terça-feira, 9 de agosto de 2016

Misericórdia e Vocação

Quando Deus toma a iniciativa de chamar alguém é porque já o conhece intimamente. Se analisarmos profundamente descobrimos que misericórdia e vocação querem dizer a mesma coisa: são modos de Deus agir diretamente sobre o coração humano. Por isso, é fundamental pensar a vocação sobre a perspectiva da misericórdia.
O profeta Jeremias diante do chamado de Deus fez a experiência profunda do olhar misericordioso de Deus. O primeiro sentimento que brotou do coração de Jeremias frente ao chamado foi de medo e ele objeta dizendo “eu não sei falar”. Nesse momento Jeremias descobre um elemento central na vocação: Deus não chama homens e mulheres por mérito; apesar das nossas fragilidades Ele nos chama por amor. A misericórdia é a pura manifestação do amor de Deus. É um amor sem limites que não pode ser mensurado, Deus é mãe que tem útero e colo. Ser chamado-vocacionado é ser gestado no útero misericordioso de Deus para, na vocação-missão a ser desenvolvida, ser expressão concreta de sua misericórdia.
 A palavra de Jesus é essencialmente um chamado a segui-lo, é um convite a sair de si mesmo e ir ao encontro do outro. “Eles deixaram tudo e o seguiram” (cf. Mc 1,16-20).
A “vocação” dos “apóstolos” manifesta visivelmente as exigências da fé e da resposta vocacional. Quando Jesus chama, ele não está preocupado se o discípulo está apto ou não para o seu seguimento, mas a sua preocupação primeira é que o discípulo forme seu coração para a misericórdia, ou seja, para colocar seu coração sobre a miséria e a fraqueza do outro.
No caminho do seguimento é necessário transformar a pobreza do outro no altar da misericórdia divina, porque é assim que Deus vem ao nosso encontro.

Não podemos ser discípulos do Senhor deixando de lado a misericórdia, pois sem a atitude da misericórdia podemos correr o rico de agirmos, de ensinar somente a partir do humano. O agir do discípulo deve ser um agir de ternura, de compaixão diante de um povo cansado e abatido. 
Ir. Luciana Conceição de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário