quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Teatro vocacional - Vocação, Luz divina!


Elenco: uma pessoa com o papel de enviado de Deus; três jovens com os quais o enviado irá conversar; uma cruz humana formada por jovens.
O enviado de Deus entra em cena, conduzindo uma luz (vela) e se aproxima do primeiro jovem e lhe diz:
- Esta é a Luz de Cristo para iluminar o seu caminho!
O jovem se levanta com a vela acesa e fala:
- O que é isto?
- Esta é a Luz que irá te guiar por toda a vida e por todos os lugares.
- Mas quem disse que eu quero ser luz? Estou bem aqui no escuro. Eu não vou a lugar nenhum!
O jovem apaga a vela e volta ao seu lugar. O enviado decepcionado fala:
- Oh, gente incrédula, que prefere as trevas à Luz. Jamais podemos esquecer ou querer apagar a Luz do Chamado que Deus faz a cada um de nós.
O enviado se dirige ao segundo jovem, acende-lhe a vela dizendo:
- Que a luz de Cristo brilhe em seu coração!
O segundo jovem se levanta e pergunta:
- Nossa! Que brilho lindo! De onde vem esta luz? Quem é você?
- Eu sou apenas um amigo que lhe trouxe um pouco de Luz. Com esta luz, ilumine o caminho daqueles que ainda estão na escuridão.
- Não! Esta luz é só minha! Não vou reparti-la com ninguém. Fiquei tanto tempo na escuridão e agora que tenho esta linda luz, você quer que eu a divida com os outros? Não, não....
- Quanto egoísmo! Quando nos convenceremos de que não somos chamados para sermos servidos, mas para servir e sermos Luz para os nossos irmãos?
O enviado se dirige ao terceiro jovem, acende-lhe a vela e diz:
- Eis que te envio ao mundo para que sejas Luz entre as nações!
O jovem se levanta e fala:
- Meu Deus! Pensei que jamais veria claridade. Ainda bem que Deus se lembrou de mim. E o senhor, quem é?
- Sou apenas alguém que Deus enviou para tirar das trevas aqueles que ainda não conhecem a Luz.
- Mas o que eu devo fazer? Como posso retribuir essa bênção de Deus?
- É muito simples. Essa Luz é o chamado de Deus, a sua vocação. Nunca deixe que essa Luz fique escondida no seu interior, mas coloque-a em lugar de destaque para que ela brilhe e ilumine a todos que estão ao seu redor.
-Mas, e se esta Luz se apagar?
- Não, meu jovem, aquele que de coração partilha sua Luz com os irmãos, jamais terá seu brilho apagado e sim cada vez mais aumentado.
- Obrigado Senhor! Dai-me forças para ser Luz para os meus irmãos!
O jovem caminha acende as velas da cruz humana que está no meio do palco. Em seguida, o jovem acende a vela do segundo jovem que o ajuda a acender e a levantar o primeiro jovem. Ao final, todos dizem:
- "DEIXEM A LUZ DE DEUS BRILHAR EM SEUS CORAÇÕES. DIGAM SIM AO SEU CHAMADO!"

Encenação preparada por Marcelo Vinicius de Castro do Grupo de Teatro Milenium da paróquia Espírito Santo - Rio Claro/SP
Fonte: Jornal Missão Jovem, julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário