sábado, 20 de setembro de 2014

Encontro Mundial das Famílias em 2015

Foi apresentado no Vaticano a preparação para o VIII Encontro Mundial das Famílias que se realizará na Filadélfia (Estados Unidos) de 22 a 27 de setembro de 2015 e para o qual estão previstos entre 10 mil e 15 mil participantes provenientes do mundo inteiro.
Na apresentação estiveram presentes o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia; e o Arcebispo da Filadélfia, Dom Charles Chaput.
Da Sala de Imprensa, Dom Chaput destacou as profundas raízes religiosas de sua arquidiocese e manifestou o desejo de contar com a presença do Papa Francisco no encontro cujo tema é “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”, que se baseia na frase de Santo Irineu de Lyon: “A glória de Deus é que o homem viva”.
“Do mesmo modo a glória dos homens e das mulheres é a sua capacidade de amar como Deus ama. A vida em família é um convite a encarnar esse amor na vida cotidiana”, afirmou.
Também se informou que haverá um documento oficial, uma catequese que ajudará os responsáveis pelas paróquias e pelas dioceses, assim como os catequistas e outras pessoas interessadas a preparar os católicos de todo o mundo para a reunião do próximo ano.
O texto consta de dez pontos. Parte do propósito da Criação e prossegue com a natureza da sexualidade, a aliança do matrimônio, a importância das crianças, o lugar do sacerdócio e da vida religiosa na ecologia da comunidade cristã; o lar cristão como um refúgio para o coração ferido; o papel da Igreja; e o testemunho missionário das famílias cristãs para um mundo mais amplo.
“O documento constitui a base de todos os diferentes programas do Encontro Mundial das Famílias. Desde as conferências até as sessões de trabalho e o entretenimento familiar durante o evento. Está disponível atualmente em inglês, espanhol, português e francês e outras traduções estão previstas neste outono graças aos esforços do Conselho Pontifício para a Família. A catequese também inclui a oração especial para preparar-se para a reunião de 2015”, indicou.
Informou-se também que durante todo o encontro estará exposto na basílica catedral da Filadélfia um quadro do artista Neilson Carlin, que representa a Sagrada Família, junto com os pais de Maria: Santa Ana e São Joaquim.
“São uma lembrança de que hoje em dia e ao longo da história, a família cristã inclui tanto os jovens como os idosos; que vai além dos pais e das crianças para incluir os avós e muitas outras relações”, afirmou Dom Chaput.
Por sua vez, Dom Paglia informou que antes do evento, no dia 18 de setembro se realizará em Roma -em colaboração com a Caritas Internacional-, um seminário sobre ''Família e pobreza'', o qual se espera a participação de mais de 150 peritos. Além disso, em 28 de setembro, com o lema “A bênção da vida longa”, os idosos e avós se encontrarão com o Papa Francisco na Praça de São Pedro.
De 22 a 24 de janeiro de 2015, um congresso internacional de associações, movimentos e grupos pela família e a vida, abordará o tema “Reler juntos o Sínodo extraordinário sobre a família” e em 24 de março, aniversário da publicação da encíclica de São João Paulo II “Evangelium vitae”, haverá uma vigília de oração na basílica romana de Santa Maria Maior.

Por último, informou que no site www.familia.va todos os dias até a abertura do Sínodo em 5 de outubro, há uma edição especial de “Jara -o espetáculo da vida”, que apresenta com palavras e imagens os temas principais do mesmo, da forma como aparecem no Instrumentum Laboris. Durante a assembleia uma nota semanal recolherá e explicará os trabalhos dos padres sinodais. Tudo isso se completará com entrevistas exclusivas a bispos e peritos.
Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário