terça-feira, 17 de agosto de 2010

Adoração Eucarística Vocacional

"A vocação ao serviço da Igreja-comunhão"

Mantra: Confiemo-nos ao Senhor, Ele é justo e tão bondoso.
Confiemo-nos ao Senhor. Aleluia!

C: Nesse encontro Eucarístico, somos convidados(as) a dirigir nossa atenção sobre a “importância das vocações na vida e na missão da Igreja e intensificarmos nossas orações para seu crescimento em número e em qualidade”. Rezemos para que as nossas comunidades se tornem sempre mais vivas e que nossos jovens possam enamorar-se da Igreja, dos seus ideais, de sua missão e, responder com um generoso sim aos apelos que o Senhor faz ressoar na Igreja. Também entre eles nasça o desejo de descobrir o tesouro escondido do Reino de Deus a deixarem tudo para seguirem o seu chamado. Acolhendo Jesus Eucarístico, cantemos.
(cântico à escolha para exposição do Santíssimo)

C: Continuemos nossa adoração traçando sobre nós o sinal do cristão (cantado).
C: Deus Pai, origem de cada vocação, Jesus Cristo, fonte de cada generosa resposta e o Espírito Santo, força de cada fidelidade, vos façam doar-nos à Igreja e estejam sempre convosco.
T: E com o teu Espírito.
C:
Estamos diante de Jesus sacramentado. Foi Ele que nos convidou, quando disse: “Vinde a mim, vós todos que estais fatigados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. E aqui estamos. Nós precisamos dele e Ele quis precisar de nós. Viemos dizer-lhe que o amamos, que o reconhecemos como nosso Salvador, nosso amigo e que queremos colocar em suas mãos toda a nossa vida.
(recordação da vida - partilha espontânea de algumas motivações)

T: Creio meu Deus, que estou na vossa presença, que me amais e atendeis às minhas orações. Sois infinitamente grande e santo: eu vos adoro! Vós me destes tudo: eu vos peço perdão, de todo coração! Sois bom e misericordioso: eu vos peço todas as graças que sabeis serem necessárias para mim.
(adoração silenciosa - pode-se fazer um ressoar da oração de forma espontânea)

L1: A vocação é o chamado de Deus à pessoa humana. Exige uma resposta livre e consciente. Ela envolve as capacidades da pessoa que faz sua experiência de amor e entrega total. Vocação é um chamado de Deus dirigido a todos. Esse chamado realiza-se na participação e no compromisso do ser humano com os valores apresentados por Cristo em sua missão libertadora de evangelizar.
T: A verdadeira resposta a toda vocação é obra do amor!
L2:
A verdadeira vocação requer um encontro com Deus, uma busca pessoal. É preciso que tenhamos uma experiência do Deus que nos fala, chama e nos conduz ao seu seguimento.
T: Dai-nos, Senhor, motivação para que possamos perceber a verdadeira experiência de um Deus autêntico e liberdade para responder aos apelos e nos deixarmos conduzir por Ele.
L3: A primeira comunidade cristã foi originariamente construída quando alguns pescadores da Galiléia, após seu encontro com Jesus, foram tocados pelo seu olhar e pela sua voz, aceitando, em seguida, o seu urgente convite.
T: “Sigam-me, e eu farei vocês se tornarem pescadores de homens”.
L4: Na verdade, Deus sempre tem escolhido certas pessoas para trabalhar com Ele, de um modo mais direto, para executar seu plano de salvação.
T: Chamou Abraão para tornar-se “uma grande nação”; depois, chamou Moisés para levar os filhos de Israel fora do Egito; escolheu outras pessoas, especialmente os profetas, para defender e manter viva a aliança com seu povo.
(Dinamizando: por meio de cartazes ou fotos, lembrar profetas e mártires de nossos tempos, ou então, motivar a assembléia a fazer memória de pessoas da comunidade que são exemplo de seguidores(as) de Jesus a “serviço da Igreja-comunhão”. Após a partilha, cântico à escolha).

C: No Novo Testamento, Jesus, o Messias prometido, convidou cada um dos apóstolos para ficar ao seu lado e envolver-se na sua missão. Preparemos-nos para ouvir a Palavra de Deus.
(Cântico à escolha)

Palavra de Deus: Mc 3,7-8.13-19
(Dinamizando - Se a assembléia não for numerosa, a pessoa que proclamou o evangelho, ao final do Evangelho, poderia chamar os presentes pelo nome e estes respondem:“Eis-me aqui, Senhor, para servir a tua Igreja”. Deixar um tempo de silêncio para interiorização)

C: Esta é a nossa vocação, seguir o Cristo mais de perto, vivendo o Evangelho até às últimas conseqüências, levando a vida comunitária e prestando os mais diversos serviços aos irmãos. Testemunhando a todos a alegria do ressuscitado.
L1: Nossa alegria é lembrar: “Antes da criação do mundo Deus já nos havia escolhido”.
L2: Nossa alegria é lembrar: “Antes de sairmos do seio de nossa mãe, Deus já nos havia escolhido para si”.
L3: Nossa alegria é lembrar: “Não fostes vós que me escolhestes, fui eu quem vos escolhi”.
L4: Nossa alegria é lembrar: “Não tenhais medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-vos o Reino de Deus”.
(Cântico à escolha)

C: No centro de cada comunidade cristã, há a Eucaristia, a fonte e o auge da vida eclesial. Aquele que se coloca serviço do Evangelho e se nutre com a Eucaristia progride no amor a Deus e ao irmão, contribuindo na construção da Igreja-comunhão. Podemos afirmar que o “amor eucarístico” motiva e alicerça a atividade vocacional de toda a Igreja, porque as vocações para o sacerdócio e para os ministérios e serviços desabrocham, no Povo de Deus, onde há pessoas nas quais Cristo pode ser visto, através de sua Palavra, nos sacramentos, e, especialmente, na Eucaristia.
M: Ó Deus-comunidade, aqui estamos como Igreja peregrina, vivendo em estado de vocação e missão!
H: Nós vos agradecemos pelas pessoas, pelos grupos e comunidades que animam nossa vida eclesial!
M: Dai-nos coragem e força para realizarmos a nossa missão de evangelizar, com fidelidade e felicidade!
H: Animai nossos missionários — crianças, adolescentes, jovens e idosos — na disposição de trabalhar com ardor, para minar o mundo com a fraternidade e a paz!
M: Despertai o coração e a mente de homens e mulheres, para um serviço de formação e animação de nossos grupos e nossas comunidades!
T: Ajudai-nos a assumir um caminho de santidade, de um jeito que nos realize e nos faça felizes! Sede nossa luz! Amém.
(Preces espontâneas)

C: O cuidado das vocações necessita de uma constante “educação” para ouvir a voz de Deus, como Eli fez quando ajudou o pequeno Samuel a compreender o que estava lhe pedindo fazer e a executar imediatamente a ordem dada. É óbvio que o dócil e atencioso escutar pode acontecer, apenas num clima de íntima comunhão com Deus. Realiza-se isso, principalmente, na oração. De acordo com a ordem explícita do Senhor, imploramos o dom das vocações, em primeiro lugar, pela oração incansável e em comunidade, ao “Senhor da messe”. O Bom Pastor nos convida, portanto, a rezar ao Pai celestial, unidos e perseverantes, para que mande vocações a serviço da Igreja-comunidade.
T: Senhor da messe e Pastor do Rebanho, faz ressoar aos nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”!
Derrama sobre nós o teu Espírito. Que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários.
Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida presbiteral e religiosa.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros.
Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.

Bênção do Santíssimo Sacramento

Adoração elaborada pelas Irmãs Apostolinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário