terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Partilhando nossa missão


Nestes dias entramos decididamente pelos caminhos de nosso itinerário capitular, que nos levou ao coração da vida apostolina vivida por nossas diversas comunidades. O primeiro passo foi dado pela partilha da primeira parte da relação da Superiora Geral ir. Franca Laratore que, por meio de uma leitura do contexto sócio-cultural no qual vivemos e somos chamadas a desenvolver nosso apostolado vocacional, sublinhou a necessidade de nosso testemunho como profecia de significado da vida para aqueles que  hoje buscam o sentido da vida em particular aos jovens. Fazendo memória dos eventos que marcaram nosso caminho congregacional nos últimos seis anos, nos ofereceu uma panorâmica sobre nossa realidade apostolina com suas luzes e sombras, seus inúmeros dons, a generosidade nos compromissos e as inevitáveis fadigas.
Em seguida, passamos aos trabalhos em grupo tomando em consideração o Instrumento de Trabalho, debatendo com paixão e partilhando a riqueza de nossas diversas experiências de vida e apostolado.
Alternamos este trabalho com a partilha das relações apresentadas pelas superioras das várias comunidades. Desta forma, nos colocamos em viagem, convidadas a nos encontrarmos lá onde vivemos nossa missão, a fim de podermos conhecer os contextos eclesiais e pastorais, as pessoas com as quais colaboramos e àquelas as quais somos enviadas a anunciar o Evangelho da Vocação e para a formação de uma profunda consciência vocacional, que chegue ao coração de cada pessoa.
A primeira etapa de nossa viagem nos conduziu a uma pausa em Pisa, na última comunidade que abrimos há pouco mais de dois anos, e nos encontramos imersas no mundo dos jovens universitários, marcados pela necessidade de escuta e acompanhamento. A seguir, tomamos um avião rumo as terras brasileiras onde nossas irmãs não temem as distâncias para chegar aos jovens, aos catequistas, aos agentes de pastoral. Em São Paulo, entre os vários compromissos de formação e apostolado, realizaram a reestruturação da Livraria e Centro Vocacional Apostolinas que, ampliada, se torna mais acolhedora e oferece um melhor serviço às pessoas que ali freqüentam. Em seguida, visitamos a missão vocacional na diocese de Balsas, no Maranhão, onde por 4 anos realizaram um serviço de animação e formação vocacional. Tendo terminado a missão em Balsas, estamos na perspectiva de abertura de uma nova comunidade apostolina na diocese de Oliveria, em Minas Gerais.
Do continente Latino-americano voltamos à Europa fazendo uma parada na Polônia, a Skierniewice. As irmãs desta comunidade estão se inserindo gradualmente na Igreja polaca, na qual encontram um grande espaço de oportunidades onde nosso apostolado possa exprimir-se seja na animação e formação vocacional, como também na produção de subsídios vocacionais. Também nossa comunidade polaca, graças ao empenho de nossas irmãs e aos dons da Providência, viu realizar-se um grande sonho: a construção da capela dedicada à Rainha dos Apóstolos e de alguns ambientes para o apostolado.
Eis-nos novamente na Itália, no Centro de Espiritualidade S. Maria dell’Acero (Velletri-Rm), onde nossas irmãs estão a serviço da animação espiritual e vocacional neste Centro e da Pastoral diocesana da Juventude e Vocacional.
Das Colinas... à cidade eterna... chegamos à Roma, na comunidade que trabalha no Centro Vocacional, que fica na Universidade Antonianum, onde as irmãs dividem seu tempo entre: livraria, estudo, acompanhamento e Feira de livros.
Retornando à Castel Gandolfo, Casa Mãe, na comunidade mais diversificada e rica não só de irmãs de diversas idades, como também de expressões apostólicas. Aqui, fantasia, criatividade, compromissos vários e imprevistos estão na “pauta do dia”.
Nos próximos dias continuaremos as partilhas nos grupos e em assembleia, sobre o Instrumento de Trabalho e, visto o empenho de todas e a beleza dos conteúdos, se projetam dias interessantes e ricos de surpresas, aqueles que só o Espírito sabe preparar!
Mais uma vez, um obrigada a todos que nos acompanham com seu fraterno carinho. Continuem a rezar por nós e conosco, pois, devemos como nos diz o Bem-Aventurado Tiago Alberione:  “Pedir esta graça: sermos iluminadas sobre o  apostolado vocacional… aquele apostolado que é o mais delicado e fundamental na Igreja: a busca e a formação das vocações”.
                                                                                 ir. Antonietta Leoni e ir. Marialuisa Peviani

Nenhum comentário:

Postar um comentário