sábado, 23 de fevereiro de 2013

2º DOMINGO DA QUARESMA - OUVIR JESUS

Cristãos de todos os tempos tem sido atraídos pela cena tradicionalmente chamada "A Transfiguração do Senhor." No entanto, aqueles que pertencem à cultura moderna não é fácil para nós, para penetrar o sentido de uma história escrita com imagens e dispositivos literários, típicas de uma "teofania" ou revelação de Deus.
No entanto, Lucas introduziu detalhes que nos permitem descobrir de forma mais realista a mensagem de um episódio que muitos acham que é estranho e implausível hoje. Desde o início nos diz que Jesus vai com seus discípulos mais próximos do topo de uma montanha simplesmente "rezar", não para contemplar uma transfiguração.
Tudo acontece durante a oração de Jesus, "eu orava, a aparência do seu rosto mudou." Jesus escolheu profundamente, saúda a presença de seu Pai, e seu rosto mudou. Os discípulos percebem um pouco de sua identidade mais profunda e oculta. Algo que você não pode capturar na vida de todos os dias.
Na vida dos seguidores de Jesus não faltam momentos de clareza e segurança, alegria e luz. Ignoramos o que aconteceu no topo da montanha, mas sabemos que na oração e no silêncio é possível ver, a partir da fé, algo da identidade oculta de Jesus. Esta oração é uma fonte de conhecimento que não pode ser obtida a partir de livros.
Lucas diz que os discípulos descobriram qualquer coisa só porque "sono caiu" e apenas "para ficar esperto" algo preso. Pedro só sabe que não está bem e que a experiência não deve durar para sempre. Lucas diz que ele "não sabia o que ele disse."
Assim, a cena termina com uma voz e uma solene. Os discípulos são capturados em uma nuvem. Eles em pânico porque supera tudo. No entanto, dessa nuvem vem uma voz: "Este é o meu Filho, o Eleito à ouvir.". O ouvinte tem que ser a primeira atitude dos discípulos.
Os cristãos de hoje precisam urgentemente de "internalizar" a nossa religião se reavivar a nossa fé. Não é o suficiente para ouvir o Evangelho tão distraído e desgastada rotina, sem qualquer desejo de ouvir. Não é inteligente o bastante preocupado não só ouvindo para entender.
Precisamos ouvir Jesus vivo nas profundezas do nosso ser. Todos, e fiéis pregadores, teólogos e leitores precisam ouvir a Boa Nova de Deus, não de fora, mas de dentro. Deixe suas palavras cair sobre nossas cabeças para o coração. A nossa fé será mais forte, mais alegre, mais contagiante.

ONDE OUVR JESUS?
Entre todos os métodos possíveis para ler a Palavra de Deus está sendo reavaliado cada vez, mais cristãos em alguns setores do método de lectio divina, muito apreciado no passado, especialmente em mosteiros. É constituída por uma leitura meditada da Bíblia, diretamente voltada para a geração de encontro com Deus e ouvir a Sua Palavra em seu coração dos corações. Esta maneira de ler o texto bíblico requer dar vários passos.
A primeira coisa é ler o texto tentando compreender o seu sentido original, para evitar qualquer interpretação arbitrária ou subjetiva. Não é legítimo para fazer a Bíblia dizer qualquer coisa, sentido distorcendo sua real. Temos de compreender o texto utilizando todas as ajudas que temos à mão: uma boa tradução das notas da Bíblia, um simples comentário.
A meditação é uma outra etapa. Agora se trata de acolher a Palavra de Deus meditando no fundo do coração. Este começa por lentamente repetindo palavras-chave do texto, tentando assimilar a sua mensagem e torná-la nossa. Os antigos diziam que é necessário para "mastigar" o texto bíblico de "passo-a da cabeça ao coração." Este momento pede recolhimento e silêncio interior, a fé em Deus, que me fala, sua abertura voz dócil.
O terceiro momento é a oração. O leitor agora se move a partir de uma atitude de escuta para uma postura reativa. Esta oração é necessária para o estabelecimento de um diálogo entre o crente e Deus. Não há necessidade de fazer grandes esforços de imaginação e inventar belos discursos. Basta perguntar sinceramente: "Senhor, o que queres dizer com este texto?, O que especificamente você está me chamando?, O que você semear confiança em meu coração? '.
Você pode passar um quarto de ponto, que é normalmente designado como a contemplação ou o silêncio diante de Deus. O crente em Deus repousa silenciar outras vozes. É hora de estar a ouvir-lhe apenas o seu amor e misericórdia, sem qualquer outra preocupação ou interesse.
Finalmente, lembre-se que a verdadeira leitura da Bíblia termina na vida real, e que o teste para ver se ouvimos Deus é a nossa conversão. Por isso é necessário passar da "palavra escrita" para "Palavra vivida." San Nilo Pai deserto venerável, dizendo, "eu interpretar a Escritura com a minha vida."
De acordo com o relato da cena do Tabor, os discípulos ouviram este convite: "Este é o meu Filho, o meu escolhido, ouvi-o". É uma maneira de aprender a ler os evangelhos de Jesus com este método. Descubra um estilo de vida que pode transformar nossas vidas para sempre.

PERDIDOS
Segundo os especialistas, um dos mais preocupantes da sociedade moderna é a "perda de referência." Tudo o que podemos verificar: a religião está perdendo força na consciência das pessoas é diluído moralidade tradicional, já não sabe quem pode ter as chaves para guiar existência.
Educadores não sei bem o que dizer ou que falar em nome de seus alunos sobre a vida. Os pais não sabem o que é "herança espiritual" deixar seus filhos. A cultura é transformado de forma sucessiva. Os valores do passado, a menos que as informações em causa o imediato.
Muitas pessoas não sabem bem onde basear a sua vida não tem a quem recorrer para dirigi-lo. Ninguém sabe onde encontrar os critérios que podem reger a nossa maneira de viver, pensar, trabalhar, amar ou morrer. Tudo está sujeito a modas em constante mudança e gostos do momento.
É fácil de ver e algumas consequências. Se não há ninguém a quem recorrer, todos devem defender quanto possível. Alguns vivem com uma "personalidade emprestada" alimentando a cultura da informação. Aqueles que procuram um substituto em cultos ou profundamente no mundo sedutor do 'virtual'. Por outro lado, estão cada vez mais vivendo perdido. Eles não têm nenhum objetivo ou projeto. Logo eles se tornam presas fáceis para qualquer um que pode satisfazer seus desejos imediatos.
Precisamos reagir. Viver com um coração mais atentos à verdade última da vida, parando para ouvir as necessidades mais profundas do nosso ser; sintonia com nosso verdadeiro eu. É fácil de despertar em nós a necessidade de ouvir uma mensagem diferente. Talvez então dar espaço mais a Deus.
A cena evangélica de Lucas recupera um sentido profundo de nossos tempos. Segundo a história, os discípulos "estão com medo", a ser coberto por uma nuvem. Eles se sentem sozinhos e perdidos. Em meio a nuvem de ouvir uma voz que diz: "Este é o meu Filho, o Eleito. Ouvi-o. " É difícil viver sem ouvir uma voz que coloca luz e esperança em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário