domingo, 22 de janeiro de 2012

Apostolinas em preparação ao Capítulo Geral

A casa Divino Mestre em Aricia, Roma, acolhe as 21 irmãs Apostolinas em preparação (21 a 24-01) e na realização (25-01 a 11-02) do 4º Capítulo Geral Ordinário com a temática: "Traduzir toda a vida em apostolado vocacional - o apostolado vocacional: entre fidelidade ao carisma e perspectiva de futuro".
No dia 21, pe. Pier Luigi Nava, religioso monfortano, aprofundou o tema sobre o Método de projetação do Capítulo. Entre outros aspectos salientou que: "A pergunta sobre o futuro é uma questão chave para qualquer instituição. Em especial, a Vida Religiosa Consagrada, não pode deixar de se questionar sobre o futuro porque tal dimensão faz parte da tensão do tempo que os coloca em movimento. O Capítulo é um momento de 'laboratório' onde o Instituto se coloca a pergunta sobre o futuro, a projetabilidade serve para sustentabilidade do Instituto".
O dia 22 é dedicado a uma panorâmica sobre a situação da pastoral vocacional nas várias nações onde as Apostolinas marcam presença. Na parte da manhã ir. Clotilde Prates de Azevedo apresentou um breve panorama histórico sobre a pastoral vocacional no Brasil e na parte da tarde ir. Teresa Rossi a realidade da Polônia. Pe. Nico Dal Molin, responsável pela pastoral vocacional nacional da Itália, expôs a situação vocacional neste país e apresentou algumas provocações ao carisma apostolino.
As noites destes primeiros dias estão sendo bem "aproveitadas" com pequenos trabalhos manuais em ajuda ao Setor de Subsídios do Instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário