sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Um presente de natal

Em 1994, dois americanos responderam a um convite do Departamento de Educação Russa, para ensinar moral e ética (apoiado em princípios bíblicos) nas escolas públicas.

Foram convidados para ensinar nas prisões, negócios, corpos de bombeiro e polícia, e em um imenso orfanato. Cerca de 100 meninos e meninas que tinham sido abandonados, abusados, e deixados aos cuidados de um programa do governo, estavam neste orfanato. Eles relatam esta historia com suas próprias palavras.

"Aproximavam-se os dias de festas Natalinas, 1994, tempo para que nossos órfãos escutassem pela primeira vez, a história tradicional de Natal. Contamos como Maria e José chegaram a Belém. Não encontraram albergue na estalagem e o casal foi a um estábulo, onde nasceu o menino Jesus e foi posto em um presépio.

Durante o relato da história, os meninos e os trabalhadores do orfanato estavam assombrados enquanto escutavam. Alguns estavam sentados ao lado de seus tamboretes, tratando de captar cada palavra. Terminando a história, demos aos meninos três pequenos pedaços de cartolina para que construíssem um presépio. A cada menino demos um pedaço de papel quadrado cortados de uns guardanapos amarelos, que haviamos trazido, pois não haviam guardanapos de cores na cidade.

Seguindo as instruções, os meninos rasgaram o papel e colocaram as tiras com muito cuidado no presépio. Pequenos pedaços quadrados de flanela, cortados de uma velha camisola de dormir que uma senhora americana tinha descartado ao sair da Rússia, foram usados para a manta do bebê. Um bebê tipo boneca foi talhado de uma felpa cor canela que havíamos trazido dos Estados Unidos.

Os órfãos estavam ocupados montando seus presépios, enquanto eu caminhava entre eles para ver se necessitavam ajuda. Parecia ir tudo bem até que cheguei a uma das mesas onde estava sentado o pequeno Misha. Parecia ter uns 6 anos e já tinha terminado seu projeto. Quando olhei no presépio deste pequeno, surpreendeu-me ver não um, mas dois bebês no presépio. Em seguida chamei o tradutor para que perguntasse ao menino porque haviam dois bebês no presépio. Cruzando seus braços e olhando seu presépio já terminado, começou a repetir a história muito seriamente.

Por ser um menino tão pequeno que só tinha escutado a história de Natal uma vez, contou o relato com exatidão até chegar à parte onde Maria coloca o bebê no presépio. Então Misha começou a acrescentar. Inventou seu próprio fim da história dizendo...

- quando Maria colocou o bebê no presépio, Jesus me olhou e me perguntou

- você tem um lugar para onde ir?

- não tenho mãe nem pai, assim não tenho onde ficar.

- então Jesus me disse que eu podia ficar com Ele. Porém eu disse que não tinha presente para lhe dar como tinham feito os outros. Mas tinha um grande desejo de ficar com Ele. Então pensei o que poderia lhe dar de presente: lhe manter quente! Então perguntei a Jesus

- se te mantiver quente, isso seria um bom presente?

- Se me mantiver quente, esse seria o melhor presente que me tenham dado.

- Assim me meti no presépio, e então Jesus me olhou e me disse que ficaria com o meu presente para sempre.

Enquanto o pequeno Misha terminava sua história, seus olhos transbordavam de lágrimas que lhes salpicavam por suas bochechas. Pondo sua mão sobre seu rosto baixou sua cabeça para a mesa e seus ombros estremeciam enquanto soluçava. Ele, pequeno órfão, tinha encontrado alguém que nunca o abandonaria ou o abusasse, alguém que se manteria com ele PARA SEMPRE.

Graças a Misha aprendi que o que conta, não é o que alguém tem em sua vida, mas, a quem alguém tem em sua vida. Não acredito que o ocorrido a Misha fosse imaginação. Acredito que Jesus seriamente lhe convidou a estar junto D'ELE PARA SEMPRE. Jesus faz esse convite a todos, mas para escutá-lo é necessário ter um coração de criança".

Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário