quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estudo das Diretrizes Gerais aplicado à realidade vocacional

Acontece desde segunda feira, 17 de outubro a 9ª Reunião Conjunta da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOVC) da CNBB, que ocorre no Centro de Espiritualidade Redentorista de Aparecida/SP (Seminário Santo Afonso).
O objetivo desta reunião é o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil. “O que a CNBB espera de cada um de nós, em especial desta Comissão é: ter uma recepção criativa das DGAE; vocacionalizar as DGAE; deixar-se inspirar pelas DGAE; dar mais dinamicidade à CMOVC; ouvir e ajudar os parceiros (organismos e pastorais que fazem parte da Comissão)" afirmou Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas, TO e presidente da CMOVC.
O presidente da Comissão informou também que Dom Jaime Splenger será o referencial da CRB e CNIS; Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo de Santarém, será o referencial dos Diáconos; Dom Valdemar Passini Dalbello, Bispo auxiliar de Goiânia será o referencial da OSIB, Pastoral Vocacional e Serviço de Animação Vocacional. Dom Pedro Brito será o referencial da Comissão Nacional dos Presbíteros e dos Bispos Eméritos.
A terça-feira foi dedicada aos estudos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com assessoria do Padre Joel Portela, do Rio de Janeiro. Durante todo o dia Padre Joel interagiu com a assembléia, apresentando todos os principais pontos das DGAE partilhando experiências e colhendo experiências, alegrias e angústias dos representantes dos organismos e pastorais. Essa forma de apresentação mostrou a riqueza da Igreja no Brasil, já que todos os regionais estiveram representados.
O assessor apresentou pistas para aplicação das DGAE nos regionais, em todos os organismos e na Igreja como um todo. As cinco urgências na ação evangelizadora: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos, foram intensamente destacadas e partilhadas.
Após o jantar, aconteceram as reuniões dos organismos para elaboração do Plano Quadrienal e assuntos relativos a cada organismo ou pastoral. Encerrando as atividades do dia, foi exibido o vídeo “Obrigado Missionários” –“Vamos onde a Igreja nos necessite”, realizado Pela CMOVC a Comissão Episcopal para a Amazônia, Projeto “O Brasil na Missão Continental” e Comissão Nacional dos Presbíteros.
A Reunião Conjunta prosseguiu nesta quarta-feira, 19, com missa às 09h na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, presidente da CMOVC, e concelebrada pelos Bispos da Comissão e presbíteros, com participação dos diáconos da CND – Comissão Nacional dos Diáconos e representates do IPV, CRB e CNIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário