sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ano da Fé

O papa Bento XVI em sua carta apostólica Porta Fidei proclamou a celebração do Ano da Fé que terá "início a 11 de outubro de 2012, no cinquentenário de abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013".
A celebração deste Ano é um "convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. [...] é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como outrora, Ele envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28,19). [...] Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé", escreve Bento XVI.
Coincidir a abertura deste Ano com o 50º de abertura do Concílio Vaticano II é, segundo o papa, uma "ocasião propícia para compreender que os textos deixados em herança pelos Padres Conciliares [...] 'não perderam o seu valor nem a sua beleza'. É necessário fazê-los ler de forma tal que possam ser conhecidos e assimilados como textos qualificados e normativos do Magistério, no âmbito da Tradição da Igreja. Sinto hoje ainda mais intensamente o dever de indicar o Concílio como a grande graça de que se beneficiou a Igreja no século XX: nele se encontra uma bússola segura para nos orientar no caminho do século que começa".Para outubro de 2012, foi convocada também uma "Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos" com o tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".
Esta será a segunda vez que a Igreja Católica celebra um Ano da Fé, o primeiro aconteceu em 1967 e foi convocado por Paulo VI "como um momento solene, para que houvesse, em toda a Igreja, 'uma autêntica e sincera profissão da mesma fé'".

Nenhum comentário:

Postar um comentário