segunda-feira, 16 de julho de 2012

Na solidão, podemos...

Na solidão, podemos, pouco a pouco, desvendar a nossa ilusão e descobrir, no centro de nosso próprio "eu", que não somos o que podemos conquistar, mas aquilo que nos é dado. Na solidão, podemos ouvir a voz Daquele que falou conosco antes que pudessemos dizer uma palavra, que nos curou antes que tentássemos fazer qualquer gesto para ajudar, que nos libertou antes que pudéssemos libertar outros, e que nos amou antes que pudéssemos amar... É nessa solidão que descobrimos que ser é mais importante do que ter, e que o nosso valor pessoal não está no resultado de nosso esforço.
Na solidão descobrimos que nossa vida não é uma propriedade a ser preservada, mas uma dádiva a ser compartilhada. É então que reconhecemos que as palavras de cura que pronunciamos não são "de", mas "por" nós; não são nossas, nos são dadas. E o amor que podemos expressar é parte de um amor maior; e a nova dia não é uma propriedade à qual nos apegarmos, mas uma dádiva a ser compartilhada.
Henri J. M. Nouwen

2 comentários:

  1. o que fazer quando nos sentimos sozinhos porque somos gordos, já agora como reagimos se a nossa melhor amiga for muito social e nós não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sentir-se bem e ser social não depende dos outros, depende de como eu me aceito e amo. Não é exterior que nos determina, mas aquilo que somos de verdade

      Excluir