quarta-feira, 15 de setembro de 2010

2º Congresso Latino-americano das Vocações

O 1º Congresso Continental e Latino-americano das vocações aconteceu na cidade de Indaiatuba/SP, Itaici, em 1994 com o lema “A Pastoral Vocacional no Continente da Esperança”. Aqueles dias de comunicação, reflexão e sonho em comum sobre o fenômeno vocacional em nossa América foi de grande estímulo para a animação vocacional. Este evento respondeu a um desejo do papa João Paulo II que advertia, em carta enviada aos organizadores e participantes do congresso, sobre “a necessidade de uma pastoral vocacional renovada e concebida, como uma dimensão obrigatória de todo plano global pastoral”.
O 2º Congresso acontecerá na cidade de Cartago, na Costa Rica, entre os dia 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2011 com o tema “chamados a lançar as redes, para alcançar a vida plena em Cristo” e o lema “Mestre, em teu nome lançaremos as redes” (cf. Lc 5,5).
Em sintonia com a Conferência de Aparecida que nos pede de sermos “discípulos missionários” aprofundando na potencialidade da vocação batismal (DAp, 184) neste novo contexto latino americano (DAp, 185), este 2º congresso tem como objetivo: examinar a consciência que os batizados têm da cultura vocacional; refletir o sobre projeto do Pai para o ser humano nas circunstâncias atuais; apresentar a vocação batismal como o eixo transversal de toda a ação pastoral da Igreja; elaborar pistas concretas da dimensão evangelizadora da animação vocacional para a Missão Continental; marcar critérios para processos de itinerários vocacionais que respondam às circunstâncias atuais.
O Instrumento de trabalho, preparado por membros dos vários Institutos de Pastoral Vocacional do Continente, é estruturado da seguinte forma: A Voz da Palavra – a realidade da nossa América Latina; O Rosto da Palavra – uma meditação sob o texto de lc 5,1-11, que inspira toda a iluminação do Congresso; A Casa da Palavra – uma ampla reflexão sobre a Pastoral Vocacional, ad intra; Os Caminhos da Palavra – as multiplicidades de formas de realização da pastoral vocacional na pastoral de conjunto em nossas Igrejas.
Com o objetivo de ir criando “uma cultura vocacional” como experiência concreta e prevendo que os participantes estejam em sintonia com a celebração deste evento, estão sendo realizados Congressos Regionais com o objetivo de aprofundar as questões referentes a situação vocacional (estruturas, desafios e perspectivas), sócio-política e eclesial de cada região. Na região Cone-sul (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai) foi aproveitado a ocasião do 3º Congresso Vocacional do Brasil para se realizar este congresso regional.
Pe. Ricardo Morales – Operário Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário