quinta-feira, 3 de março de 2011

Fazer uma escolha certa

Nascemos para ocupar um determinado lugar na história. Ninguém ocupa este nosso espaço. Isto em qualquer área de nossa vida.
Na caminhada vocacional podemos dizer que o caminho da perseverança se inicia com um pressuposto fundamental: fazer uma opção acertada.
Aqui então nos perguntamos: Como se dá na vida o processo de escolha? Como ter certeza que estamos certos?
Se olharmos a existência das pessoas vamos observando que somos diferentes, temos inclinações diversas. Então, um primeiro passo é verficar nossas inclinações.
Gradativamente vamos formando nossos interesses. No começo, parece que queremos abraçar o mundo, fazer tudo, isto é muito natural. No entanto, com o tempo, felizmente, percebemos que precisamos selecionar um pouco. Trata-se de um momento dificil, pois algo do qual gostamos é preciso ser deixado para trás, o caminhar dos vencedores é um processo muito pacífico e gradativo.
Para se chegar a uma conclusão levamos tempo, passamos por muitas experiências.
Tudo é um tempo de confronto. Sempre fica dentro de nós a pergunta: o que me impulsiona a fazer isto ou aquilo? Certa vez um jovem desabafou: "As escolhas que fazemos são para preencher algo dentro de nós. Somos insatisfeitos conosco mesmos".
Uma definição clara e transparente só virá com o tempo.
Uma opção precisa ser trabalhada sempre.
Cremos que quando uma decisão se encarnou na vida do jovem e nela este apostou sua vida, é sinal que ele fez uma opção definitiva. A opção ganha corpo e encontra definição. Assume um caminho onde os objetivos não mudam, mas estão sempre vivos.
Alguém poderia perguntar: como ter certeza de que estamos no caminho certo? Existem alguns sinais, entre eles, a alegria, o crescimento, a satisfação, a realização de si mesmo, desejo de viver cada vez mais.
pe. Mario Pizetta, ssp

Um comentário:

  1. Se estamos no caminho certo, somos alegres! A alegria é a maior guerreira no combate às doenças. Através dela revelamos a presença de Deus em nossas vidas, testemunhando que" Cristo é o caminho, a verdade e a vida."
    Parabéns ao Padre Mário que sempre expressa grandes verdades por palavras tão simples que passam pelo nosso entendimento e atingem o nosso coração. Não necessariamente nessa ordem, pois muitas vezes nos emocionamos com suas homilias que bombardeam nosso coração com grandes emoções , atingindo nossa mente, exigindo uma postura mais participativa em nossa vocação de missionários e testemunhas de Cristo.AMÉM!

    ResponderExcluir