segunda-feira, 8 de junho de 2015

Encontro Catequese - QUEM SEMEIA SEMPRE (A)COLHE

Duração: 50 min.
Materiais:
-        Pintura “O Semeador” de Albin Egger-Lienz impressa ou projeta-da
-        Bíblia
-        Réplicas da ilustração, em forma de postais
-        Canetas
-        Sementes e canteiro (opcional)

Objetivos:
o   Observar atentamente a ilustração como alegoria da nossa vida;
o   Refletir sobre o acolhimento que faço à Palavra de Deus;
o   Desafiar à adoção de um coração “boa terra”.

DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE
EXPERIÊNCIA HUMANA (15 min.)
Convidar a observar a ilustração.
Explorar: O que esta pessoa está a fazer? Já fizeram isto alguma vez? Como é que foi? Que instrumentos precisaste? E a terra onde se deita a semente também precisa de cuidados? E as sementes germinam sempre? O que é preciso para que cresçam e dêem fruto? Mas, a imagem mostra que o semeador não está sozinho… Quem apa-rece mais? As aves, os pássaros. O que querem eles fazer? Que cuida-dos deve ter, então, o semeador? Se o catequista considerar oportuno, prepare um pequeno canteiro onde as crianças possam semear alguns grãos e cuidar deles ao longo das próximas semanas: regar, espantar as aves, afastar as ervas, identificar as sementes e os frutos que daí advierem, etc.

PALAVRA (15 min.)
-          Ler, a partir da Bíblia, a passagem Mateus 13, 1-9
Explorar: O que aconteceu ao semeador?  Em quantos tipos de terra caiu a semente?   Será que esta semente pode significar outra coisa? O quê? As sementes eram de que tipo?
Explicar de forma semelhante a: A semente que o semeador lança podem ser os pedidos que Jesus nos faz, na oração. Para os conhecermos, precisamos de Lhe perguntar “O que queres de mim, Jesus?”. Quando uma pessoa ouve a Palavra de Deus e não compreende, chega o maligno (alguém ou alguma coisa que nos distrai, que parece mais interessante do que Jesus) e toma conta do que foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente à beira do caminho.  Se alguém recebeu a semente em sítios pedregosos, é porque até ouve a Palavra e a acolhe num momento com alegria, mas não mantém o interesse e a semente não ganha raiz. É inconstante (começa a faltar à catequese e à Missa, desobedece aos pais e ao professor, mente, diz mal e não ajuda o seu amigo,…); se vier a tribulação, a perseguição, as dificuldades por causa da Palavra, desiste e afasta-se de Jesus.  O que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a Palavra, mas a preguiça, a falta de vontade e os convites para outras atividades levam a melhor e, por isso, não produz fruto; gosta de Jesus mas não é capaz de dizer não a outras tentações para estar mais tempo com Ele. E aquele que recebeu a semente em boa terra é o que ouve a Palavra de Deus e a compreende, escolhendo o que está certo no tempo adequado. Esse dá fruto e não se afasta de Jesus. Podemos perguntar tipos de sementes existe. Cada um de nós é chamado a receber a Palavra de Deus e a ser um tipo de sementinha. Na Igreja há vários tipos de sementes (estados de vida): o ser padre, o ser consagrado ou ser casado. O ser padre ou ser casado todos sabemos o que é. Os consagrados são todas as mulheres e homens que dedicam exclusivamente as suas vidas a adorar a Deus e a servir os irmãos, e que, por isso, são tratados por Irmãs e Irmãos. Mostrar o desenho com os vários estados de vida.
Canto à escolha
Concluir: Qual foi a intenção de Jesus ao contar esta parábola à grande multidão que o cercava à beira-mar? Vamos recordar os significados de cada um dos tipos de terreno apresentados?
Desafiar: Qual é o meu tipo de coração? Qual tem sido a minha reação ao que Jesus me pede? Será que Lhe pergunto o que Ele quer de mim? Que tipo de sementinha é que Ele me chama a ser? Os rapazes a serem padres e a servirem a Igreja com coragem e força? As meninas a serem Irmãs totalmente dedicadas a Deus? O meu coração tem estado duro e fechado à Palavra de Deus? Qual tem sido a minha reação quando aparecem outros convites e já tenho um compromisso com Jesus? Tenho mudado de atitude na minha vida? Como? Que tipo de terra quero ser? Porquê? O que posso fazer para que assim aconteça?
Olhando a imagem
Para que a semente lançada pelo semeador, que é Deus, possa nascer no nosso coração, temos de ter uma atitude interior de escuta. Devemos olhar o nosso coração, ouvir o que o Senhor tem para nos dizer e compreender. Mesmo perante os obstáculos e dificuldades, mesmo perante os momentos de Cruz, devemos entender a alegria que o Senhor tem em semear no nosso coração, todos os dias e em todos os momentos. Mas, se não formos capazes de Lhe abrir o coração, então não O poderemos ouvir e compreender…

EXPRESSÃO DE FÉ (20 min.)
Distribuir o postal com desenho do semeador a cada um dos catequizandos, bem como as canetas.
Convidar a rezar a Jesus, a fechar os olhos, a olhar para o coração e a perguntar que tipo de sementinha é que Jesus me chama a ser. Como é que as meninas se imaginam no futuro? Irmãs consagradas ou casadas? E os rapazes? Bons maridos, frades ou padres? Depois, no verso da postal, desenhar aquilo que ouviu ou sentiu Jesus a dizer-Lhe. Aquilo que Ele nos diz é que nos faz boa terra. Escrever ainda uma característica que deve melhorar para se tornar terra boa.
O catequista pode ler de cada vez pequenos trechos da oração, pausadamente, e convidar o grupo a repetir, depois dele:

ORAÇÃO
Senhor Jesus, hoje agradeço-Te por esta parábola que escutamos. Quero fazer da minha vida terra boa, onde a Tua semente possa dar muito fruto. Ajuda-me a ser melhor (dizer para si a característica em que pensou) para me tornar essa terra boa onde a Tua semente dá muito fruto. Quero também escutar-Te no meu coração, na oração do dia-a-dia e perguntar-Te: Jesus, que tipo de semente queres que eu seja?
Jesus, entrego-Te a minha vida!

COMPROMISSO

Entusiasmar a levar o postal para casa e a tê-lo num local visível, de modo que, na oração pessoal diária, pergunte a Jesus que tipo de sementinha Ele quer que seja e peça ajuda a Jesus para melhorar a característica que apontou, a fim de se tornar terra boa onde a Sua semente dê muito fruto.
Fonte: SAV Diocese de Braga - Portugal

Um comentário:

  1. The game play reveals up after you get contaminated, allowing you to start throwing the glaive. At first, you'll only do minimal damage with the tool, but at frequent durations throughout the tale, you'll start to get enhanced abilities.
    Runescape Gold

    ResponderExcluir