sexta-feira, 13 de maio de 2016

Dia de Oração pela Santificação do Clero - Hora Santa

Hora Santa Vocacional – 3 de junho de 2016
SACRATÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS 
A PV/SAV da Paróquia São Luís Maria de Montfort propõe às comunidades, que na quinta-feira, dia 2 de junho de 2016, aproveite essa Hora Santa Vocacional, adaptada da Diocese de Blumenau/SC, para rezar pela santificação do clero. Também pedimos que nas liturgias do dia 3, especialmente, mas também dos dias 4 e 5 de junho se aproveite esse (ou outro) material para rezar pela santificação de nossos padres tendo em vista que estamos celebrando, no dia 3 de junho, o  Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero. Esse dia é celebrado na festa do Sagrado Coração de Jesus.
Dirigente: Se é verdade que o convite do Senhor a “permanecer no seu amor” (Gv 15,9) é valido para todos os batizados, na festa do Sagrado Coração de Jesus isso ressoa com uma nova força nos sacerdotes. Desse Coração resulta o dom do ministério sacerdotal.  Os presbíteros foram consagrados e enviados para tornar atual a missão salvífica do Divino Filho encarnado. Assim, servindo humildemente, os sacerdotes são guias que conduzem à santidade os fiéis confiados aos seus ministérios.
Canto - Exposição do Santíssimo
Dirigente: Graças e louvores se dêem a todo o momento.
Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (3vezes)
Dirigente: Neste encontro com Cristo Eucarístico, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja nos convida a rezar pela santificação do clero. A vocação à santidade é universal: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação!” (I Ts 4,3). Confiantes nessa afirmação, expressemos nossas intenções.
(Lembrar nomes do(s) Padres(s) que atendem ou atenderam  a comunidade e outras intenções)
Momento de adoração e silêncio

Oração pelos Sacerdotes
Todos: Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do Altar, que vos quisestes perpetuar entre nós por meio de vossos sacerdotes, fazei com que suas palavras sejam somente as vossas, que seus gestos sejam os vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da vossa. Que eles sejam os homens que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus. Que não tenham medo de servir, servindo a Igreja como ela quer ser servida. Que sejam homens, testemunhas do nosso tempo, caminhando pelas estradas da história com vosso mesmo passo e fazendo o bem a todos. Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos de sua vocação e de sua entrega e que vivam com alegria o dom recebido. Tudo isso vos pedimos pela intercessão de vossa Mãe Santíssima: ela que esteve presente em vossa vida, esteja sempre presente na vida dos vossos sacerdotes. Amém.
 EVANGELHO (Mc 16,15-20; Lc 5,1-11; Lc 10,1-9)
 Silêncio e meditação...
 Reflexão
Leitor 1: O ministério dos presbíteros exige, por um título especial, que não se conformem a este mundo; mas exige também que vivam neste mundo entre os homens e, como bons pastores, conheçam as suas ovelhas e procurem trazer aquelas que não pertencem a este redil, para que também elas ouçam a voz de Cristo e haja um só rebanho e um só pastor. Para o conseguirem, muito importam as virtudes que justamente se apreciam no convívio humano, como são a bondade, a sinceridade, a fortaleza de alma e a constância, o cuidado assíduo da justiça, a delicadeza, e outras que o Apóstolo Paulo recomenda quando diz: «Tudo quanto é verdadeiro, tudo quanto é puro, tudo quanto é justo, tudo quanto é santo, tudo quanto é amável, tudo quanto é de bom nome, toda a virtude, todo o louvor da disciplina, tudo isso pensai» (Fil. 4,8). CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, Decreto «Presbyterorum Ordinis» sobre a vida dos presbíteros, nº 3.
 Leitor 2: Amados fiéis, permanecei unidos aos vossos sacerdotes com o afeto e a oração, para que sejam sempre Pastores segundo o coração de Deus. Amados sacerdotes, Deus Pai renove em nós o Espírito de Santidade com que fomos ungidos, o renove no nosso coração de tal modo que a unção chegue a todos, mesmo nas «periferias» onde o nosso povo fiel mais a aguarda e aprecia. Que o nosso povo sinta que somos discípulos do Senhor, sinta que estamos revestidos com os seus nomes e não procuramos outra identidade; e que ele possa receber, através das nossas palavras e obras, este óleo da alegria que nos veio trazer Jesus, o Ungido. PAPA FRANCISCO, Homilia da S. Missa do Crisma (28 de março de 2013).
 Leitor 3: A liturgia dá-nos a interpretação da linguagem do Coração de Jesus, que fala sobretudo de Deus como pastor dos homens e, deste modo, manifesta-nos o sacerdócio de Jesus, que está radicado no íntimo do seu Coração; indica-nos assim o perene fundamento e também o critério válido de todo o ministério sacerdotal, que deve estar sempre ancorado no Coração de Jesus e ser vivido a partir dele. BENTO XVI, Homilia da conclusão do Ano Sacerdotal (11 de junho de 2010).
 Silêncio e meditação...
 Oração da Assembleia
Dirigente: Irmãos caríssimos, unidos na oração como os Apóstolos no cenáculo, peçamos a Deus Pai, por meio do seu Filho Jesus Cristo, que acolha as nossas súplicas, por nós, pela santa Igreja e pelo mundo inteiro. Por isso, digamos com fé: Pai, torna-nos testemunhas autênticas e solícitas do teu amor.
 Leitor 1: Pelo Santo Padre Francisco, por nosso Bispo Dom Marco Aurélio, os eméritos Lara e Odilon, Dom José Azcona na Igreja-irmã de Marajó e por todos os Padres da Igreja: para que possam ser bons e sábios guias e, firmes na fé, dêem a todos testemunho heróico de fidelidade à Palavra de salvação transmitida a eles pelos Apóstolos. Rezemos.
 Leitor 2: Pelos nossos padres Francisco e Guilherme e por todos os sacerdotes: para que as dificuldades do seu ministério não os desencorajem, mas, em vez disso, os estimulem a terem o olhar sempre fixo sobre Aquele que fez da Cruz instrumento de amor da misericórdia divina que transforma o coração de cada homem. Rezemos.
Leitor 3: Por todos aqueles que são chamados por Jesus a segui-lo para continuar no mundo a sua obra de salvação: para que, fortes diante das seduções do maligno, respondam com generosidade ao convite do divino Mestre, aprendendo, como os Apóstolos sobre o Tabor, a experimentar a beleza de estar com Ele. Rezemos.
Leitor 1: Pelos Reitores dos Seminários e por aqueles que são chamados a formar os candidatos ao ministério sagrado: para que desenvolvam sempre o seu dever com amor paterno, encorajando e ajudando cada jovem a crescer em sabedoria, idade e graça, e a construir sobre os bons talentos que Deus colocou nos seus corações em benefício de todos. Rezemos.
Leitor 2: Por todos os fiéis cristãos: para que, em espírito de comunhão e colaboração com todos os ministros, saibam ver neles a misteriosa presença de Jesus Bom Pastor, que chama continuamente a Si as suas ovelhas, e os apoiem constantemente com a oração, afim de que possam ser para eles, a cada dia, exemplo e segura referência para viver de modo autêntico a fé no Filho de Deus. Rezemos.
Leitor 3: A sagrada unção sacramental torna o sacerdote ungido para sempre: para que todos os sacerdotes defuntos possam continuar, junto a Cristo ascendido à direita do Pai e em união ao Seu santo Sacrifício, a oferta de amor de si mesmos, e preparar assim um lugar ao lado d’Ele na glória a todos aqueles que escutam a Sua voz. Rezemos.
Dirigente: Pai, a tua obra de salvação, realizada através de teu Filho, por meio do Espírito, é reflexo do mistério trinitário, que é mistério de amor. Acolhe as nossas orações e ajuda-nos a permanecer sempre fiéis a ti. Nós te pedimos por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
Dirigente:  Como é bom nesta Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, podermos agradecer-Lhe pelo dom e presença dos nossos dedicados e incansáveis Presbíteros. Rezemos a Ladainha pelos Padres. A cada invocação, digamos: Concedei-nos Santos Padres
Senhor, para zelar pela vossa honra,
Senhor, para aumentar nossa fé ,
Senhor, para sustentar Vossa Igreja,
Senhor, para pregar Vossa doutrina,
Senhor, para defender Vossa causa,
Senhor, para corrigir os erros,
Senhor, para mostrar o Vosso Amor,
Senhor, para não nos deixar nunca esquecer dos pobres e abandonados,
Senhor, para mostrar a Vossa Verdade,
Senhor, para nos encaminhar para a verdadeira Justiça,
Senhor, para sustentar a Verdade,
Senhor, para dirigir nossa Vida,
Senhor, para iluminar o mundo,
Senhor, para ensinar as riquezas do Vosso Coração,
Senhor, para fazer-nos amar ao Espírito Santo,
Senhor, para zelar pela honra e glória de Vossa Mãe, a Santa Virgem Maria,
Senhor, para que todos os Vossos Ministros sejam o sal da terra e a luz do mundo.
Silêncio e meditação...
Pai- Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai...
Obs.: onde houver padre, procede-se à bênção do Santíssimo Sacramento. 
Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano - Paróquia São Luís Maria de Montfort

Nenhum comentário:

Postar um comentário