terça-feira, 8 de maio de 2012

Jesus Bom Pastor: conhecer e comunicar


O evangelho de João nos fala de Jesus Bom Pastor; porém, sabemos que no Antigo Testamento essa imagem aparece com freqüência. Por exemplo, Abel é um pastor; Moisés, antes de guiar seu povo rumo à liberdade, conduz um rebanho. Davi é chamado quando apascentava rebanhos. Deus é comparado com freqüência a um pastor que guia, defende e alimenta seu povo. O pastor acaricia com ternura a ovelha ferida, mas também é um lutador porque enfrentar todos os que põe em perigo o seu rebanho. Por isso, gostaria aqui de sublinhar duas características de Jesus Bom Pastor: conhecer e comunicar.

Conhecer é uma atitude que cria um clima de comunhão de vida, relação pessoal de amor, de amizade, de doação e serviço. E o Bom Pastor da a vida por toda a humanidade. De fato toda a vida de Jesus foi a favor da vida do povo e dos mais sofridos e abandonados da sociedade. Ele sente compaixão e misericórdia, por isso acolhe sempre com bondade: “vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei... meu jugo é suave, meu fardo é leve...” 
Na experiência humana, quem ama de verdade conhece e é capaz de se doar totalmente pela vida do amado, da amada, e não conhece fronteiras e não foge diante do perigo. Por isso, todo aquele que se propõe a ser bom pastor, boa pastora, ou um bom dirigente, uma boa liderança, um bom catequista,  deve conhecer e buscar em Jesus o modelo.
Mas também Jesus Bom Pastor se comunica e dialoga com o povo. Através da comunicação Jesus Bom Pastor dá a conhecer sua mensagem, orienta, transmite idéias, sentimentos, experiências, vivencias, e dá a conhecer o Pai. Jesus usa a linguagem, signos, gestos, palavras. Isso permite-nos lembrar, ainda que, com a quantidade de meios que usamos para nos comunicar (celular, Internet, i-pad, tablet, twitter, televisão, radio), a comunicação humana continua sendo essencial.
Urbano Zilles no livro “Desafios atuais para a teologia” observa que “o cristianismo é, antes de tudo, uma religião da comunicação. Os cristãos fundam sua fé num Deus que se comunica com os homens, de maneira singular através do Deus encarnado em Jesus” que também invocamos como Jesus Bom Pastor. A proximidade é questão vital para transmitir a fé.
A comunicação é uma experiência básica do ser humano desde que começa a interagir neste mundo. Comunicamos com o olhar, com o tato, a fala, os gestos, os sentimentos, pela maneira de andar, de vestir, etc. Comunicar-se é tentar estabelecer comunidade, relações, diálogo com alguém. No fundo é a tentativa de construir junto aos outros um sentido da realidade a partir da interação.  Por isso, falamos de comunidade paroquial, grupo de catequese, grupo familiar... porque se estabelece comunidade, proximidade com alguém... para construir algo em comum.... E Jesus Bom Pastor nos ensina isso porque ele acolhe, escuta, fica próximo de cada um de nós.. e nós confiamos porque ele nos ensina a caminhar, nos indica o caminho... nós confiamos e temos fé.
pe. Mario N. Lopez, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário