segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Na morte seremos "aspirados" para dentro de Deus


A morte não fala dela mesma, mas da vida.

Para muitos, a morte é a que dá profundidade à vida humana, que permite saborear cada instante em sua fragilidade e em sua beleza. Para outros, a morte é a que tira o sentido de tudo o que fazemos. Na visão cristã, a morte não é o fim de tudo; ela é o despertar da "vida eterna". É a experiência da ressurreição.
Quando alguém sabe "para quê e para quem vive", realizando sua original missão, pode morrer em paz. Os que vivem intensamente enfrentam com grande serenidade seu envelhecimento e a proximidade da morte, vendo nela mais uma etapa no processo normal de seu amadurecimento e de sua realização. É o modo como alguém vive que qualifica a morte. Há mortes que, para além da inevitável dor que causam aos familiares e amigos, provocam paz, agradecimento, vontade de viver seriamente, de se levantar da superficialidade e da mediocridade.
É duro situar-se diante da morte das pessoas queridas. Corta fundo o coração uma esperança ferida. Diante da morte de quem amamos, reduzimo-nos ao silêncio; quanto mais intenso o amor, mais sofrida é a dor de um adeus. Quantas pessoas "partem no horário nobre da vida": quantos projetos em realizar, quantos sonhos despedaçados!... Parece que morre também uma parte de nós.
Quando alguém parte, um pouco dele permanece conosco, e um pouco de nós vai com ele.
Um tímido protesto contra Deus brota do fundo do coração: "onde está Deus?"
É na escuridão da dor e da morte que a Fé se manifesta e nos revela que fomos feitos por mãos celestiais; confessamos que a Vida é mais, é maior e que é eterna. Somos chamados à vida, criados para a liberdade, para a bondade, para a amplidão dos céus.
Confessamos que a vida vem de Deus e volta para Ele. "O amor é Deus, e a morte significa que uma gota desse amor deve retornar à sua fonte" (Tolstói). E a nossa última morada não é sob a lápide fria de um túmulo, mas no coração do mistério de um infinito Amor.
Aos olhos do Criador, tudo tem sentido. Até o "sem sentido" (morte) revela o Deus presente, solidário... Em cada pessoa que morre, morre um "pouco" de Deus. Deus "morre com", para "ressuscitar com" e manifesta a força de seu Amor e Vida.
Deus não está distante da dor, do fracasso, da morte... Ele se faz presente, caminha conosco e sofre nossa fragilidade. Nesse sentido, a Ressurreição é possível porque Deus se mistura com a morte, e faz emergir daí a Vida eterna. Em Deus morremos, em Deus vivemos.
Na vida e na morte somos de Deus.
pe. Adroaldo Paloro, sj

Nenhum comentário:

Postar um comentário