segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Rosário Vocacional

MISTÉRIOS GOZOSOS (Segundas e Sábados)
1º - A ANUNCIAÇÃO DO ANJO GABRIEL À VIRGEM MARIA
“O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça!- O Senhor está contigo.” (Lc 1, 28)
Da mesma forma que Deus se manifesta na vida de Maria através do anjo Gabriel para lhe revelar a vocação a que foi chamada, também continua nos chamando, através de múltiplas mediações, para nos dar uma missão na construção do Reino. Fiquemos atentos para descobrir o chamado que Deus nos faz. 
Petição: pelos que estão discernindo sua vocação, para que saibam reconhecer os sinais vocacionais que Deus coloca na sua caminhada.
2º - A VISITAÇÃO DA VIRGEM MARIA À SUA PRIMA ISABEL
“Com voz forte, Isabel ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1, 42)
No silêncio do caminho para a casa da sua prima Isabel, Maria medita sobre o dom recebido. O sentido da sua vocação forja-se na ajuda prestada à sua prima, no serviço desinteressado a quem nesse momento mais o necessita. O chamado de Deus se traduz sempre em gestos de amor e de serviço aos necessitados. 
Petição: pelos que vivem a sua vocação na doação aos outros. Peçamos especialmente pelos fiéis leigos
e leigas que, através das suas diferentes atividades, profissões e estados de vida, testemunham o Evangelho.
3º - O NASCIMENTO DE JESUS 
“Maria deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lc 2, 7)
No mistério de Belém, na nudez e humildade do presépio, estão presentes a graça e a misericórdia de Deus como dom para toda a humanidade. Perante semelhante gesto de amor, só cabe o silêncio de Maria e de José e o reconhecimento dos pastores que vêm adorar o Menino recém-nascido.
Petição: pela Igreja, para que seja fiel à vocação de transmitir a Boa Nova da salvação a todas as pessoas: Deus fez-se homem para nos salvar, por pura graça, por puro amor.
4º - A APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO 
“E quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor.” (Lc 2, 22)
José e Maria, fiéis à tradição de apresentar o varão primogênito a Deus, peregrinam ao templo para realizar a sua oferenda. Assim, ensinam-nos uma atitude cristã fundamental: a de apresentar e oferecer continuamente a própria vida, com as suas alegrias e tristezas, a Deus, nosso Pai, fonte e origem da existência. 
Petição: pelos consagrados e consagradas, que se esforçam constantemente por oferecer a própria vida a
Deus e aos irmãos e irmãs, para que não desfaleçam no seu testemunho oblativo.
5º - A PERDA E O ENCONTRO DO MENINO JESUS NO TEMPLO
“Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas”. (Lc 2, 46)
Jesus começa a interpretar as Escrituras, no templo, lugar da presença de Deus, aos mestres e doutores. Os padres e diáconos devem ser grandes conhecedores da Palavra de Deus para oferecê-la ao povo de Deus na pregação e no seu testemunho de vida. 
Petição: pelos padres e diáconos, para que, atentos à Palavra de Deus, saibam transmitir a todos os fiéis a
Boa Nova da salvação.

MISTÉRIOS LUMINOSOS (Quintas-feiras)
1º - O BATISMO DE JESUS NO RIO JORDÃO 
“Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”. (Mt 3, 16-17)
“Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus todo o meu agrado”. Estas palavras que vêm do Céu, referidas a Jesus no momento do seu batismo, valem também para cada cristão no momento do seu batismo, quando passamos a fazer parte da Igreja. No batismo somos chamados à santidade, somos introduzidos no mistério do amor trinitário. 
Petição: por todos os batizados e batizadas, para que sejamos fiéis à nossa vocação batismal na santidade
de vida.
2º - A REVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ 
“No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!” (Jo 2, 1-5)
No ‘sinal’ realizado num banquete de bodas, a pedido da Mãe, Jesus se revela como o esposo da futura Nova Aliança, que será realidade quando chegar “a sua Hora”, e a água não seja transformada em vinho, mas o vinho no seu sangue, num gesto de amor mais forte que a morte. Os discípulos, testemunhas do agir de Jesus e da intercessão da Mãe, acreditam em Jesus e tornam-se discípulos mais fiéis. 
Petição: pelos chamados ao matrimônio e pelas famílias, igrejas domésticas e sementeiras de todas as 
vocações.
3º - O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS, COM O CONVITE À CONVERSÃO 
“Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galiléia, proclamando a Boa Nova de Deus: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova”. (Mc 1, 14-15)
Na sua peregrinação pelas aldeias da Galileia, Jesus prega a vinda do Reino de Deus. Para acolhê-lo, é necessária a conversão. A vocação cristã exige a conversão, isto é, deixar que os valores do Reino se enraízem no nosso coração. 
Petição: pelos fiéis leigos e leigas, para que nas suas ocupações, trabalhos profissionais e famílias se empenhem em fazer presente o Reino de Deus entre os homens e mulheres nas nossas comunidades e construam uma sociedade cada vez mais justa e solidária. 
4º - A TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR 
“E da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!” (Lc 9, 35)
A voz vinda do Pai revela o Filho aos discípulos. Conhecer Jesus, escutá-lo e cumprir a sua Palavra são as condições para sermos verdadeiros discípulos-missionários. 
Petição: pelos religiosos e religiosas contemplativos, especialmente vocacionados para permanecer com Jesus no monte da contemplação, para que deem testemunho do absoluto de Deus no meio da humanidade. 
5º - A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora, hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (Jo 13, 1)
Cada vez que celebramos a Eucaristia, atualiza-se o mistério pascal da nossa salvação. Perante o mistério apenas cabem a adoração e a participação alegre, conscientes de que a nossa vocação é fortalecida por este sacramento de amor. 
Petição: pelos sacerdotes, para que, ao presidirem à celebração da Eucaristia em nome de Cristo e da Igreja, encontrem nela o fundamento da sua vocação e de sua vida missionária. 


MISTÉRIOS DOLOROSOS (Terças e Sextas) 
1º - A AGONIA DE JESUS NO HORTO DAS OLIVEIRAS 
“Sinto uma tristeza mortal! Ficai aqui e vigiai”! Jesus foi um pouco mais adiante, caiu por terra e orava para que aquela hora, se fosse possível, passasse dele. Ele dizia: “Abbá! Pai! tudo é possível para ti. Afasta de mim este cálice! Mas seja feito não o que eu quero, porém o que tu queres”. (Mc 14, 33-36)
Apesar da angústia e da tristeza, Jesus persevera na oração confiante ao Pai, mostrando-nos, num momento tão singular e dramático, a essência da oração cristã: pôr-se nas mãos do Pai para cumprir a sua vontade. Responder aos apelos que Deus faz a cada um de nós não é outra coisa que cumprir a sua vontade, coisa nem sempre fácil. 
Petição: por todos nós, para que sejamos orantes incansáveis à procura da vontade de Deus, para pô-la sempre em prática no nosso dia a dia. 
2º - A FLAGELAÇÃO DE JESUS 
“Pilatos, então, mandou açoitar Jesus” (Jo 19, 1)
A perplexidade que a injusta agressão contra Jesus provoca em nós aumenta ao contemplarmos as agressões e atropelos contra tantas pessoas ao longo da história e nos nossos dias. 
Petição: pelos cristãos e cristãs que hoje, em muitas partes do mundo e em grande número, são flagelados e até martirizados por causa da sua fé, para que experimentem a alegria da fé e a força do Espírito Santo. 
3º - A COROAÇÃO DE ESPINHOS 
“Os soldados trançaram uma coroa de espinhos, a puseram na cabeça de Jesus e o vestiram com um manto de púrpura.” (Jo 19, 2)
Entre escárnios revela-se paradoxalmente a identidade de Jesus Cristo: Ele é o Rei dos judeus e Rei do mundo. A realeza de Cristo não se manifesta no poder, nas honrarias, no prestígio, nem no êxito. A realeza de Cristo manifesta-se no serviço humilde e compassivo, na entrega da vida por amor. 
Petição: pelo Papa, bispos, padres e diáconos, para que guiem as comunidades cristãs com humildade, espírito de serviço e entrega desinteressada, e sejam assim promotores de todas as vocações. 
4º - JESUS CARREGA A SUA CRUZ 
“Carregando a sua cruz, ele saiu para o lugar chamado Calvário (em hebraico: Gólgota).” (Jo 19, 17)
A caminho do Calvário, Jesus contempla, a partir do próprio sofrimento, todo o mal e todo o sofrimento do mundo, para assumi-lo e redimi-lo no sacrifício da cruz. Mas precisa ser ajudado por um homem: Simão de Cirene. 
Petição: pelos que gastam a sua vida em terras de missão – padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas – para que tenham viva consciência de que, no exercício do seu ministério missionário, “completam em si o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja” (Cl 1, 24). 
5º - A CRUCIFIXÃO E MORTE DO SENHOR 
“... e Jesus deu um forte grito: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. Dizendo isto, expirou.” (Lc 23, 46)
A morte de Jesus na cruz é um acontecimento injusto e sumamente doloroso. Chegada a Hora da confirmação da Nova Aliança, ao pé da cruz estavam a Mãe de Jesus e o discípulo amado, testemunhas do fato e destinatários do Testamento de Jesus na cruz. Perante este mistério só cabem a fé e o silêncio agradecido. 
Petição: por todos nós, discípulos e discípulas de Jesus, para que acolhamos Maria como Mãe e modelo para nossa vocação.

MISTÉRIOS GLORIOSOS (Quartas e Domingos) 
1º - A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO 
“Então o anjo falou às mulheres: “Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava.” (Mt 28, 5-6)
A Ressurreição de Jesus Cristo é o centro do Evangelho. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, é vã também a nossa fé (1 Cor 15, 14). A Ressurreição de Cristo manifesta a definitiva intervenção de Deus na história humana. 
Petição: por todas as nossas comunidades, para que encontrem na Ressurreição de Cristo a força de toda a sua vida e missão. 
2º - A ASCENSÃO DE JESUS AO CÉU 
“Depois de dizer isto, Jesus foi elevado, à vista deles, e uma nuvem o retirou aos seus olhos.” (At 1, 9)
Jesus Cristo, “deixa o mundo e volta para o Pai”, mas leva consigo a carne da sua humanidade, que é também a mesma carne da nossa humanidade. Desta forma, a história humana passa a ter parte no mistério de Deus. A Santíssima Trindade introduz-nos e configura-nos ao seu mistério de santidade. 
Petição: por todas as pessoas batizadas, para que respondam com fidelidade à vocação universal à santidade, e assim realizem sua parte na missão da Igreja. 
3º - A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE OS APÓSTOLOS E A VIRGEM MARIA
“Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (At 1, 8)
Após a Ascensão de Jesus, o Espírito Santo fica conosco como a força da Igreja e o protagonista da Missão, tornando todos os discípulos e discípulas de Jesus audaciosos no cumprimento da Missão da Igreja segundo a vocação de cada um. 
Petição: pelo Papa, bispos, presbíteros e diáconos, para que, dóceis ao Espírito, guiem a Igreja no cumprimento da sua Missão e tornem Cristo presente no meio da humanidade. 
4º - A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU 
“... O Poderoso fez em mim coisas grandiosas”. (Lc 1, 49)
A Virgem Maria, introduzida em corpo e alma no Céu, vê culminada, junto do seu Filho glorificado, a sua vocação de Mãe de Jesus e Mãe da Igreja e mostra-nos antecipadamente o destino final de toda a humanidade. 
Petição: por todas as mães e pais, para que recebam os filhos e filhas como dom de Deus e criem em seus lares um clima propício ao cultivo da vocação de cada um. 
5º - A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA COMO RAINHA DO CÉU E DA TERRA 
“Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas.” (Ap 12, 1)
A Virgem Maria, glorificada no seio da Santíssima Trindade, é modelo para todas as vocações na Igreja e sua intercessora junto de Jesus. 
Petição: pelas vocações à vida consagrada, missionária e pelas vocações ao ministério presbiteral; que Ela advogue diante de Jesus para que não faltem à Igreja os trabalhadores de que a messe tanto necessita. 
Fonte: SAV Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário