quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Leitura Orante - Vocação e missão de Moisés Ex 3,1-15

Preparação: Coloco-me na presença de Deus, tranqüilizo-me, respirando profundamente.
A vida de Moisés se divide em 3 épocas:
1ª) sua formação no Egito,
2ª) sua vida oculta na terra de Madiã,
3ª) já na sua "terceira idade", a atividade ao frente do seu povo. Em toda idade, Deus nos convida a viver na Sua presença.
Composição de lugar: Imagino um deserto no Oriente Médio. Moisés foi "além do deserto". Eu também posso "ir além" dos desertos de minha vida atual. "E existem tantas formas de deserto... Há o deserto da obscuridão de Deus, do esvaziamento das almas que perderam a consciência da dignidade e do caminho do ser humano..."(Bento XVI).
Petição: Peço a graça de experimentar a presença do Senhor: "Mostra-me teu Rosto!"
Primeiro ponto (Ex 3,1-6) - A Teofania: Deus irrompe na vida de Moisés no meio da sua vida cotidiana. Quais são os lugares habituais do meu encontro com Deus? "Moisés! Moisés!" (Ele conhece meu nome). "Eis-me aqui!" (Moisés responde com disponibilidade). "Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa" (Seja simples, não enfeite, não complique sua oração. A manifestação de Deus suscita em Moisés atitudes de respeito e de temor (Moisés cobre o rosto).
Segundo ponto (Ex 3,7-12): A missão justifica-se pela situação de opressão do povo e pela vontade libertadora de Javé, que vê, escuta e conhece o sofrimento dos oprimidos. Moisés deve ir ao faraó e tirar os israelitas do Egito. À objeção ou resistência de Moisés, Deus responde prometendo assistência ("Eu estarei contigo"). Javé escuta o clamor dos filhos de Israel (Deus me ouve).
Terceiro ponto: (Ex 3,13-15): Revelação do Nome de YHWH (Adonai, o Senhor). Moisés apresenta a possível objeção do povo a sua missão, como pedido de um sinal ou garantia da mesma ("Qual é o seu nome?"). Javé responde: "Eu Sou Aquele que Sou" (ou "Eu Sou Aquele que Serei" convosco, Aquele que vos acompanhará, ao longo do deserto, até a Terra Prometida). Deus confia a Moisés este nome inefável, numa prova de rara intimidade. A experiência religiosa profunda de Moisés transcende a própria missão de libertação político-social de Israel. O conhecimento do nome divino têm o valor de investidura ou consagração solene de Moisés para o cumprimento de sua missão.
Reflexão: Moisés será sempre, aos olhos de Israel, o profeta por excelência (cf Os12,14), o mediador da Aliança entre Javé e o povo eleito, o amigo íntimo de Deus (Ex 33,11; Nm 12,6-8). A nota dominante da sua personalidade é a perseverança. A fé cristã vê nele a figura de Cristo e o modelo de toda vocação de serviço aos outros. Os povos do Terceiro Mundo e todos os pobres redescobrem no episódio do Êxodo, as exigências da libertação. Como Moisés, muitos homens e mulheres entregam sua vida para construir um mundo mais justo, ainda que eles, pessoalmente, não cheguem nunca a entrar nessa "terra prometida" (cf Dt 34,1-5).
Colóquio: Termino a oração, adorando a presença (ou a saudade) de Deus, na natureza, na História Sagrada e na vida cotidiana; em mim e nos meus irmãos e irmãs. Obrigado, Senhor!
Faço uma breve revisão e anoto no caderno o que desejo conservar desta oração.

Pe. Luis González-Quevedo, SJ
luisquevedosj@vilakostkaitaici.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário