domingo, 3 de junho de 2012

A oração: banho em Deus


A oração é como um bom banho. Embora já estejamos encharcados pela presença de Deus nas suas criaturas, na história e em cada um de nós, necessitamos, de forma livre e consciente, entrar nessa água viva e deixar ela circular em nós. A oração nos purifica dos pecados e do mal, faz a gente descansar em Deus, renova nosso coração, contribui para a cura interior, e nos faz ser sinais do “bom odor de Deus” no mundo. Mergulhamos em Deus e nos abrimos para que a água viva de sua graça penetre nos nossos poros, no corpo e na alma.
A oração cristã é como um banho temperado, que mistura na dose certa água quente e água fria. A água quente é o consolo, a paz, o repouso, a cura, a sintonia que o Senhor nos dá. A água fria é vida que pulsa em nós, nos desperta e chama para a missão. Percebemos, como os profetas, que o mundo não é como Deus quer, e nos comprometemos a servir ao Senhor e ao seu Reino.
Que pena, quando a oração pessoal e comunitária deixa de ser uma necessidade que a gente busca, porque sabe que faz bem, e se transforma numa obrigação ou em algo social, de aparência. São banhos tomados, que não limpam nem descansam. Acontece como aquele que rapidamente joga água na cabeça e lava o rosto, dando a impressão de que tomou banho. Cedo ou tarde, os outros vão sentir o cheiro ruim.
Os profetas da Bíblia nos alertam que a oração a Deus, para ser verdadeira, deve vir do coração. Ninguém pode comprar a Deus com sacrifícios e práticas religiosas de aparência. É perigoso e mentiroso o culto a Deus, se não estiver acompanhado da justiça e da luta pelo bem (cf Is 1,10-20). Seria como lavar-se na água suja. Ou mergulhar no mar com uma roupa de plástico impermeável. A água não penetra. A oração verdadeira traz consigo o desejo de conversão e o compromisso de realizar a vontade de Deus nesse mundo.
Nós rezamos sozinhos e também junto com os outros. A comunidade cristã descobriu, desde o começo, que a oração comunitária tem um valor imenso e incomparável. É como se a gente saísse do chuveiro da nossa casa e fosse para um grande lago, alimentado por um rio com pequenas cascatas. Quando estamos juntos, na beira do rio, comemos, bebemos e nos alegramos, brincamos e recebemos a energia e o calor do sol.
Rezar, sozinho ou em grupo, é mergulhar em Deus. Sintonizar com o Senhor, ouvir sua Palavra e reconhecer sua presença na nossa vida. Há muitas maneiras de rezar e diversas direções na oração, como o louvor, a ação de graças, a súplica, o pedido de perdão, o oferecimento. Mas o fundamental é permanecer em Deus.
A oração é somente uma parte da nossa relação com Deus, através de Jesus. Ninguém fica dentro da banheira ou debaixo do chuveiro o dia todo, tomando banho. O exagero faz mal. Como recebemos água não somente no banho, mas também nas bebidas e nos alimentos, sentimos a presença de Deus em muitas coisas da vida. Para a fé cristã, oração e prática, contemplação e luta, confiança em Deus e compromisso social vão juntos. Deus está igualmente presente nelas.

2 comentários:

  1. Oração para receber uma dívida

    Oh! minhas treze almas benditas ,sabidas e entendidas A vós peço pelo amor de Deus que eu() consiga RECEBER UMA DÍVIDA ,minhas treze almas benditas, sabidas e entendidas pelo sangue que Jesus derramou eu vós peço que consiga RECEBER UMA DÍVIDA o mais rápido possível EM NOME DE JESUS.(publique assim que ler)

    ResponderExcluir
  2. Oração para receber uma dívida

    Oh! minhas treze almas benditas ,sabidas e entendidas A vós peço pelo amor de Deus que eu() consiga RECEBER UMA DÍVIDA ,minhas treze almas benditas, sabidas e entendidas pelo sangue que Jesus derramou eu vós peço que consiga RECEBER UMA DÍVIDA o mais rápido possível EM NOME DE JESUS.(publique assim que ler)

    ResponderExcluir