sábado, 9 de abril de 2016

"A Igreja, mãe das Vocações" - Hora Santa Vocacional

Ambientação: Flores; círio;  faixa com o tema da Mensagem do Papa próximo a um cartaz ou imagem do Bom Pastor. Altar devidamente preparado para a exposição do Santíssimo Sacramento. 

Animador(a).: Celebramos o 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que constitui um testemunho público da comunidade em oração para obedecer ao mandato do Senhor: “Rogai ao Senhor da messe, para que envie operários para sua messe” (Mt 9,38).

Refrão: Enviai Senhor, muitos operários para a vossa messe. Pois, a messe é grande Senhor e os operários são poucos.

Animador (a): Neste Dia, em que a liturgia nos recorda que Jesus ressuscitado é o verdadeiro Pastor, que ama suas ovelhas e as conhece pelo nome e, por isso, elas o seguem e ninguém as arrebatará, o papa Francisco nos convida a contemplar a comunidade apostólica e a dar graças pela função da comunidade no caminho vocacional de cada um”. Como “assembleia de chamados” que somos, tracemos sobre nosso corpo o sinal do cristão.

Louvor à Santíssima Trindade

L1: Seja este tempo de oração um hino de gratidão de nossa comunidade a Deus Pai, origem de todas as vocações.
Ass.: Glória ao Pai que por seu amor nos criou!

L2: Seja a reunião de nossa comunidade um momento de profunda comunhão com o Cristo que nos chama, envia e redime.
Ass.: Glória ao Filho cujo sangue nos salvou!

L3: Seja a nossa presença ante o Altar fonte de renovação espiritual no poder do Espírito, aquele que nos impele e fortalece.
Ass: Glória ao Espírito Santo que nos fortalece!

Refrão: Trindade amor, amor Trindade. Ó Trindade. Trindade amor!

Animador (a): O desejo do papa é que todos os batizados pudessem, no decurso do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, experimentar a alegria de pertencer à Igreja!”.

L1: “E pudessem redescobrir que a vocação cristã, bem como as vocações particulares, nascem no meio do povo de Deus e são dons da Misericórdia Divina!”

Ass.: “A Igreja é a casa da misericórdia e também a «terra» onde a vocação germina, cresce e dá fruto”.

Entrada dos símbolos (durante o canto)
(Estola; sandálias ou lamparina com óleo; par de alianças; bíblia; fotos ou nome dos jovens vocacionados (as) na comunidade eclesial – Os símbolos são colocados próximos a imagem do Bom Pastor e do tema)

Canto
Ref.: O Senhor necessitou de braços, para ajudar a ceifar a messe, e eu ouvi seus apelos de amor, então respondi: aqui estou! Aqui estou!

1. Eu vim para dizer que eu quero te seguir / Eu quero viver com muito amor o que aprendi.
2. Eu vim para dizer que eu vou profetizar / Eu quero ouvir a tua voz e propagar.

Diante do Senhor, meu Deus

Exposição do Santíssimo Sacramento
Animador (a): Viveremos este momento de oração na presença daquele que é o Pão da Vida, razão e sentido de nossa vocação. Pois, toda “vocação na Igreja tem a sua origem no olhar compassivo de Jesus”.  Diante D’Ele queremos renovar nosso compromisso de, a cada dia, sermos uma “Igreja, mãe das vocações”.

Canto
1. É teu este momento de adoração, não tenho nem palavras para me expressar. No brilho dessa luz que vem do teu olhar, encontro meu abrigo, meu lugar. E quando estamos juntos entre nós estar passando em nosso meio a nos abençoar. E tocas com ternura com a tua mão, a cada um que abre o coração.

Ref.: Minhas mãos se elevam. Minha voz te louva. O meu ser se alegra quando estou em tua presença, Senhor!

Ministro (a): Graças e louvores sejam dados a todo momento.
Ass.: o Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
Ministro (a): Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass.: Como era no principio agora e sempre. Amém. 

L2.: Senhor Jesus nos reunimos neste lugar sagrado, para rendermos a ti, nosso Deus e Salvador, nosso louvor, adoração, súplica e ação de graças por todos os dons que teu amor nos presenteia!

L3.: Senhor, como é bom estarmos aqui diante de ti! Tua presença é fonte de paz, de alegria e de esperança! Contemplar-te renova e fortalece nossa vocação.

Ass.: Jesus, coloco-me diante da Tua presença Eucarística e peço a graça de que o meu olhar esteja totalmente voltado para Ti, com todo o meu ser. Que nada desvie o meu olhar da Tua presença. Estou aqui para reconhecer-Te como meu Deus, meu Senhor e meu Salvador. Creio que Tu és o Filho de Deus Vivo, presente na Santíssima Eucaristia. Quero ser teu porta-voz, teu profeta. Ensina-me a fazer de minha vida um Serviço a ti.

Silêncio para adoração pessoal

Refrão: Deus não está longe de cada um de nós. Nele vivemos, nos movemos e existimos.

Conversão e vocação

Animador (a): Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré” (Misericordiae Vultus).

L3: Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus” (Misericordiae Vultus).

L1.: A ação misericordiosa do Senhor perdoa os nossos pecados e abre-nos a uma vida nova que se concretiza na chamada ao discipulado e à missão”.

L2: “A conversão e a vocação são como que duas faces da mesma medalha, interdependentes continuamente em toda a vida do discípulo missionário”.

L3.: O chamado de Deus acontece sempre através da mediação da comunidade eclesial. “Deus chama-nos a fazer parte da Igreja e, depois dum certo amadurecimento nela, dá-nos uma vocação específica”.

Ass.: “O caminho vocacional é feito juntamente com os irmãos e as irmãs que o Senhor nos dá: é uma con-vocação. O dinamismo eclesial da vocação é um antídoto contra a indiferença e o individualismo. Estabelece aquela comunhão onde a indiferença foi vencida pelo amor, porque exige que saiamos de nós mesmos, colocando a nossa existência ao serviço do desígnio de Deus e assumindo a situação histórica do seu povo santo”.

Animador(a): Diante do Senhor examinemos nossa consciência e coração: estamos correspondendo a essa con-vocação do Senhor de colocar nossa existência a serviço de seu projeto, da realidade histórica e do povo de Deus? Peçamos a Ele que nos dê forças diante de nossas fraquezas e luz para nossas trevas.                                     
 Silêncio para reflexão pessoal

Canto: Senhor, eis aqui o teu povo que vem implorar teu perdão. É grande o nosso pecado, porém é maior o teu coração.

Comunidade cristã:
Casa e família onde nasce e cresce a vocação

L1: As primeiras comunidades cristãs tinham consciência clara de sua responsabilidade no cuidado com o despertar e no processo de discernimento vocacional.

Refrão: A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração.

Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 1,15-17.20-26)

L2.: “Nestes dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos, em número de cento e vinte pessoas reunidas, e disse: ‘Irmãos, era preciso que se cumprisse a Escritura, que o Espírito Santo tinha anunciado por meio de Davi,  a respeito de Judas que se tornou guia daqueles que prenderam Jesus. Ora, Judas era um dos nossos e participava deste ministério. ‘Que outro ocupe a função dele’. ‘É preciso portanto, dentre os homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia entre nós, a começar do batismo de João até o dia em que foi levado de nós ao céu, que um deles se torne conosco testemunha da ressurreição’. E indicaram dois: José, chamado Barsabás, cujo sobrenome era Justo, e Matias. Então rezaram dizendo: ‘Senhor, tu que conheces os corações de todos, mostra-nos claramente qual destes dois escolhestes para ocupar, neste ministério e apostolado, o posto do qual Judas abriu mão para ir ao lugar que era seu’. E tiraram a sorte entre os dois. E a sorte caiu sobre Matias, que foi incluído entre os doze apóstolos”.

Para ajudar a rezar: O que o texto bíblico me diz? O que ele me leva a dizer a Deus? Como estou contribuindo com o despertar, discernir e acompanhar as várias vocações?
Silêncio para reflexão pessoal

L3: “Também hoje, a comunidade cristã não cessa de estar presente na germinação das vocações, na sua formação e na sua perseverança”.

L2: Pela vocação de Matias fica evidente que “um sinal claro da autenticidade dum carisma é a sua eclesialidade, a sua capacidade de se integrar harmonicamente na vida do povo santo de Deus para o bem de todos” (Evangelii Gaudium, 130)

L1: Os jovens vocacionados (as) “precisam conhecer cada vez melhor a comunidade eclesial, superando a visão limitada que todos temos inicialmente”. Por isso, é “oportuno fazer alguma experiência apostólica juntamente com outros membros da comunidade”.

Ass.: “Ninguém é chamado exclusivamente para uma determinada região, nem para um grupo ou movimento eclesial, mas para a Igreja e para o mundo”.

Refrão: E pelo mundo eu vou. Cantando o teu amor, pois disponível estou para servir-te, Senhor.

Rezando ao Pai de misericórdia

Animador (a): Todos os fiéis são chamados a conscientizar-se do dinamismo eclesial da vocação, para que as comunidades de fé possam tornar-se, a exemplo da Virgem Maria, seio materno que acolhe o dom do Espírito Santo (cf. Lc 1, 35-38). A maternidade da Igreja exprime-se através da oração perseverante pelas vocações e da ação educativa e de acompanhamento daqueles que sentem a chamada de Deus”.

L2: “Peçamos ao Senhor que conceda a todas as pessoas que estão a realizar um caminho vocacional uma profunda adesão à Igreja; e que o Espírito Santo reforce, nos Pastores e em todos os fiéis, a comunhão, o discernimento e a paternidade ou maternidade espiritual”.

Ass.: Pai de misericórdia, que destes o vosso Filho pela nossa salvação e sempre nos sustentais com os dons do vosso Espírito, concedei-nos comunidades cristãs vivas, fervorosas e felizes, que sejam fontes de vida fraterna e suscitem nos jovens o desejo de se consagrarem a Vós e à evangelização. Sustentai-as no seu compromisso de propor uma adequada catequese vocacional e caminhos de especial consagração. Dai sabedoria para o necessário discernimento vocacional, de modo que, em tudo, resplandeça a grandeza do vosso amor misericordioso. Maria, Mãe e educadora de Jesus, interceda por cada comunidade cristã, para que, tornada fecunda pelo Espírito Santo, seja fonte de vocações autênticas para o serviço do povo santo de Deus. (Papa Francisco)

Canto: Tão Sublime
Bênção do Santíssimo
Canto (a escolha)
Texto elaborado pelas Irmãs Apostolinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário