quinta-feira, 5 de setembro de 2013

LUZES NA VIDA E MISSÃO DO BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE

“Momentos de maior Graça” *
  
Animador(a) 1: “Toda vida é vocação!”. É uma nova luz que o Senhor acende no mundo para iluminar e ser iluminador é um dom de Deus à humanidade. Tiago Alberione nasceu a 4 de abril de 1884, numa modesta família de agricultores e cristãos praticantes, em São Lourenço de Fossano, norte da Itália. Foi o quinto filho de Miguel Alberione e Teresa Rosa Alloco.
(Enquanto o animador fala entra um casal pelas laterais e se coloca em frente ao altar e começa a fazer o gesto de quem está capinando. 
Os dois se voltam para a porta de entrada e dizem juntos...)
Casal: ILUMINA TIAGO!
(Entra uma criança, representando pe. Alberione, com uma lamparina ou vela na mão e caminha até o casal, os olha e segue até onde está o quadro do pe. Alberione e coloca sua vela bem ao centro. 
Volta até o casal  e se cola no meio deles. Enquanto isso canta-se...)
Música: Velas acessas – (CD Cuida bem da Palavra faixa 2 - somente o início da música)
Animador(a) 2: Assim foi a vida de Tiago Alberione um suceder de luzes como ele bem dizia: “o Senhor vai acendendo as luzes, a medida que vamos precisando delas”. Alberione foi uma pequena-grande luz de Deus que além de iluminar foi iluminador. Ele soube visualizar e acolher as várias luzes de Deus em sua vida como “momentos de maior graça que lhe determinaram a vocação e a missão particular” (AD7). Uma destas luzes foi o despertar de sua vocação a ser padre. “Ele relembra [...] que estava com apenas 6 anos de idade, a professora Rosa Cardona, tão boa, verdadeira Rosa de Deus, delicadíssima nos seus deveres, perguntou a alguns dos 80 alunos o que pretendia fazer de sua vida” (AD 9).
(Enquanto o animador está falando  a criança que representa Tiago Alberione se afasta um pouco dos pais, senta nos degraus e finge estar estudando. Pela lateral entra uma jovem com cadernos, vai até a criança e fica ensinando a criança. Ao terminar a fala do animador a professora diz...)
Professora: Tiago o que você deseja ser quando você crescer?
(A criança olha a professora, abre um grande sorriso e diz...)
Tiago: Serei padre!
(A professora o abraça, acende uma vela no altar e entrega a criança. Os dois se dirigem ao local onde está a lamparina e coloca a vela – outras velas virão, elas devem ser colocadas em forma de um círculo entorno da lamparina -. 
A professora sai, a criança volta a ficar no meio do casal. Enquanto isso canta-se...)
Música: Acendendo luzes – CD Tudo é obra de Deus faixa 6
Animador(a) 1: Para Alberione esta foi “a primeira luz clara: antes já sentira certa tendência, mas obscuramente, aquele dia, os companheiros e, às vezes, os irmãos começaram a chamá-lo ‘padre’; quer por brincadeira, quer para lhe chamar a atenção ao dever [...] Também em família começaram a tomar em consideração sua decisão, orientando para essa meta tudo o que lhe dizia respeito” (AD 9-10). Sua mãe foi uma grande incentivadora de sua vocação.
(Cada um dos pais acende uma vela e, juntos, se dirigem ao local onde estão sendo colocadas as velas. Ao chegarem a mãe entrega ao filho sua vela e, este, a coloca em volta da lamparina. Em seguida o pais faz o mesmo. 
O casal sai e a criança volta para frente do altar. Enquanto isso canta-se...)
Música: Acendendo luzes – CD Tudo é obra de Deus faixa 6
Animador(a) 2: Outra pessoa importante na caminhada vocacional do jovem Tiago foi o padre João Batista Montesino, pároco da Igreja de São Martinho em Cherasco, cidade onde morava a família Alberione. Padre João Batista sempre o ajudou e acompanhou até o altar”.  (AD 12)
(Enquanto o animador está falando, entra um homem paramentado e com uma vela acessa; vai até a criança lhe dá um grande sorriso entrega a vela e pega sua mão. Os dois se dirigem ao local onde estão às velas e a criança deposita a vela. 
O padre e a criança saem. Enquanto isso canta-se...)
Música: Acendendo luzes – CD Tudo é obra de Deus faixa 6
Animador(a) 1: Em 1896, com 12 anos Tiago Alberione ingressa no seminário de Bra, diocese de Turim. Mas, aos 16 anos, foi demitido do seminário. Em outubro de 1900, após ter superado uma profunda crise, seu pároco, João de Montesinos, o apresentou ao seminário de Alba onde foi aceito. Nessa época, o papa Leão XIII pediu que o mundo católico dedicasse à oração as últimas horas de 1900 e as primeiras do século 20.  Recomendou uma adoração eucarística em todas as igrejas e capelas.

Animador(a) 2: Para o jovem seminarista Tiago esta noite de adoração “foi decisiva para a missão específica e o espírito particular em que nasceria e viveria a Família Paulina” (AD 13). Houve adoração na catedral de Alba, depois da missa solene da meia noite os seminaristas estavam livres para permanecerem em adoração o tempo que quisessem; Tiago permaneceu por horas... Horas que mudariam para sempre seu destino e de muitas outras pessoas.
Música: Te adoro hóstia santa – CD Tudo é obra de Deus faixa 14
(Entra um adolescente e se coloca de joelhos em frente ao altar em atitude de adoração)
Animador(a) 1: A experiência dessa longa vigília eucarística Alberione chamará de “segunda grande luz de sua vida a missão”. Pois, durante a adoração o jovem Tiago sentiu que “uma luz especial veio da Hóstia, compreendeu melhor o convite de Jesus: ‘vinde a mim todos’... sentiu-se, profundamente obrigado a preparar-se para fazer algo pelo Senhor e pelos homens do novo século com os quais viveria” (Ad 15-20).
Animador(a) 2: “Teve percepção bastante clara do seu nada, e ao mesmo tempo sentiu: ‘estarei convosco até o fim dos séculos’ na Eucaristia, e que em Jesus-Hóstia podia-se conseguir luz, alimento, conforto, vitória sobre o mal. Vagando com a mente no futuro, parecia-lhe que no novo século pessoas generosas sentiriam o que ele sentia [...] Sentiu-se obrigado a servir a Igreja, os homens do novo século e a agir em união com outras pessoas” (AD 15-20).
(O adolescente se levanta, pega uma das velas do altar e a coloca ao lado de sua lamparina e sai. Enquanto isso canta-se...)
Música: Noite de Luz – CD Ouço tua Voz faixa 2
Animador(a) 1: Alberione foi ordenado padre aos 23 anos, na catedral de Alba em 29 de junho de 1907, festa dos apóstolos Pedro e Paulo. Desde a longa oração em 1900, aos 16 anos, até a morte em 1971, Alberione procurou cumprir fielmente a sua missão. Observando os sinais, ele deixava que o espírito lhe sugerisse. E em boa hora, em momentos inesperados, lhe vinham novos planos e a vontade firme de levá-los à prática.
(Neste momento entra um jovem paramentado como padre. Ele caminha um pouco com ar preocupado, 
se ajoelha... reza... levanta pensativo... volta se ajoelhar)

Animador(a) 2: Em 1910 Alberione teve outro momento de uma “luz maior” que lhe indicou claramente o modelo de organização que devia fundar: uma organização de escritores, técnicos, propagadores, mas religiosos e religiosas. Uma organização “de pessoas que amam a Deus com toda a mente, todas as forças, todo o coração e se oferecem para trabalhar pela Igreja” usando os novos meio que a ciência e a técnica inventaria para evangelizar (AD 24).
(o jovem se levanta acende uma vela e coloca junto com as outras em volta da lamparina e sai. Enquanto isso canta-se...)
Música: Acendendo luzes – CD Tudo é obra de Deus faixa 6
Animador(a) 1: Novas luzes foram se sucedendo na vida do jovem padre Tiago até que, em 20 de agosto de 1914, aos 30 anos, ele dá início a “Escola tipográfica Pequeno Operário”, embrião do que será a Pia Sociedade dos Padres e Irmãos Paulinos. Esta será a primeira das várias fundações que, juntas formam a Família Paulina.  As demais fundações são: em 1915 Alberione inicia as irmãs Paulinas; em 1917 os Cooperadores Paulinos; em 1924 as  Discípulas do Divino Mestre; em 1938 as Irmãs Pastorinhas: no ano de 1960 inicia a fundação de vários Institutos Seculares: Jesus Sacerdote; São Gabriel Arcanjo; Nossa Senhora da Anunciação. O Instituto Santa Família iniciou sua caminhada somente após a morte do Fundador.
(quando o narrador fala de uma fundação, entra uma pessoa com uma vela acesa, a coloca junto com as outras e sai. 
Enquanto isso canta-se...)
Música: Nascemos do teu amor – CD tudo é obra de Deus faixa 7
Animador(a) 2: Alberione sempre foi um homem sensível a questão vocacional. A própria vivência de seu itinerário vocacional e, as várias fundações feitas ao longo de sua vida, são a maior prova do quanto ele era aberto e atento ao chamado do Senhor. Alberione com mais de 70 anos mantinha aguçado seu vigor e sensibilidade vocacional, percebeu o quanto era necessário a existência de pessoas que doassem seu tempo, sua vida, para ajudar outras pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido para suas vidas, ou seja, descobrirem sua vocação.
(enquanto o narrador fala, entra um senhor paramentado que caminha pensativo. Ele para e diz...)
Alberione: “O problema do futuro é o problema de todo jovem, ainda mesmo quando não bem examinado e considerado, constitui fundamentalmente a preocupação de toda a pessoa. É por isso uma bela caridade ajudar os jovens a se indagarem: “E tu, o que farás?”. É preciso fazer compreender aos jovens que, se é importante saber escolher e adivinhar bem a própria carreira, a própria tarefa, é muito mais importante a escolha da própria vocação. [...] Trabalhar pelas vocações  significa servir a Igreja”.

Voz: Alberione você é tão sensível às questões vocacionais, trabalha tanto pelas vocações, realizou várias fundações. Você poderia iniciar um Instituto que tenha como carisma específico a questão vocacional.
Animador(a) 1: Em 08 de setembro de 1959 as primeiras jovens emitem seus votos religiosos no Instituto Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos para as vocações, mais conhecidas como Irmãs Apostolinas. Atualmente as Irmãs Apostolinas estão presentes em várias cidades da Itália, possuem uma comunidade na Polônia e duas comunidades no Brasil: uma na arquidiocese de São Paulo e outra na diocese de Oliveira.
(nesse momento entram por uma lateral 4 Apostolinas segurando uma vela e cantando: “todo jovem tem sede de Deus...”.  Dirigem-se ao ancião e, com ele, colocam a vela junto com as outras. Cada uma recebe do ancião uma vela. O ancião sai e cada uma das irmãs diz...)
AP1: Somos mulheres interpeladas por Jesus a viver seu seguimento em comunidade, na vivência dos Conselhos Evangélicos. Chamadas na Igreja, por meio do Espírito, a doar e consumir a vida por todas as vocações.
AP2: Padre Alberione dizia às primeiras irmãs: “Vocês tem a vocação de todas as vocações. E a vocação que o Senhor inspirou a vocês, pela qual trabalham estabelece vocês numa posição providencial na Igreja. Se é belo seguir a vocação, é muito mais conduzir a ela as pessoas”.
AP3: Dizia Também: “Considerai a bela vocação que Deus vos concedeu: vós tendes a missão de trabalhar por todas as vocações, colaborando com os sacerdotes, os pais, os professores, nas paróquias, nas dioceses, nas missões. Vós sois como canais. O canal leva a água. A vocação parte de Deus, passa por vós, que sois os canais e chega às pessoas”.
AP4: Como afirmava pe. Alberione, nós devemos “sentir a responsabilidade das vocações. Viver pelas vocações. Não ficar nunca em paz”.
Todas: Somos chamadas a viver e consumir a vida pelas vocações. Jovem o Senhor te chama, ele te convida a doar a vida por Ele e pelo Reino. Não deixe a luz desse chamado se apagar. Ele precisa de você! 
(as irmãs saem e, cada uma, entrega sua vela a uma jovem. Enquanto isso canta-se...)
Música: Ide pra semear – CD Cuida bem da Palavra faixa 6
* Texto elaborado pelas Irmãs Apostolinas na apresentação paroquial sobre pe. Alberione e o carisma da congregação



Nenhum comentário:

Postar um comentário