sexta-feira, 29 de maio de 2015

O desapego que quebra grilhões

A FEBRE DA AMBIÇÃO
Quantos grilhões! Estamos atados, sufocados, oprimidos. Transformamo-nos pouco a pouco em esponjas que só necessitam absorver coisas. Isso nos adoece.

Na realidade, mais que gozar e desfrutar, o que procuramos é possuir. Aí está o problema. Queremos ser donos das pessoas e das coisas que nos fazem sentir seguros. Vivemos numa época de tremenda obsessão, de uma avidez desesperada que constitui o funcionamento da sociedade de consumo. Porque, para vender-nos coisas, ela precisa que nos tornemos dependentes. Já o conseguiu, porque a publicidade está cada vez mais elaborada para que sejamos levados a sair e comprar. Há uma tremenda necessidade de olhar produtos e de comprar coisas: roupas, telefones, acessórios da internet, elementos de beleza, coisas para a saúde, objetos para o lar etc. Uma pessoa que não tivesse de trabalhar passaria todos o tempo fazendo compras, percorrendo shoppings e calçadões comerciais, e nisso consistira toda a sua vida. Pobre boneco inteiramente possuído e dominado pelos mecanismos de mercado! Desse modo, alguns tentam dissimular e ocultar a depressão, angústias, vazios interiores. Por isso mesmo, a preocupação com o dinheiro é cada vez maior. Nossa paz é avaliada pelo dinheiro que temos para gastar, ou ao menos pelo dinheiro que poderemos ter  no futuro.
Mas também consumimos afetos e relações humanas. Precisamos de pessoas que nos deem carinho, que nos escutem, que nos aprovem e dependem de nós. Assim como possuímos objetos, pessoas para torná-las sua propriedade. Por isso, quando conseguimos que alguém seja nosso, interiormente sentimos o medo de perdê-lo. Estaremos sempre dependentes do que faça, procurando detectar se está se afastando de nós, se deixou de precisar de nós ou se ainda depende de nós.
O DESCANSO INTERIOR
Convença-se. Se continuar buscando na posse das coisas e pessoas a segurança que não lhe podem dar, você só se cansará e se preocupará cada vez mais. É um caminho inútil, sem saída. Em contrapartida, na desnudes total, pode-se descobrir que não há nada que temer, porque  o mais necessário não lhe falta, possui-o em seu interior: “Ó, pois, alma formosíssima entre todas as criaturas, que tanto desejas saber o lugar onde está o teu Amado, para buscá-lo e a ele te unires, já te foi dito que tu mesma és o aposento em que ele vive e o esconderijo onde está escondido. É coisa de grande contentamento e alegria para ti ver que todo o teu bem e esperança estão tão perto de ti, que estão em ti, ou, melhor dizendo, que não há maneira de que estejas sem ele... Deus nunca abandona a alma, ainda que ela se encontro em pecado mortal... Mas não o vás buscar fora de ti, porque te distrairás e te cansarás”  (São João da Cruz, Cântico Espiritual, I, 7-8).

Quando se enfrenta até o fundo sua solidão interior, descobre-se que aí está o Senhor batendo à porta, com toda a força curativa de seu amor divino. Recebendo esse amor, sentimo-nos dignos, sentimo-nos valorizados de fato, sentimo-nos reconhecidos de modo gratuito. Dessa forma, deixamos de ser mendigos exigentes e, nesse caso, poderemos dedicar-nos a dar amor aos outros sem esperar que nos devolvam algo. Só assim saberemos por fim o que é o amor.
Jesus lhe fez promessas de amor, ofereceu-lhe força interior, assegurou-lhe sua presença constante, abriu os braços para dar-lhe um abraço infinito e apresenta-lhe seu coração ferido que é fonte de vida. Por isso, proponho-lhe uma vez mais que se decida a crescer na amizade com Jesus e que renuncie a exigir dos homens ou das coisas o que apenas nele poderá encontrar.
Produz uma mudança muito grande quando percebemos que já possuímos aquilo que mais precisamos, o amor de Deus. Porque, nesse momento, começamos a sentir-nos donos do mundo sem possuí-lo. Sentimos que tudo é um presente do Amado, e isso preenche o coração, desde que não desejemos colher as coisas com que Deus nos brinda e aferrar-nos a elas. As colinas, o céu, a luz, as cores, a água, tudo é para mim, sem que eu precise torná-los posses minhas: “Para vier a possuir tudo, não queiras possuir algo em nada” (São João da Cruz, Subida ao monte Carmelo, I 13, 11). Essa é a liberdade interior proposta pelos místicos. Trata-se da libertação que produz quando se sente que se tem tudo porque se tem a Deus, e que o resto não é absolutamente necessário, porque é possível adaptar-se a tudo. Dessa maneira, o coração descansa, já não se fatiga nesse permanente desespero em busca de possuir coisas ou pessoas como condição para poder ter paz: “Não cobiçando nada, nada o fatiga... e nada o oprime, porque está no centro de sua humildade” São João da Cruz, Subida ao monte Carmelo, I 13, 13).

Victor Manuel Fernández – A força transformadora da mística p. 23-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário