sábado, 11 de fevereiro de 2012

A casa em chamas


Havia um homem rico que tinha uma grande quantidade de terra e muitas casas e serventes. A sua riqueza era imensurável. Sua mansão era suficientemente grande para quinhentas pessoas viverem confortavelmente. Contudo, a casa estava se tornando velha. Suas vigas, paredes e pilares e base estavam se tornando decadentes, começando a cair em pedaços. Os filhos do rico, contudo, gostavam de brincar nesta decrépita casa. Um dia irrompeu um incêndio e propagou-se rapidamente por toda a casa, mas os filhos estavam totalmente absortos em brincadeiras, e não tinham a mínima idéia de que havia um incêndio.
O milionário viu isto e gritou aos seus filhos:
- "Fogo! Fogo! Saiam rapidamente, antes que morram queimados! Rápido!"
Contudo, os filhos estavam tão entretidos na brincadeira que não ouviam o aviso do pai, realmente não compreendiam o que ele queria dizer com estar em perigo.O pai estava fora de si, mas como os filhos não o ouviam, decidiu usar uma tática especial.
Lembrando-se de que seus filhos gostavam de coisas curiosas e raras, gritou-lhes:
- "Tenho algumas coisas raras e maravilhosas para vocês. Se não vierem para receber, mais tarde se lamentarão. Fora da casa tenho algumas belas carretas: uma puxada por um carneiro, um por um veado e uma por um boi.
Poderão brincar com elas até se satisfazerem completamente. Agora saiam e eu as darei a vocês".
Quando ouviram a promessa do pai, os filhos apostaram entre si para ver quem seria o primeiro a sair da casa em chamas.Eles disseram então ao pai:
- "Por favor, dê-nos a carreta, de carneiro, de veado e de boi como prometeu".
Assim, o rico deu a cada um dos filhos uma carreta que, na realidade, era mais bonita do que as que esperavam. Cada uma das suas carretas era puxada por um grande boi branco e decorada com sete espécies de materiais preciosos.
Elas eram bem maiores e mais bonitas do que qualquer uma das prometidas.
O pai observou os filhos desfrutando das suas novas carretas e pensou consigo mesmo: 
- "Minhas riquezas são imensuráveis e amo todos os meus filhos igualmente. Não posso lhes dar veículos inferiores. Tenho riquezas suficiente para dar carretas de boi branco a todas as pessoas no meu país; portanto, certamente darei as mesmas aos meus próprio filhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário