terça-feira, 24 de maio de 2011

Será realizado no período de 24 a 29, em Itaicí, Indaiatuba (SP), o 2º Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconado Permanente, promovido pelo Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner participará do evento. “No dia 24, a missa de abertura eu celebrarei”, destacou o secretário geral.

Durante os seis dias de encontro, os participantes, representando todos os países da América do Sul, América Central e Caribe, alem da delegação mexicana e observadores da Europa e Estados Unidos, irão refletir o lema “Os diáconos: apóstolos nas novas fronteiras (DA 208)”. O objetivo geral do Congresso é refletir sobre a realidade pastoral da Igreja e do diaconato na América Latina e caribenha para fortalecer o apostolado dos diáconos na missão permanente das novas fronteiras, em consonância dom a Conferência de Aparecida.

Os desafios pastorais e a realidade cultural atual, além da partilha de experiências significativas pastorais das diversas regiões, bem como sugerir ações pastorais possíveis para diáconos em novas demandas da Missão Continental e novas fronteiras, serão os destaques do Congresso.

No sábado, dia 28, os Congressistas farão uma peregrinação a Aparecida, onde será celebrada uma missa na Basílica Nacional, com transmissão pela TV, e sequência dos trabalhos de reflexão no Anfiteatro do sub-solo da Basílica.

O encerramento será no dia 29 com uma missa na Igreja de Vila Kostka em Itaicí, Indaiatuba (SP).

Fonte: site CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário