quinta-feira, 13 de outubro de 2016

CRISTO UMA RESPOSTA DE DEUS AO HOMEM E DO HOMEM A DEUS

Logo que nos deparamos com a frase acima, nasce quase que automaticamente uma pergunta: como Cristo pode ser ao mesmo tempo uma resposta de Deus e do homem?
Para tentarmos compreender isso, devemos nos recordar um pouco do que refletimos nas lições anteriores. Vimos que somos pessoas amadas, chamadas por Deus à vida e para vivermos em contínua comunhão (comum-união) com Ele e os irmãos. É a partir desta comunhão que vamos percebendo o chamado de Deus, para sairmos de nós mesmos e ir ao encontro dos outros. A partir desta experiência, de perceber o outro em nossa vida, é que vai se tornando clara a missão, ou seja, o projeto que o Criador nos preparou.
Vimos também que, por causa deste grande amor de Deus, desde o início da história do homem, existiram pessoas que foram chamadas a viver este “sair de si” de forma mais intensa e radical; desta forma é que temos os Patriarcas, Juízes, Profetas etc.
Todas estas pessoas, foram chamadas para ajudar a humanidade a retomar o projeto de Deus. Só que chegou um tempo onde as pessoas já não davam mais ouvido a estes enviados de Deus; as pessoas estavam perdendo o verdadeiro sentido do AMOR e de uma vivência JUSTA E FRATERNA.
Havia muita desigualdade e injustiça social, o culto a Deus era mais por costume e obrigação do que uma resposta de amor, resposta que nasce do conhecimento e de uma experiência de Deus e de seu amor.
Não podemos dizer que todos agiam assim, e foi por perceber tal fato que Deus resolveu mandar seu próprio Filho ao mundo.
“Deus amou de tal forma o mundo que entregou seu Filho único” (Jo 3,16).
Com isto, concluímos que a vinda de Jesus é a maior resposta do Amor de Deus ao homem, pois Cristo é a plena revelação de Deus, e é Ele mesmo que nos diz isto:
“Felipe, quem me vê, vê também o Pai” (Jo 14,9).
É através de suas palavras e ações que o Pai se faz presente. Jesus foi uma pessoa que teve sempre como preocupação primeira o ser humano; por esse motivo, procurou sempre manter relações profundas, sinceras e transformadoras com os que encontrava. Todas as narrações dos Evangelhos nos provam tal coisa; elas nos mostram que Jesus ao lado de todos aqueles que são oprimidos e esquecidos pela sociedade: como as crianças, órfãos, doentes, viúvas etc. A todos dispensava especial atenção e procurava, de todas as formas, reintegrá-los na sociedade.
Entre estes, destacamos a figura das mulheres. Na época de Jesus, as mulheres eram consideradas ninguém; tinham poucos deveres sociais e, no que diz respeito aos seus direitos, eram menos ainda.
Jesus inova e transforma tudo isso, pois mantém com elas, uma relação de compreensão, aceitação, respeito e inserção na sociedade.
Podemos perceber isso em várias passagens: a cura da sogra de Pedro (Mc 1,29-31), a adúltera (Jo 8,1-11), a pecadora (Lc 7,37-50), a hemorroíssa (Mc 5,25-34).
Para conhecermos o projeto de Deus para o homem e, por conseguinte, para cada um de nós, devemos conhecer mais a pessoa de Jesus, suas palavras e seus atos, ao mesmo tempo que buscamos segui-lo e imitá-lo. E o primeiro passo neste caminho é assumirmos plenamente o nosso compromisso batismal assim como Cristo fez, pois é com o batismo de João que Jesus inaugura sua vida pública. É através do batismo que se tem a revelação de sua identidade. “Logo que Jesus saiu da água... do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado; em Ti está o meu agrado’” (Mc 1,10-11); é também uma tomada de consciência e de responsabilidade de sua missão. 
Toda sua vida, foi vivida totalmente ao lado e a favor daqueles que menos tinham, tanto materialmente quanto espiritualmente. Uma vida que foi um SIM pleno, total ao Pai e aos homens seus irmãos (2Cor 1,19-20). Desta forma, toda a existência de Jesus, e seu sacrifício, foram o grande e perene ato de oferta a Deus por todos nós.
Através do amor do Pai, Cristo se solidarizou conosco até a morte: foi somente por nos amar e também ao Pai, que realizou a sua vontade. 
A VOCAÇÃO DE TODA PESSOA É SEGUIR E DAR CONTINUIDADE À VOCAÇÃO DE CRISTO
Autor: Irmãs Apostolinas 
Perguntas:
  1. Para refletir e rezar: Jô 8,1-11 (adúltera); Lc 7,37-50 (pecadora perdoada); Mc 5,25-34 (hemorroíssa); Jo 11,1-14 (ressurreição de Lázaro).
  2. Por que a vinda de Jesus é a maior resposta do amor de Deus ao homem?
  1. Qual é a missão, ou seja, o projeto que o Criador nos preparou?

  1. Quais são as atitudes mais significativas que você encontra em Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário