens, a alegria desse encontro transparece na face de cada um de nós que aqui estamos, mas deve chegar também ao nosso coração, de forma a tornar-nos fieis seguidores e seguidoras do Mestre. Com esse espirito de alegria e desejosos desse encontro com o Mestre, iniciemos invocando à Santíssima Trindade (cantando).
Canto Vocacional: (a escolha o)
Salmo 63 – O amor de Deus dá sentido à vida
(Sugestão: motivar para rezar o salmo de forma partilhada, saboreando-o em cada palavra. Depois, relendo-o silenciosamente repetir a frase que ressoou mais forte para cada um)

Refrão de aclamação ao Evangelho (à escolha)

Evangelho Jo 1,35-42
(Sugestão: o Evangelho poder ser encenado ou proclamado de forma dialogal: narrador, discípulos e Jesus).

Reflexão: Frente a essas palavras do Evangelista João é preciso fazer atenção à importância que recebe a dimensão do testemunho. Pois, os dois discípulos seguem a Jesus por causa do testemunho de João. Ao ver o testemunho de João os discípulos tomam a iniciativa de seguir atrás de Jesus porque querem se tornar íntimos d’Ele. Por isso perguntam: “Mestre, onde moras?” é nessa pergunta que eles manifestam o desejo de criar comunhão com Jesus, de conhecê-lo mais intimamente. Então pela primeira vez Jesus fala no Evangelho de João. Essas são as suas primeiras palavras. “O que é que vocês estão procurando?” Jesus quer saber a respeito da busca fundamental, daquela busca que vai dar sentido à vida.
Desta forma podemos considerar três elementos fundamentais nesse Evangelho, nessa Palavra: o testemunho; o tomar a iniciativa e a primeira pergunta que Jesus nos dirige: “O que vocês estão procurando?”
Ao rezar e meditar esses três elementos: testemunho, tomar a iniciativa e a primeira pergunta que Jesus nos faz. Deixemo-nos questionar e envolver nos colocando dentro de tal contexto como se fizéssemos parte dos personagens do texto. 

(Sugestão: convidá-los a fazer um momento de silencio para interiorizar a Palavra e acolher seus frutos.)
Partilha/Preces (Motivar para uma partilha ou prece à luz do Evangelho, ressaltando a dimensão vocacional do mesmo)

Oração Vocacional: (à escolha)
Pai-nosso
Benção final

Nenhum comentário:

Postar um comentário