terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sacerdote brasileiro foi nomeado como novo responsável pela "Seção Jovens" do Vaticano

O Vaticano tem um novo responsável pela Seção "Jovens" do Pontifício Conselho para os Leigos. Desde 24 de outubro de 2013, o Padre João Chagas é oficialmente o novo responsável substituindo no cargo ao Padre Eric Jacquinet, que trabalhou no dicastério durante o quinquênio 2008-2013.
A seção juvenil do Vaticano será guiada agora por este sacerdote do Brasil, sede da última Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro 2013, na qual participaram mais de três milhões de jovens de todo o mundo, e que esteve dedicada ao tema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".
Ao apresentar-se ante os responsáveis pela pastoral juvenil das conferências episcopais e das associações, movimentos e novas comunidades internacionais, o Pe. Chagas se encomendou à intercessão do Beato João Paulo II, o Papa que instituiu as JMJ e que será canonizado em 27 de abril do próximo ano.
"Com a experiência adquirida já em parte durante pouco mais de dois anos junto a meu estimado predecessor sou consciente dos meus limites, mas com o desejo de me entregar inteiramente ao Senhor neste serviço, quero assegurar hoje minha disponibilidade a escutar e a caminhar junto a vós na edificação do Reino de Deus", escreveu o Pe. Chagas aos responsáveis pela pastoral juvenil.
O Pe. Chagas foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 2001, e começou a colaborar com a "Seção Jovens" desde 2011 em vista da JMJ Rio2013. Conta com ampla experiência pastoral a nível internacional, pertence à Comunidade Católica Shalom, que é uma associação internacional de fiéis reconhecida pelo Conselho Pontifício para os Leigos desde 22 de fevereiro de 2007.
Depois dos estudos de Filosofia no Brasil, o Pe. Chagas chegou a Roma para a licenciatura na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino (Angelicum), retornou ao seu país natal por três anos e voltou para Roma para a licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, onde estuda atualmente um doutorado.
É membro do Conselho Geral da Comunidade Shalom, e há dez anos assistente internacional, o que o fez viajar por diversos países da América Latina, África, Europa e Ásia.
Sua experiência se estende também à pastoral juvenil, à pastoral vocacional, à catequese para jovens e adultos, à animação litúrgica, à realização de grandes eventos, e foi responsável pela participação dos jovens da Comunidade Shalom nas JMJ de Roma, Toronto, Colônia, Sidney e Madri.
Além disso, em Roma foi por muito tempo colaborador do Centro Internacional Juvenil São Lorenzo, e tem experiência paroquial. Desde 2007 até 2011 colaborou na igreja de Santa Ana (Pian Paradiso), na diocese de Civita Castellana, na província de Viterbo (Itália).
Fonte: Acidigital

Um comentário:

  1. "A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um." (Mt 13,23).
    Venha nos visitar:
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir