sábado, 14 de dezembro de 2013

Espiritualidade do Advento

O Advento é preparação alegre para a celebração da vinda de Jesus Cristo e na história da humanidade, para lhe trazer a salvação. Quandro o natal se aproxima, há uma vibração geral entre os cristãos. É verdade que muitos se preocupam apenas com os aspecto exterior: ornamentação da casa, enfeites típicos natalinos, comidas, bebidas e outras manifestações. Mas, muitos cristãos e cristãs, conscientes do verdadeiro sentido do natal, se preparam também espiritualmente para sua celebração. Por isso, com base principalmente nos textos litúrgicos, indicamos algumas atitudes interiores, que favorecem digna preparação para a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo:

- manter-se vigilante, em atitude de oração e de fé, atento aos sinais da vinda e da presença de Deus em todas as circunstâncias da vida: "ficai preparados, porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá" (cf. Mt 24,44). Exemplo de pessoa sensível às manifestações de Deus encontramos em Maria, que se deixa envolver no mistério da Encarnação e se torna a Mãe do Salvador, Jesus Cristo.

- andar nos caminhos de Deus, sem se extraviar para caminhos tortuosos; converter-se para seguir fielmente a Jesus: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo" (cf. Mt 3,2).

- dar testemunho da alegria que o Salvador nos traz, por meio da caridade afável e da partilha generosa para com todos, principalmente os mais necessitados: "alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida por todas as pessoas! O Senhor está próximo" (cf. Fl 4,4-5).

- ter um coração pobre e vazio de si, imitando João Batista, Isabel, José, Maria e outros pobres do Evangelho, que reconheceram em Jesus o Filho de Deus que veio a este mundo para nos salvar: "Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias" (cf. Mc 1,7).

- caminhar na esperança,  rezando por um Advento pleno e definitivo, pela vinda de Cristo para todos os povos da terra que ainda não conhecem o Messias ou não o reconhecem mais como o único Salvador. O Documento de Aparecida, repetidas vezes, nos lembra: "em virtude do Batismo e da Confirmação, somos chamados a ser discípulos missionários de Jesus Cristo" (n.153).
Autor: pe. Antonio Lúcio da Silva Lema, ssp e pe. Luiz Miguel Duarte, ssp

2 comentários:

  1. O advento foi muito bem explicado por voces. cabe a nós agora entrarmos em açao e executa-lo para termos um Natal cheio de amor.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  2. Um grande abraço Mônica e um feliz natal....

    ResponderExcluir