sexta-feira, 20 de abril de 2012

Celebração Vocacional - 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

ACOLHIDA E MOTIVAÇÃO
Ambiente: Preparar o ambiente celebrativo com imagens e símbolos que representem as diversas vocações: sacerdotes, consagrados e consagradas, catequistas, agentes pastorais, pais e mães, as crianças, jovens e idosos. Também o terço e a bíblia, significando a oração do povo e o chamado que Deus na História da Salvação faz aos vocacionados, e uma imagem ou foto do padroeiro da comunidade. OBS: Esses símbolos podem ser introduzidos na procissão inicial, bem como o Cartaz do Serviço de Animação Vocacional. Procurar envolver o animadores vocacionais, catequistas, catequisandos e animadores de grupos de família na celebração.
Motivação: Caríssimos irmãos e irmãs, o Tempo Pascal nos motiva intensamente a vivermos a alegria cristã do Senhor ressuscitado. Neste dia em que vivemos o 49º Dia Mundial de oração pelas vocações queremos celebrar a vida como vocação. Chamados por Deus e guiados pelo Cristo Bom Pastor, caminhamos sempre buscando responder sim ao chamado do Mestre, acolhendo com amor e alegria a missão de evangelizar.
A mensagem do Papa para este dia tem como tema: As vocações, dom do amor de Deus. Todos somos vocacionados, amados por Deus, e trazemos conosco a missão de amar. Em sua mensagem Bento XVI nos lembra que: Cada vocação específica nasce da iniciativa divina, é dom do amor de Deus! É Ele que realiza o “primeiro passo”, e não o faz por uma particular bondade que teria vislumbrado em nós, mas em virtude da presença do seu próprio amor “derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5, 5). O amor de Deus permanece para sempre. Como vocacionados do Senhor somos convidados a nos configurar ao Cristo Bom Pastor, sendo fieis a ao chamado de Deus, estando dispostos a doar a vida. Na alegria do Cristo ressuscitado, iniciemos nossa celebração cantando..... (Vocacional – a escolha da equipe)
Círio Pascal: Quem acende o círio diz: Bendito sejais, Deus da vida, pela ressurreição de Jesus Cristo e por essa luz, símbolo da presença do ressuscitado e do vosso imenso amor por nós.
Acolhida (por conta do presidente)
Ato Penitencial
Sugestão: providenciar uma pequena fogueira em um local de boa visibilidade para a assembleia.
1. Primeiramente entra um casal com uma faixa (de preferencia uma faixa de papel), trazendo escrita a palavra: OMISSÃO. Ficar de frente para a assembleia, apresentar a faixa fazer o pedido de perdão:
- Pelas vezes que nos omitimos negando nossa vocação como batizados e não demos testemunhos da nossa fé. Pedimos perdão:
T.: Perdoai-nos Senhor da vida
(Depois queimar a faixa na fogueira.)
2. Um jovem e um adulto trazendo uma faixa com a palavraINDIVIDUALISMO. Ficar de frente para a assembleia, apresentar a faixa fazer o pedido de perdão:
- Pelas vezes colocamos o interesse pessoal e a busca do prazer acima da vida comunitária e do amor ao próximo, negando nossa vocação a comunhão fraterna. Pedimos perdão:
T.: Perdoai-nos Senhor da vida
(Depois queimar a faixa na fogueira.)
3. Uma pessoa representando aspecto depressivo, com uma faixa que traz escrito a palavra ILUSÃO. Ficar de frente para a assembleia, apresentar a faixa fazer o pedido de perdão:
- Pelas vezes que deixamos as ilusões impostas pelo mundo, dinheiro, fama, poder e ídolos midiáticos, serem os senhores de nossa vida, nos afastando de Cristo e levando a perca do sentido de nossa vocação. Pedimos perdão:
T.: Concedei-nos Senhor o Teu perdão e misericórdia
(Depois queimar a faixa na fogueira.)
Conclusão: por conta do presidente.
Hino de Louvor: motivação por conta do presidente.
ORAÇÃO DO DIA
LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos criou para sermos vocacionados no amor. Através de seu Filho muito amado, o Cristo Bom Pastor, somos guiados por caminhos seguros, pois ele conhece a cada um de nós. É para este amor que devemos abrir a nossa vida, pois a cada dia, Jesus Cristo chama-nos à perfeição do amor do Pai.
I Leitura – Atos 4,8-12
Salmo – 117 (118)
— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular. 
II Leitura – 1Jo 3,1-2
Aclamação ao Evangelho (canto a escolha da equipe)
(Sugestão – Após o Evangelho pode-se fazer uma encenação buscando adaptar para o contexto contemporâneo – os pastores, as ovelhas, os lobos e os desafios atuais das pessoas).
Evangelho – João 10, 11-18  
Homilia
PRECES
Presidente: O Deus da vida nos chama a segui-lo, queremos estar bem atentos a sua voz e sempre dispostos a dizer sim. Nesta disposição de servir ao Senhor digamos juntos.
Todos: Fortalecei, Senhor, a minha vocação.
1.  Diante das seduções do mal:
T: Fortalecei, Senhor, a minha vocação.
2.  Diante do descaso com os necessitados:
T: Fortalecei, Senhor, a minha vocação.
3.  Na hora do medo de dizer sim a Deus
T: Fortalecei, Senhor, a minha vocação.
4.  Na tentação de omitir os dons diante do compromisso de ser um animador vocacional:
T: Fortalecei, Senhor, a minha vocação.
5.  Diante da campanha da desvalorização do matrimônio e relativização dos valores:
T: Fortalecei, Senhor, a minha vocação.
6.  No desafio de incentivar e promover novas vocações sacerdotais e religiosas para a Igreja:
T: Fortalecei, Senhor, a minha vocação.
Presidente: Rezemos juntos rogando a Deus pelas vocações:
Todos: Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e Segue-me”.
Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir Tua voz.
Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários. Desperta nossa comunidade para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos Bispos, padres e ministros. Dá perseverança aos nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria Mãe da Igreja e modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém.
(Obs. De preferencia que se distribua para a assembleia as orações pelas vocações confeccionadas pela Pastoral Vocacional da Diocese; pode-se também projetar a oração).
APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
Dirigente: Cristo é o Bom Pastor que deu vida por suas ovelhas. Gratos pela redenção que nos alcança nesta entrega, vamos bendizer a Deus por nossa vocação, apresentando nossa vida juntamente com o pão e o vinho. Cantemos (Canto vocacional a escolha da equipe).
Segue conforme segundo a liturgia do dia...
COMUNHÃO (Canto Vocacional a escolha da equipe)
AÇÃO DE GRAÇAS
Oração do Bom Pastor
Vem, Senhor Jesus, procura o Teu servo, a tua ovelha cansada!
Vem, Pastor, procura  a ovelha desanimada!
Há tanto tempo que estou esperando a tua vinda!
Vem, Pastor, com o Teu amor. Com Teu espírito de doçura procura-me, porque eu procuro a Ti!
Procura-me, encontra-me e coloca-me sobre os Teus ombros e leva-me contigo!
Tu, Pastor, podes encontrar aquele que procuras.  Tu aceitas carregá-lo nos Teus ombros aquele que encontrastes. Não Te incomoda o amado peso!
Pastor Divino, em Tuas mãos me encontro seguro, tranqüilo e em paz!
Pastor Divino, carrega-me sobre a Tua cruz, pois somente aí se encontra a salvação, a vida plena!
Amém.
Fonte: Serviço de Animação Vocacional Diocese de Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário