Segundo informou o site oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Beato José de Anchieta, jesuíta espanhol que ficou conhecido como “Apóstolo do Brasil”, poderia ser canonizado no próximo ano.
Em coletiva de imprensa, na quarta-feira, 18 de dezembro, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, comentou sobre o pedido feito pela Conferência ao Papa Francisco para a canonização do beato Anchieta, o qual contou com a acolhida do Papa.
“Eu tive a honra e a alegria de receber um telefonema pessoal do Santo Padre para dizer, justamente, que acolhia positivamente o pedido de canonização”, disse Dom Raymundo.
“Durante a visita da presidência da CNBB ao Santo Padre no mês de outubro, entregamos uma carta com o pedido da canonização deste grande apóstolo, também declarado pela Conferência do Brasil como padroeiro dos catequistas”, explicou.
Para o arcebispo de Aparecida, esta é uma grata surpresa para a Igreja no Brasil. Ele afirma que este não é somente um desejo dos bispos, mas de cada pessoa que atribui santidade ao beato.
“Somos muito gratos ao Papa em acolher esse pedido não só da CNBB, mas de várias instituições e do povo brasileiro que deseja ver o beato Anchieta venerado publicamente em todo o mundo e como modelo de santidade, no seguimento de Jesus”, disse.
A data da canonização ainda não está definida, mas poderia ocorrer ainda em 2014. “Ao responder positivamente, o Papa nos enche de alegria e satisfação, principalmente nos locais por onde ele passou: São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Ele (Anchieta) é uma pessoa que marcou a nossa história desde o início", concluiu Dom Raymundo.
O Beato foi escolhido como um dos intercessores da JMJ Rio 2013. O missionário chegou ao Brasil com apenas 19 anos, e exerceu também as funções de sacerdote, historiador, professor e poeta.
Canonização
O Beato José de Anchieta, nasceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), em 19 de março de 1534, chegou ao Brasil em 1553 e em 25 de janeiro de 1554, participou da fundação do Colégio de Piratininga que deu origem à metrópole de São Paulo, no local onde se encontra o Pateo do Collegio. Faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta no Estado do Espírito Santo) no dia 9 de junho de 1597.
No decorrer de sua vida, o padre passou por lugares como São Paulo, Espírito Santo e Bahia propagando os ensinamentos do Evangelho. Faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta no Estado do Espírito Santo) no dia 9 de junho de 1597.
Anchieta ficou conhecido como o "Apóstolo do Brasil", pois, de acordo com Dom Raymundo, "foi um grande missionário, que merece ser colocado como modelo de seguimento do Evangelho".
O padre Anchieta foi beatificado pelo papa João Paulo II, em Roma, em 22 de junho de 1980. Os trabalhos pela canonização do jesuíta continuam agora com a Congregação das Causas dos Santos. A preparação da Positio em Roma, ou seja, o texto com a biografia de Anchieta, uma relação de prováveis milagres e a dimensão nacional e internacional de sua devoção, como também provas da sua fama de santidade, está sendo feita pelo padre César Augusto dos Santos, S.J, responsável do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano.
Fonte: Aci Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário