quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mês Vocacional - Subsídio para Celebrações Eucarísticas

Estimado(a) animador(a) vocacional
Ao longo das semanas iremos publicando subsídios elaborados para o Mês Vocacional deste ano. Segue aqui um subsídio elaborado pelo regional Centro Oeste para ser usado nas missas. Esperamos que possa ajudar em sua missão vocacional. 
Irmãs Apostolinas

18º Domingo do Tempo Comum - 04 de Agosto
VOCAÇÃO AO MINISTÉRIO ORDENADO
Comentário Inicial
Irmãos e irmãs, estamos iniciando o mês dedicado às vocações e neste primeiro Domingo recordamos de modo especial os que são chamados ao Ministério Ordenado: diáconos, presbíteros e bispos. “Os Ministros que são revestidos do poder Sagrado pelo Sacramento da Ordem estão a serviço de seus irmãos e irmãs’’ (LG 18). Rezemos pelo fortalecimento e perseverança destes nossos irmãos; que sejam testemunhas autênticas de serviço na construção do Reino de Deus. Atentos à voz de Deus que continua a soar nos corações, chamando para estar com Ele e também servir o seu povo, iniciemos
nossa celebração, cantando:

Preces
1. Senhor, que nosso bispos, padres, diáconos sejam fortalecidos em seus ministérios e que tenham sempre a coragem de doarem suas vidas pelo bem de vosso povo, nos vos pedimos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
2. Senhor, concedei fortaleza a nossos seminaristas que estão no período de formação, que eles possam cada vez mais perseverar em vosso chamado para se tornem nossos futuros pastores, nos vós pedimos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
3. Senhor, continuai a passar por nossas famílias, escolas, faculdades e comunidades e a repetir o vosso chamado a nossos jovens a esta vocação que é ser um homem de Deus a serviço do povo, nós vos pedimos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
4- Senhor, pelo bom êxito do Simpósio Vocacional, promovido pela CNBB/CMOVC, que será realizado de 16 a 18 de maio de 2014 em Brasília, nós vos pedimos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

Oração Conclusiva
Há 30 anos o Brasil celebrava o primeiro Ano Vocacional, e nesta ocasião rezou-se a mesma oração que rezaremos agora:

Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na Vida Consagrada e Religiosa. Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua igreja. Senhor da vida e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da igreja, modelo dos seguidores do evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém.

19º Domingo do Tempo Comum – 11 de Agosto
VOCAÇÃO MATRIMONIAL (FAMÍLIA)
Comentário Inicial
Diletos irmãos e irmãs, continuamos celebrando o mês vocacional, e nesse clima todo
especial voltamos hoje nosso olhar para aqueles que são chamados à santidade na vivência do Sacramento do Matrimônio formando, assim, novas famílias. Se por um
lado muitas realidades tentam atacar essa que é a “célula base da sociedade”, nós, enquanto igreja, unimo-nos em oração, oferecendo ao Senhor da messe a vida de cada pai, mãe e dos filhos. Que a família, unida no amor e na oração também responda ao Senhor: "Eis-me aqui, envia-me".

Preces
1 - Pelos pais e mães de família, afim de que sejam sempre iluminados pela sabedoria divina e busquem no amor e no perdão o jeito certo de educar os filhos, rezemos ao Senhor:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
2 - Pelos filhos e filhas, para que cresçam em sabedoria e graça, sejam dóceis e obedientes a seus país e vivam em santidade, rezemos ao Senhor:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
3 - Pelos jovens, para que vivam santamente o período do namoro, amadureçam na vida
cristã e procurem com ânimo o Sacramento do Matrimônio, rezemos ao Senhor:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
4 – Pelos que moram juntos, mas ainda não estão unidos pelos Sacramento do Matrimônio, que o bom testemunho dos casais os ajudem a procurar a vida sacramental, rezemos ao Senhor:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

Oração conclusiva:
Há 30 anos o Brasil celebrava o primeiro Ano Vocacional, e nesta ocasião rezou-se a mesma oração que rezaremos agora:
Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na Vida Consagrada e Religiosa. Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua igreja. Senhor da vida e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da igreja, modelo dos seguidores do evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário