sábado, 8 de janeiro de 2011

Um ano aberto à esperança

Maria nos esperava no limiar de um novo ano, e vai nos acompanhar [...] "Maria, que concebeu o Verbo encarnado por obra do Espírito Santo e que depois, em toda a existência, se deixou guiar por sua ação interior, será contemplada e imitada no decorrer deste ano sobretudo como a mulher dócil à voz do Espírito, mulher do silêncio e da escuta, mulher da esperança, que sonha acolher como Abraão a vontade de Deus esperando contra toda esperança (Rm 4,18). Ela leva à sua expressão plena o andeio dos pobres de Javé, resplandecendo como modelo para quantos se confiam, com todo o coração, às promessas de Deus" (TMA, n. 48).
Uma das realidades mais bonitas da vida cristã é sentir que Deus nos ama, se comunica conosco, está presente e agindo em cada instante da nossa vida. É isso que faz a diferença entre uma vida cristã rotineira e formal e uma vida cristã impregnada de vida e de sentido. [...]
Dias atrás, tive oportunidade de ler o que um jovem desejava ao discernir a sua vocação sacerdotal: "As comunidades cristãs precisam de padres que possa ajudá-las a sentir e viver a presença de Deus".
Durante este ano precisamos pedir a Deus esta graça: "Será importante redescobrir o Espírito como aquele que constrói o Reino de Deus no curso da história e prepara a sua plena manifestação em Jesus Cristo, animando os homens no mais íntimo deles mesmos e fazendo germinar dentro da existência humana os germens da salvação definitiva que acontecerá no fim dos tempos" (TMA, n. 45). Jesus ressuscitado, a quem o ano que passou procuramos conhecer melhor e seguir, a todos traz a consolação do seu Espírito que, como apóstolos após a ressurreição, quer nos avivar a fé e a vida, nos congregar sempre mais e nos enviar em missão ao mundo. Companheiro de todos os nosso caminhos, Jesus e o seu Espírito estarão conosco todos os dias nos confirmando, instruindo e recordando a sua mensagem de vida. Ele vai iluminar os acontecimentos que nos esperam e nos comunicar a força para sermos suas testemunhas.
Tomara que seja este um ano de esperança! Podemos ter certeza de que o nosso Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo vai nos conceder a graça de que, na medida da sua bondade e da abertura do nosso coração, possamos ser neste ano agentes renovados de esperança, num mundo cheio de contrastes, sombras e anseio de vida.
Manuel E. Iglesias, sj
Extraido do livro: Onde estás, Senhor? ed. Loyola

Nenhum comentário:

Postar um comentário