segunda-feira, 14 de maio de 2012

Maria: a mulher do equilibrio

Foto Internet
Qual a mensagem marianada por fundante que nos foi legada por Padre Alberione? Além das quase 1700 páginas de celebração mariana e dos infindos rosários e orações a Maria, que revelam a sua profunda devoção, qual é o ensinamento fundamental que ele viveu e nos comunicou de sua devoção a Maria?
Para compreendê-lo, deve-se partir muito mais de sua vida e de sua missão, do que de suas paginas a respeito de Maria. E a consciência de sua missão foi clara e profunda: sentiu-se instrumento nas mãos de Deus até atingir a afirmação, durante o mês dos Exercícios Espirituais de 1960: "A mão do Senhor está sobre mim, de 1900 a 1960. A vontatde do Senhor, se realizou, apesar da miséria de quem devia ser seu instrumento indigno e inapto" (UPS I, 374).
Eis, então, um dos momentos típicos em que padre Alberione tinha enfocado a sua mensagem essencial: "Para unir as duas vidas há grande obstáculo e dificuldades. Pode-se tender ao desequilibrio! Tenhamos os olhos em São Paulo, em Maria e no Divino Mestre" (Pr SP 255). A inserção de Maria nesse contexto era uma indicação muito preciosa do sentido mariano em sua vida.
Maria, juntamente com Cristo e São Paulo, apresentava-se a ele, consciente e maduro, como a síntese muito simples dos opostos.
  • Maria é a virgem e mãe;
  • é humilde e mais elevada do que qualquer criatura;
  • é serva do Senhor e está consciente de que todas as gerações a chamarão "bem-aventurada";
  • é contemplação silenciosa da Palavra de Deus e é intensa iniciativa de serviço e de amor aos irmãos;
  • é uma pessoa do povo, desconhecida em Israel, e é a Rainha do mundo;
  • é a humilde e simples esposa do carpinteiro de Nazaré e está totalmente à sombra criadora do Espírito, que a torna instrumento imaculado para a vinha do Cristo, na plenitude dos tempos.
Maria é o "grande sinal que apareceu no céu da humanidade. No seu interior, Padre Alberione a tinha visto como o instrumento perfeito de Deus, portanto como o grande ideal de sua própria vida apostólica: "Maria corresponde perfeitamente à sua missão, à sua vocação e aos desígnios de Deus: grande segredo de mérito e de glória! Nós também temos uma vocação especial, e Deuss se aproximou com tão grande quantidade de graças, que fomos obrigados a nos entregar" (MV40).
Eis, portanto, Maria intimamente presente no centro de sua personalidade de "instrumento de Deus". Ele observou que também em Maria tudo se inciara e se desenvolvera a partir desse centro. Por isso, deveria ter acontecido nela a indispensável composição das "duas vidas", em equilibrio perfeito: "A Santa Virgem soube acolher e conciliar em si os dois métodos de vida; soube unir os méritos, a glória destes dois gêneros de vida: foi a pessoa que esteve mais próxima do seu Filho, e ao mesmo tempo foi ela quem mais que todos, agiu para dá-lo ao mundo" (IA I, 115).
Fonte: Catequese Paulina

Nenhum comentário:

Postar um comentário