terça-feira, 26 de junho de 2012

Dinâmica: Seu eu fosse...

Objetivo
Esta dinâmica de avaliação de final de encontro tem como princípio possibilitar impulsos de criatividade para a avaliação, no sentido de evitar que os participantes do encontro repitam aquilo que  outros já disseram. 

Material
Para o momento de avaliação final, a coordenação deve ter preparado tiras de papel (tantas quantas forem os participantes) com a seguinte frase:
"SE EU FOSSE................................... como eu avaliaria este encontro?"

Desenvolvimento
Reunidos os participantes para avaliação final, cada um recebe uma tira de papel com os dizeres acima e deve escolher alguma coisa para completar a frase, para depois fazer a avaliação do encontro a partir daquilo que foi escolhido. A coordenação pode dar algum exemplo para que fique claro a todos os participantes a dinâmica da avaliação. Pode-se usar o seguinte exemplo: Alguém pode escolher "ponte" como palavra que completa a frase e fazer o seguinte raciocínio de avaliação: "Uma ponte possibilita que as pessoas passem por cima do rio, que é um obstáculo. Assim este encontro (curso/treinamento) veio me ajudar a ultrapassar tal e tal obstáculo que encontrava em meu trabalho..."
Quando todos os participantes tiverem entendido a dinâmica da avaliação, dá-se um tempo para que cada qual escolha alguma coisa e a escreva no papel. Tendo todos já escolhido algo e escrito no papel, o coordenador convida para o início da avaliação final, onde cada qual vai ler a frase  completa, explicar em poucas palavras por que escolheu tal coisa e fazer a sua avaliação a partir daquilo que escolheu. Para evitar que algumas pessoas se alonguem muito em suas falas e outras não digam quase nada - ou, então, quando o tempo disponível for curto - a coordenação pode colocar algumas diretivas para esta avaliação tipo: cada qual deve dizer apenas um motivo pelo qual escolheu tal objetivo e duas frases de avaliação a partir do objeto escolhido.
Fonte: Dinâmicas para encontros de grupo - Ed. Vozes

Nenhum comentário:

Postar um comentário