segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dinâmica: A ponte


Objetivo: Vivenciar a prática do limite do outro, do convívio, do compromisso com o outro
Desenvolvimento:
1-      O animador/a pede para que se dividam em 2 grupos e cada um se posicione numa extremidade da “ponte” (pode ser feita de barbante  com 40cm de largura e 1,5m) no chão.
2-      O animador/a explica a dinâmica:  no centro da sala temos uma “PONTE”. De um lado temos um abismo; do outro, uma montanha. Todos deverão passar na ponte sem cair, e isso vale para os dois grupos.
3-      Em cada grupo há: cego, deficiente físico, grávida, casal de idosos, bêbado
4-      Os grupos podem combinar estratégias para ultrapassar a ponte e, depois de feitas as combinações, os grupos fazem o trajeto para atravessa-la.
5-      O animador/a lembra que essa passagem pode ser fácil ou difícil e que neste trajeto encontraremos outras pessoas e precisaremos delas para nos ajudar, precisaremos saber negociar, é como na vida diária.
6-      O animador/a dá o sinal de inicio e as equipes começam ao mesmo tempo seu trajeto
7-   Não pode falar outras palavras além de: cuidado, calma, pense, sem pressa, olhe quem está passando, me ajuda, em frente, não empurra. Pode-se dar as mãos e abraçar.
8-      Ao termino da dinâmica propor uma reflexão que pode conter os seguintes pontos: O significa a ponte? Você ajudou outras pessoas a passarem; É necessário respeitar o outro para conviver? Quem ajudou e atrapalhou? Na família e na sociedade estas pessoas existem? Quem são?

Nenhum comentário:

Postar um comentário