terça-feira, 2 de novembro de 2010

8ª reunião Conjunta CMOVC da CNBB

Entre os dias 25 a 28 de setembro, na cidade de Aparecida/SP, aconteceu a 8ª reunião conjunta da Comissão de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOVC) da CNBB. Participaram da reunião os Bispos responsáveis pela Comissão e seu assessor; os Coordenadores Regionais da Pastoral Vocacional, do Conselho Nacional dos Presbíteros e dos Diáconos Permanentes; representantes da OSIB, das Conferências dos Religiosos e dos Institutos Seculares e do Instituto de Pastoral Vocacional. O tema de estudo sobre as “Novas Comunidades” dentro do contexto sócio-cultural e eclesial que atravessamos foi orientada pelo pe. Marcio Fabri dos Anjos, cssr.
Ao longo dos dias os vários Organismos tiveram a oportunidade de se encontrarem e também de partilhar as várias atividades realizadas ao longo deste ano. Na ocasião, os Coordenadores Regionais da PV/SAV avaliaram o 3º Congresso Vocacional do Brasil e, a partir do Documento Final, levantaram algumas linhas de ação para que as aplicações do Congresso possam ser efetivadas nas várias dioceses. Foram também apresentadas algumas iniciativas a serem realizadas como o 2º Congresso Latino-Americano das Vocações de 31 de janeiro a 05 de fevereiro de 2011 na Costa Rica; o 1º Congresso Brasileiro da OSIB de 17 a 21 de Janeiro de 2011, sobre as novas Diretrizes para a Formação; o 2º Congresso Latino-Americano do Diaconato Permanente em maio de 2011 em Itaici/SP; o 14º Encontro Nacional dos Presbíteros.
A peregrinação e participação na celebração Eucarística na Basílica de Aparecida foi um dos pontos altos do encontro que foi marcado por um clima fraterno e descontraído que proporcionou a todos a saída do “próprio âmbito” para poder ver como todas as vocações e ministérios estão atuando em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário