quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Hora Santa Vocacional


Ambiente: colocar próximo ao altar os símbolos das várias vocações: bíblia; estola; vaso de flores; vela; alianças; espigas de trigo
Animador: Com grande alegria somos convidados a celebrar nossa vocação a cada dia, vamos refletir sobre o chamado ao seguimento de Jesus e seu reino de amor, vida e justiça. Vamos pedir ao Senhor que ilumine sempre a vida daqueles que deram o seu “Sim” aos planos de Deus.
L1: A messe e grande e os operários são poucos, disse Jesus aos seus discípulos. Por isso, devemos rezar para que o dono da messe não pare de enviar operários(as) para o trabalho. Vamos plantando as sementes do amor, multiplicando o número de pessoas dispostas a assumir o chamado que Deus nos faz.
(Exposição do Santíssimo Sacramento adoração)
 Canto: Tão sublime Sacramento
 Animador: Graças e louvores sejam dados a todo o momento (3x)

Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento
 Animador: Neste momento de oração e adoração, permanecendo diante do Cristo Senhor, fiquemos em íntima familiaridade com Ele. Conversemos com o Senhor de coração a coração e peçamos-lhe, sobretudo, que nos ilumine em nossa busca vocacional. 
 Todos: Senhor, fixando nossos olhares em ti, colocamos em tua presença toda a nossa vida. Precisamos, bom amigo, que tu nos ilumines para que possamos ver com mais clareza que caminho queres que sigamos!
 Silêncio e adoração pessoal
 Animador: As vocações são dom de Deus para o bem da Igreja e da humanidade. É do meio de nossas famílias, de nossa comunidade que Jesus nos encontra e chama  para o seu seguimento.
L1: O padre é um homem chamado do meio da comunidade cristã. Esta vocação nasce da família e desabrocha na comunidade. O Padre é alguém que foi escolhido por Deus para uma missão especial. Portanto, a vocação deve seguir no seio da comunidade.
L2: O Padre é o sinal sacramental de Jesus Cristo, o Bom Pastor, quando alimenta o seu rebanho na celebração eucarística e no sacramento da reconciliação, quando fala a Palavra de Deus como fonte inspiradora para a vida, fazendo dela a sua primeira testemunha.
 L3: É ainda o sinal de Cristo no meio do povo, vive com o povo, caminha junto, ilumina e instrui.
 T: Oferece os seus dons, suas mãos, sua vida para que as ovelhas tenham vida em plenitude.
 Refrão (a escolha)
Animador: A fidelidade e a generosidade de Maria são modelos que iluminam aqueles que foram chamados a seguir a Deus.
L1: A vocação religiosa é assumida por homens e mulheres que foram chamados a testemunhar Jesus Cristo de uma maneira radical. É entrega da própria vida a Deus.
L2: Esta vocação existe desde o inicio do cristianismo: vida eremítica, monástica e religiosa.
L3: Nestes dois mil anos de historia surgiram inúmeras ordens, congregações, institutos e sociedades de vida Apostólica.
T: O carisma da vida religiosa é um dom para a Igreja e um sinal para o mundo.
Refrão:(a escolha)

Animador: Todos nós somos vocacionados, Deus chama a cada um para trabalhar em sua messe.
L1: O cristão leigo(a) tem um importante papel na transformação da sociedade. Os fieis leigos(as) estão inseridos no meio da sociedade como fermento e massa, sal que da sabor e luz que ilumina os difíceis caminhos.
L2: Valorizam os sinais do Reino presente no mundo; são sinais visíveis de Jesus cristo.
L3: Os Cristãos leigos e leigas vivem o evangelho que leem, que rezam e que celebram, não apenas entre paredes de uma Igreja mas em todos os lugares.
T: A família é chamada a construir a Igreja domestica, é a expressão visível do amor de Jesus Cristo pela sua Igreja.
Canto:  A ti meu Deus
Animador: A vocação se desenvolve em clima de gratuidade, humildade e confiança, quando a comunidade atinge este objetivo, os frutos começam a surgir isto é as vocações começam a brotar, naturalmente, fazendo com que a comunidade seja verdadeira assembleia de santos e santas vocacionados.
(Canto de aclamação a escolha)
ESCUTA DA PALAVRA
Animador: Evangelho de Jesus Cristo escrito por João 15,9-11

(O Evangelho pode ser  proclamado de forma dialogada)
L1: Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:
L2: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.
L1: Se guardardes os meus mandamentos. Permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.
L2: Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.
Animador: Palavra da salvação
Partilha da Palavra
(Motivar os presentes para a partilha)
Canto: Um dia escutei teu chamado
Animador: Após ouvir a palavra de Deus e interiorizá-la, vamos nos dirigir a ele, o dono da messe, nosso Pai misericordioso, para nunca desanimarmos em nossa missão de operários da messe.
L1: Senhor não queremos  viver a vocação como dominação e exploração.
Todos: Queremos a liberdade nos comprometendo com a causa do Reino da justiça.
L2: Não queremos viver a liberdade sem nos comprometer com a causa do Reino
Todos: Queremos o compromisso da Boa Nova do Evangelho
L3: Queremos viver na fidelidade dinâmica nossa vocação. Que a cada dia, os desafios diários sejam assumidos como oportunidades para renovar nosso Sim.
T: Pedimos ao Senhor que nos ajude a seguirmos os valores evangélicos de dar pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão.
Animador: Cristo Jesus, viemos ajoelhar-nos junto de ti. Contigo queremos suplicar ao Pai, pelo Santo Padre o Papa, pelos Bispos, pelos padres, religiosos(as), e por todos os ministros da tua Santa Igreja. Queremos insistir agora, para que pela vossa graça, muitos jovens sejam chamados a viver na doação a serviço dos irmãos. Também queremos colocar em tua presença todos os vocacionados(as), para que perseverem, acompanha-os em suas dificuldades e duvidas, fortalecei-os e animai-os sempre. Colocamos também em tua presença todas as famílias, pois elas são canteiros de onde brotam todas as vocações.
T: Senhor, Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Daí coragem as pessoas convidadas. Daí força para que vos sejam fieis como apóstolos leigos, como religiosos, como missionários, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.
Pai nosso... Ave Maria... Gloria ao Pai...
(Neste momento se recolhe o Santíssimo)
Canto (a escolha)
Autor: Serviço de Animação Vocacional Diocese de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário