quarta-feira, 6 de março de 2013

“Vocações diversas para uma grande missão: Somos todos responsáveis!”


Exultamos de alegria 
e as nossas vozes se elevam em ação de graças 
por mais este dom da graça do Senhor.

No último fim de semana, 1, 2 e 3 de março, aconteceu na, Diocese de Oliveira, o I Congresso Vocacional com as pastorais afins, assessorado pelo Pe. Valdecir Ferreira, assessor da CNBB para a pastoral vocacional, e contando com a participação de cerca de 150 pessoas de toda a Diocese, membros de diversas pastorais, dando-nos a oportunidade de refletirmos em conjunto sobre a responsabilidade que nos cabe de cultivar vocações.
Esteve conosco durante todo o Congresso o nosso Bispo, Dom Miguel, que em sua fala nos disse, citando São João Bosco que “não faltam vocações á Igreja”, pois, o Senhor sabe as necessidades, talvez falte algo de nossa parte, no empenho, no testemunho...
Foi-nos apresentada, pelo Pe. Valdecir, a grande necessidade de se criar uma pastoral de conjunto, que procure compreender e se aproximar da juventude, com seu modo sempre novo e criativo de viver e se expressar!
“Somos todos responsáveis”, foi parte do tema proposto, do qual surgiu a pergunta “será que somos conscientes desta responsabilidade?”
O nosso querido Beato João Paulo II nos lembra que “a pastoral vocacional, longe de ser algo acidental ou facultativo na Igreja é muito pelo contrário, indispensável na vida íntima dessa mesma Igreja e na construção do Reino, pois, é a Pastoral Vocacional que gera seus construtores”.
A semente foi lançada, estamos lutando para regá-la e esperamos ansiosos que o Senhor faça crescer!
Ir. Maria Elisângela, OMJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário