sábado, 4 de setembro de 2010

Missão de todos e de cada um

Jesus não confiou a missão evangelizadora a pedro ou a um dos apóstolos, mas aos onze que representam toda a Igreja chamada a edificar o Reino. Porém, são diferentes as maneiras de desenvolver a missão quando consideramos a variedade dos carismas e ministérios suscitados pelo Espírito Santo nas comunidades. Pelo Batismo são chamados e convocacod à missão. Mas cada vocação específica - sacerdócio, vida consagrada, leigos e leigas - têm formas próprias de participar da missão evangelizadora da Igreja.
Os ministros ordenados (diáconos, presbíteros e bispos) dedicam-se totalmente ao serviço evangelizador. A pessoa vocacionada ao ministério ordenado é chamada a colocar-se integralmente a serviço da Igreja e de sua causa: a evangelização. Os chamados e chamadas à vida consagrada sabem que sua vocação é essencialmente missionária uma vez que são testemunhas e anunciadores do Reino no meio das realidades do mundo. De igual maneira os fiéis leigos e leigas são convocados a serem "sal da terra e luz do mundo" (Mt 5,13-16). Ou como afirma o documento de Puebla: "os cristãos leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, homens e mulheres do mundo no coração da Igreja" (P. n. 786).

Na atualidade a Igreja convoca todos os seguidores de Jesus Cristo a levar adiante a missão evangelizadora. Em Aparecida os bispos reconheceram a necessidade de uma "conversão pastoral" para aproximarmos mais das pessoas que hoje estão mais abertas ao diálogo, demonstram maior flexibilidade nas questões polêmicas e têm um novo horizonte para os discípulos missionários e se apresenta como uma desafiadora realidade a serviço da animação vocacional que encontra em Maria seu melhor modelo.


Fonte: Texto em preparação ao 3º Congresso Vocacional do Brasil nº 78-80

Nenhum comentário:

Postar um comentário