Canto Inicial (a escolha)
1. Introdução
A mensagem do Papa Bento XVI par o 47º Dia Mundial de orações pelas Vocações traz uma reflexão que está em comunhão com o Ano Sacerdotal. O testemunho Suscita Vocações. De fato, escreve o papa, “a fecundidade da proposta vocacional depende em primiro lugar da ação gratuita de Deus, mas, de acordo com a experiência pastoral, é favorecida também pela qualidade e riqueza do testemunho pessoal e comunitário de todos quantos já responderam ao chamado do Senhor no ministério sacerdotal e na vida consagrada. Pois o seu testemunho pode suscitar em outros o desejo de corresponder, por sua vez, com generosidade, ao apelo de Cristo”.
T. A história de toda vocação está interligada, quase sempre, com o testemunho de um sacerdote que vive com alegria o dom de si mesmo aos irmãos pelo Reino dos Céus. Isto porque a proximidade e a palavra de um padre são capazes de fazer despertar interrogações e de conduzir mesmo a decisões definitivas (cf. pastores dabo vobis, 39).
L1. “Poderíamos afirmar que as vocações sacerdotais nascem do contato com os sacerdotes, quase como uma herança preciosa comunicada com a palavra, o exemplo e toda existência”, escreveu o papa.
L2. “Isto também se aplica à vida consagrada. O próprio existir dos religiosos e das religiosas fala do amor de Cristo, quando esses o seguem em plena fidelidade ao evangelho e com alegria assumem os critérios de valor e comportamentos”.
T. As pessoas de vida consagrada tornam-se “sinais de contradição” para o mundo, cuja lógica, muitas vezes, é inspirada no materialismo, no egoísmo e no individualismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário