sábado, 5 de março de 2011

A arte e a evangelização na contemporaneidade.

Esta pequena reflexão permite um aprofundamento, ainda que superficial acerca do uso da Arte como instrumentos pedagógicos no esforço evangelizador no mundo contemporâneo.
A contemporaneidade diz respeito aos tempos atuais, dos últimos vinte anos, e pode-se considerar a marca desta época o fenômeno da globalização. Compreendida fundamentalmente como uma rede de informações à distância e de fluxo contínuo, tendo como suporte a tecnologia avançada da informação, que influencia a vida econômica, política e social, segundo uma ordem mundial.
A comunicação que interage nesse contexto é a linguagem da imagem verbal e não verbal. Decididamente a arte como em todos os tempos terá o seu papel decisivo dentro desse mundo globalizado com o desafio de evangelizar com eficiência e eficácia a nova sociedade neste século atual.
O Papa João Paulo II insiste e convoca todo o artista para desempenhar o seu papel dentro dessa nova realidade a qual somos chamados a dar uma resposta com responsabilidade ao mundo que vivemos:
― “Com esta Carta dirijo-me a vós, artistas do mundo inteiro, para vos confirmar a minha estima e contribuir para o restabelecimento duma cooperação mais profícua entre a arte e a Igreja. Convido-vos a descobrir a profundeza da dimensão espiritual e religiosa que sempre caracterizou a arte nas suas formas expressivas mais nobres. Nesta perspectiva, faço-vos um apelo a vós, artistas da palavra escrita e oral, do teatro e da música, das artes plásticas e das mais modernas tecnologias de comunicação. Este apelo dirige-o de modo especial a vós, artistas cristãos: a cada um queria recordar que a aliança que sempre vigorou entre Evangelho e arte, independentemente das exigências funcionais, implica o convite a penetrar, pela intuição criativa, no mistério de Deus encarnado e contemporaneamente no mistério do homem”. (Cf CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS ARTISTAS 1999).
A arte é um excelente meio para evangelização atual, porque mais do que nunca a pessoa humana, seja criança, jovem ou adulto absorve com muito mais rapidez e solicitude a mensagem cristã por meio da arte. Principalmente as crianças e o jovens que estão sendo formados nessa nova cultura da linguagem sonora e visual, e hoje muito mais virtual.
DE FORMA DISCIPLINAR A ARTE DE REPRESENTAR.
Quero citar como exemplo a arte do teatro cuja a linguagem é muito mais próxima e contundente nos dias atuais, pois ela se relaciona direto com o público.

A inteireza da arte cênica no contexto da evangelização ou da educação como fator motivacional, de sensibilização por excelência, se torna um meio incontestável para o anúncio cristão dentro dessa realidade contemporânea . O teatro transcende a arte pelo fato de unir a palavra, imagem, som, dança com ação – emoção- reflexão direta. E também porque o teatro é considerado a arte mais completa, pois envolve todas as outras expressões artísticas; plástica, música dança, literária, enfim uma gama de expressividade cultural de arte.
Quando o teatro conjuga com o discipulado, a expressão tem o potencial de ajudar pessoas a vivenciar a experiências de Deus. É uma forma de arte que conecta as pessoas a uma experiência comum, uma experiência de encontro. Atrai-nos para relacionamentos interpessoais de maneira que nossa identidade possa ser desenvolvida, humanizada e divina.
Evangelizar com a arte é dar a matéria uma voz para que fale de Deus no hoje de nossa história contemporânea de forma decisiva, direta e profética. Levando a humanidade até Deus e Deus até a humanidade. E para concluirmos não nos esqueçamos que somos a primeira matéria viva como obra artística de Deus, a qual é chamada a serem imagem e semelhança dele inseridos no grande atelier chamado mundo.
Ir. Goretti,pddm

Nenhum comentário:

Postar um comentário