segunda-feira, 25 de março de 2013

Parábola: "O eremita e os animais"


Um velho ermitãouma daquelas pessoas que amam a Deus se refugiava na solidão do deserto, da floresta ou montanhas em oração e penitência, muitas vezes, reclamava que tinha muito o que fazer.

As pessoas não entendiam como é que ele tinha tanto trabalho. Um dia o questionaram sobre o assunto e, ele respondeu:


"Tenho que domar dois falcõestreinar duas águias, manter quietos dois coelhos, vigiar uma serpente, carregar um jumento e domar um leão."

"Nós, não vemos nenhum animal perto da caverna onde você vive. Onde estão todos esses animais?"
Então o eremita deu uma explicação que todos entenderam
"Esses animais nós carregamos dentro
Os dois falcões atacam tudo que é apresentado a eles, bom e mau. Tenho que treiná-los para ser lançarem somente sobre presas boas - > SÃO MEUS OLHOS
As duas águias com suas garras ferem e destroem. Tenho que treiná-las para só se colocarem a serviço e ajudarem sem ferir - > SÃO MINHAS MÃOS
- Os coelhos querem ir onde lhe agradam, fugir e evitar situações difíceis. Eu tenho que ensiná-los a ficarem parados ainda que haja algum sofrimento, um problema ou qualquer coisa que não gostem - SÃO MEUS PÉS
A coisa mais difícil é vigiar a cobra, mesmo que esteja trancada em uma jaula com 32 barras. Ela sempre está pronta para morder e envenenar qualquer um que passe apenas a jaula se abra. Se não for acompanhada de perto, machuca - > É MINHA LÍNGUA
O burro é teimoso, não quer fazer o seu dever. Pretende estar cansado e não quer levar sua carga diária - > É MEU CORPO
- Finalmente, preciso domar o leão, ele quer ser reiquer ser o primeiroé vaidoso e orgulhoso - > É MEU CORAÇÃO"
Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário