segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Mês Vocacional - Subsídio para Celebrações Eucarísticas

Assunção de Nossa Senhora – 18 de Agosto

VOCAÇÃO À VIDA CONSAGRADA
Comentário inicial
Caríssimos irmãos e irmãs, neste terceiro domingo do mês vocacional, festa da Assunção de Nossa Senhora, elevamos a Deus nossa oração por todos os consagrados e consagrados, que na sua opção de vida, testemunham o fascínio da amizade com Jesus e a alegria que brota do amor por Ele. A Vida Consagrada é um dom do Pai, por meio do Espírito, para a Igreja e um sinal para o mundo. Ela se expressa na vida monástica, ordem das virgens, eremitas, viúvas, vida contemplativa, vida religiosa apostólica, institutos seculares, sociedades de vida apostólica e nas novas formas de vida consagrada. Um estilo de vida que aponta sempre para o essencial, para a vida que vem do alto, para a vida nova em Cristo. Os votos de castidade, pobreza e obediência que os consagrados vivem, são sinais visíveis de uma realidade futura, mas já presente e real em nosso meio. Enfatiza o contraste entre os valores do Evangelho com o valor materialista da sociedade. Vivendo assim, na gratuidade do amor, testemunhando que Deus chama todos os cristãos a uma vida profética e missionária, renovando constantemente seu sim, dizendo cada dia: "Eis-me aqui, envia-me".

Preces
1- Senhor, que as pessoas consagradas permaneçam fiéis ao chamado, servindo-Vos na oração e no compromisso com os irmãos e irmãs, vivendo na alegria o seguimento de Cristo no mundo de hoje, nós vos pedimos cantando (rezando):
Todos: Tu és a razão da jornada. Tu és minha estrada, meu guia e meu fim. No grito que vem do povo te escuto de novo chamando por mim.
2- Senhor, que as famílias vivam e cultivem na fé o encontro com Jesus, despertando nos filhos o encanto pela Vida Consagrada, nós vos pedimos cantando (rezando):
Todos: Abençoa, Senhor, as famílias, Amém. Abençoa, Senhor, a minha também.
3- Senhor, dai força e coragem aos nossos jovens que hoje se sentem chamados a seguir Jesus na Vida Consagrada, dando seu sim como Maria, respondendo generosamente: "Eis-me aqui, envia-me", nós vos pedimos cantando (rezando):
Todos: No peito eu levo uma cruz, no meu coração, o que disse Jesus.
4- Senhor, pelo bom êxito do Simpósio Vocacional, promovido pela CNBB/CMOVC, que será realizado de 16 a 18 de maio de 2014 em Brasília, nós vos pedimos:
Todos: No peito eu levo uma cruz, no meu coração, o que disse Jesus.

Oração Conclusiva
Há 30 anos o Brasil celebrava o primeiro Ano Vocacional, e nesta ocasião rezou-se a mesma oração que rezaremos agora:
Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na Vida Consagrada e Religiosa. Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua igreja. Senhor da vida e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da igreja, modelo dos seguidores do evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém


21º Domingo do Tempo Comum – 25 de Agosto

VOCAÇÃO LAICAL (DIA DO CATEQUISTA)
Comentário Inicial
Caros irmãos e irmãs, neste domingo em que celebramos a vocação dos cristãos leigos e leigas, os quais pela força dos Sacramentos do Batismo e da Confirmação têm a missão de estender o Reino de Deus em toda a terra, rezemos para que sejam fortalecidos pela graça do Senhor nas suas mais diversas atividades e levem com disponibilidade e coragem a mensagem divina de salvação à todos os homens. E de modo especial, visto que a Catequese é um serviço primordial na Igreja, tendo a tarefa de instruir os discípulos de Cristo, louvemos a Deus por todos os leigos que se dedicam e se doam
a este serviço.

Preces
1. Pela Santa Igreja para que na fidelidade ao Evangelho e no anúncio corajoso de Cristo continue gerando cristãos leigos e leigas comprometidos com a missão, cantemos (rezemos) ao Senhor:
Todos: Levai-nos, Senhor, aonde os homens necessitam da vossa Palavra.
2. Pelos cristãos para que, deixando-se conduzir pelo Espírito do Senhor, assumam de modo autêntico e fiel os compromissos batismais de filhos de Deus, cantemos (rezemos) ao Senhor:
3. Por todos os Catequistas para que ensinem com fidelidade a doutrina da Igreja e testemunhem de modo coerente o Evangelho de Cristo, cantemos (rezemos) ao Senhor:
Todos: Levai-nos, Senhor, aonde os homens necessitam da vossa Palavra.
4 - Pelo bom êxito do Simpósio Vocacional promovido pela CNBB/CMOVC, que será realizado de 16 a 18 de maio de 2014 em Brasília, rezemos ao Senhor.
Todos: Levai-nos, Senhor, aonde os homens necessitam da vossa Palavra.


Oração Conclusiva
Há 30 anos o Brasil celebrava o primeiro Ano Vocacional, e nesta ocasião rezou-se a mesma oração que rezaremos agora:
Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na Vida Consagrada e Religiosa. Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua igreja. Senhor da vida e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da igreja, modelo dos seguidores do evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém
Autoria: PV/SAV Regional Centro Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário