segunda-feira, 12 de março de 2012

Seminário sobre os Ministérios Laicais

Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, a Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, juntamente com a Comissão Episcopal para Ministérios Ordenados e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB realizou em São Paulo um Seminário sobre os Ministérios Laicais. Segundo Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, presidente do CNLB, "há muito se percebe a necessidade de um levantamento mais detalhado e um aprofundamento sobre os Ministérios exercidos nas Comunidades e Paróquias, de um modo especial sobre os Ministérios exercidos pelos Cristãos Leigos e Leigas. Após a abertura e os avanços do Concílio Ecumênico Vaticano II, relacionados aos Cristãos Leigos, aprofundados no Sinodo sobre o Laicato e constantes na Exortação Apostólica Christifideles Laici; 'Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no Mundo', a Igreja no Brasil, através da CNBB, elaborou o Documento 62: 'Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas'. Agora, passados 12 anos, vimos por bem retomar o Documento, aprofundar e recolocar na pauta da Evangelização. É uma busca de respostas aos novos desafios das Comunidades, Paróquias como 'Rede de Comunidades' e Dioceses, considerando as Pastorais, Movimentos, Novas Comunidades e as demandas por novos serviços".
Para o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão do Laicato, dom Severino Clasen, a participação no evento surpreendeu as expectativas. “Quando projetamos o seminário, tínhamos a intenção de reunir os diversos leigos, em seus mais diferentes seguimentos, para uma conversa sobre os ministérios e serviços deles na Igreja, a fim de buscarmos o princípio da unidade. Esperávamos umas 40 pessoas, mas fomos surpreendidos com mais de 100 inscritos”, lembra dom Severino. Ela avalia que esta grande procura mostra como a temática é relevante e atual na Igreja.
Dom Severino lembra que a Comissão para o Laicato tem a missão de tornar mais próximo o diálogo entre a diversidade dos ministérios leigos. “Nós precisamos refletir mais sobre a questão da eclesiologia. Às vezes, parece ser criada uma distância entre leigos e hierarquia, mas não é esta a proposta”. A reflexão deve ser aprofundada neste quadriênio. “Todos nós, batizados, cada um com seu papel definido e que objetiva um modo de participação concreta na comunidade. Quem sabe, não poderá também ser pauta futuramente em alguma assembleia geral da CNBB”, concluiu o bispo.
Para Diane Galdino, Missionária Rogacionista, "nosso serviço como cristão leigo(a) é a serviço da vida. Nossa vocação secular é ser no mundo, com o mundo e para o mundo. Os ministérios e carismas só têm sentido quando vivido na mística marcada pelo chão da vida".
Durante o Simpósio houve o lançamento do livro "Apostolicam actuositatem - texto e comentário" de autoria do pe. Antonio Almeida, publicado pela editora Paulinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário