quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Teatro de Natal - A ESTRELA ANUNCIA: JESUS CRISTO É A LUZ DO MUNDO

Autor: Autor Desconhecido - Adaptações – Osmar Schneider - Pires, Limeira – SP – 2008
Tema: Natal.
Personagens: Mãe,
Sara (filha), Mateus (filho), Raquel (filha), Estrela, José, Maria, 3 ou 4 Pastores, 3 Reis Magos, Papai Noel.
Tempo aproximado: Mais ou menos 40 minutos.
Sinopse: Confrontar o Natal comercial com o verdadeiro sentido do Natal – a vinda de Jesus ao mundo, o próprio Deus, que trouxe luz para a humanidade. Família pobre acha que Jesus era rico e que nasceu em berço esplêndido, estrela do natal vem até eles e conta a verdadeira história do natal.
Cenário 1: Pavilhão-Palco. Preparado com o presépio de sempre (cortinas internas) e a parte da frente preparada para receber as cenas do verdadeiro Natal que será usado a partir da Cena II. Até ali é fechado tudo.
Cenário 2: Pavilhão-Estrado. Se possível, do lado direito do palco, sobre um estrado, uma cabana, com plantas ao redor e apenas uma mesinha velha e umas velhas cadeiras ou banquinhos para se sentarem – também, sem parede do lado de fora, para poder se olhar pra fora e falar do céu estrelado...
CENA I
FUNDO MUSICAL - TRISTE
3 crianças (Mateus, Sara e Raquel) entram com a mãe pelo corredor trazendo num saco de lixo os poucos pertences que possuem (cobertor, boneca velha, saco com bolachas ...). Estão mal vestidas. É noite. No céu brilham estrelas. Se dirigem e se acomodam na cabana.
Mateus: Que sorte a nossa achar aquela velha garagem hoje à tarde, quando caiu a tempestade. Dessa vez mamãe, não me molhei nadinha!..
Sara: Olhando para o céu (dá uma olhada...), nem parece que choveu. Veja Mateus, quantas estrelas!
Mateus: (olhando para o céu) É mesmo, Sara!
Mãe: Meus filhos. Vamos passar essa noite aqui mesmo. Parece que daqui ninguém nos mandará embora.
FUNDO MUSICAL - TRISTE
A mãe se ajeita no banco; Mateus, Raquel e Sara recostam a cabeça no ombro ou no colo da mãe. A Estrela entra pelo corredor. Fica sentada meio escondida nos degraus da escada do palco, observando o que os quatro conversam. Ela é uma pessoa vestida toda com roupas pretas; na cabeça, uma grande estrela. Neste momento com pouco brilho.
FUNDO MUSICAL - TRISTE
Raquel: Mamãe, você viu como estava a cidade hoje? As pessoas entravam e saíam das lojas. E como compravam! Nossa! Quantos pacotes de presentes!
Mãe: É verdade, minha filha! É verdade!
Mateus: Eu vi na loja grande daquele homem gordo e de barba, um carrossel que girava e tocava uma música. E tinhas crianças em cima dos cavalinhos. Mãe, escuta, o carrossel era deste tamanho (mostra com gesto exagerado). Aí, como da outra vez em que parei na vitrine para dar uma espiadinha, o homem veio e gritou bem forte pra mim: Sai daí, moleque! Se você não tem dinheiro, não venha xeretar aqui! Aqui só entra gente de bem. E fique sabendo: Não quero gente pobre e fedendo a falta de banho na minha loja, porque neste Natal, eu quero mesmo é ganhar muito dinheiro!
Mãe: É filho, toda essa correria na cidade é por causa do Natal.
Sara: Mamãe, eu sei o que é o Natal.
Mãe: Você sabe, minha filha? Onde você ouviu sobre o Natal?!
Sara: Hoje mesmo, mamãe. Raquel e eu estávamos passando em frente a uma casa grande e bonita e vimos dois meninos brincando no jardim. Eles tinham brinquedos legais e então paramos para olhar um pouco como eles brincavam. Ficamos bem quietinhas. Nos escondemos atrás de um carro que estava estacionado por ali. Foi então que ouvimos eles conversando sobre o Natal.
Raquel: Isso mesmo. A história que eles contaram foi assim: (música de fundo) “Tinha um homem chamado José. Ele era nasceu numa capital, muito longe daqui. Já não me lembro mais o nome. Ele era muito rico. Um dia, José se casou com Maria, porque ela era linda, parecia uma princesa. E Maria estava grávida. Todo mundo já sabia que a criança que ela esperava seria muito importante, porque seria filha de gente rica. Tinha também um Imperador na história. Imperador é um rei, mamãe. O nome dele era César Augusto. Então ele mandou que cada pessoa fosse para a cidade onde havia nascido, porque ele queria saber quantas pessoas tinha no seu reino.
Sara: Por isso José contratou um monte de homens e carroças enfeitadas e Maria encheu muitas malas com todos os seus vestidos e com o enxoval para o bebê, porque podia acontecer da criança nascer nesse tempo em que eles estivessem viajando. Quando eles chegaram em Belém, onde era a terra de José, a banda de música da cidade já estava esperando por eles.
Raquel: Certo. E José e Maria se hospedaram num hotel 5 estrelas, de muito luxo. E não é que a criança nasceu mesmo naqueles dias? José chamou os especialistas da cidade para cuidar do bebê. Era um menino. Ele foi chamado de Jesus.
Sara: E Maria ficou muito feliz, porque toda a imprensa de Belém veio fotografar Jesus. E pessoas importantes da sociedade mandaram presentes caros. Mamãe, essa é a história do Natal. Todo esse movimento na cidade é para comemorar o nascimento desse Jesus, um menino rico e importante que deu presentinhos para as crianças pobres, quando herdou as empresas de seu pai e também ficou muito rico.”
Mateus: Ah, agora eu entendo. É por isso que nós não somos bem-vindos em lugar nenhum. Porque a gente não é importante como esse tal de menino Jesus. Natal, então, deve ser festa de gente rica e importante! E Jesus deve ter a cara do Papai Noel porque, afinal de contas, tem Papai Noel espalhado por toda a cidade!
FUNDO MUSICAL TRISTE
Mãe: Sara, Raquel, Mateus (Reúne e abraça os três). Quando eu era criança, assim como vocês, ouvi uma história muito diferente sobre o Natal de Jesus. Mas a vida tem sido muito dura para todos nós e acabei perdendo a esperança e desacreditando naquilo que ouvi. Acabo tendo que concordar com vocês. Natal parece ser mesmo comprar e dar presentes, fazer uma grande festa em casa com tudo de bom que o dinheiro é capaz de comprar, sem se importar com mais ninguém. (cansada ...) Agora, chega de conversa. Vamos dormir, porque a noite já vai longe. (ali mesmo, se ajeitam para dormir)
FUNDO MUSICAL TRISTE
CENA II
FUNDO MUSICAL – DE NATAL
Surge bem suave e aumenta e depois some...
MÚSICA DE NINAR
Música de ninar. Enquanto a mãe, Mateus, Raquel e Sara dormem, entra a Estrela  na cabana (pessoa vestida toda com roupas pretas; na cabeça, uma grande estrela – agora com uma luz e brilho de cegar os olhos). Os quatro se acordam com o brilho da estrela e se levantam. Assustados, dão-se as mãos.
Estrela: Boa noite. Me permitam interromper o sono de vocês. Lá do céu, ouvi o que vocês conversavam. Desci até aqui, porque fui testemunha do nascimento de Jesus e precisava contar-lhes como tudo realmente aconteceu. Então, vocês saberão quem é Jesus, porque ele nasceu, e o que festejamos no Natal. Sentem-se, meus amigos.
Todos se sentam.
FUNDO MÚSICAL DE NATAL
Estrela: Maria, uma moça de família simples, recebeu a visita de um anjo de Deus. Um anjo muito lindo!
FUNDO MUSICAL DE NATAL
Abrem as Cortinas do Palco
Aparece pronta a cena de um Anjo anunciando a Maria
Estrela: E este anjo disse a Maria que ela estava grávida, esperando um filho por milagre do Espírito Santo e que, quando nascesse este menino, o seu nome seria Jesus. E esse Jesus se tornaria o Salvador de todo o pecador que nele cresse, por meio da sua morte na cruz e da sua vitoriosa ressurreição.
FUNDO MUSICAL DE NATAL
Fecham Cortinas do Palco
FUNDO MUSICAL DE NATAL
Estrela: E aconteceu que naqueles dias José e Maria tiveram que viajar de Nazaré até Belém, porque o rei, César Augusto, queria contar quantas pessoas tinha em seu país. José e Maria eram pessoas simples, humildes e pobres. Quando chegaram a Belém, bateram de porta em porta e não encontraram um lugar onde pudessem passar a noite.
FUNDO MUSICAL NATAL LENTO
José e Maria, com gravidez bem aparecendo (com burrinho), vem entrando pelo corredor. Umas 4 vezes, desde os fundos, olham para alguém da platéia, batem palmas e pedem um lugar para passar a noite. Cada vez alguém é orientado a dizer que não tem lugar, que é para perguntar mais pra frente. Depois da quarta insistência, dirigem-se para o palco. Quando chegam em frente, as cortinas de frente e internas se abrem. Aparece o presépio vazio. José e Maria desviam e somem para os fundos.
FUNDO MUSICAL DE NATAL LENTO
Fecham só as cortinas da frente
FUNDO MUSICAL DE NATAL MAIS ALEGRE
Abrem as cortinas da frente
Agora aparece o presépio, a manjedoura e Maria e José e a criança, com muita luz na manjedoura. Animais ao redor.
Estrela: Maria e José acabaram tendo que dormir numa estrebaria, um lugar sem luxo algum, onde os animais se alimentam e passam a noite. E foi assim, numa pobre e simples estrebaria que Jesus nasceu. Berço e conforto ele não teve. Maria o enrolou num pano e José o deitou num coxo de animais.
Sara: Então foi assim que aconteceu? E a imprensa? Jornal, rádio, TV? Vieram fotografar o menino?
Estrela: Não, Sara. Naquele tempo nem tinha isso. As notícias só corriam de boca em boca...
FUNDO MUSICAL DE NATAL
Neste momento, enquanto a Estrela fala, dos fundos do corredor, surge um anjo grande acompanhado de vários anjinhos e vem devagar e dançando alegres, dirigindo-se e posicionando-se junto ao presépio, e continuam dançandinho. Um pouquinho depois vêm os pastores de ovelhas, pelo corredor,r com suas ovelhas e se posicionam junto aos anjos e presépio de uma forma que tudo fique visível. E ficam em cena.
FUNDO MUSICAL DE NATAL – PARA ANJINHOS
Estrela: Quem primeiro tomou conhecimento do nascimento de Jesus foram homens simples, pastores de ovelhas. Eles cuidavam de seus rebanhos durante a alta noite, quando ouviram um coro de anjos que cantava e que veio dizer a eles que Jesus, o Salvador, tinha nascido. Um anjo explicou a eles onde podiam encontrar Jesus. Então os pastores foram rápido procurar onde Jesus tinha nascido.
Mateus: E Jesus ganhou mesmo presentes? Presentes de verdade?  
Estrela: Sim, claro! Mas não como vocês imaginam. Sabe como foi mesmo que aconteceu?...
FUNDO MUSICAL PARA OS REIS MAGOS
Pelo corredor do pavilhão, entram os Reis Magos com seus cajados e lindos presentes e juntam-se ao presépio. Fazem suas continências e entregam seus presentes ao menino – Maria e José os pegam – e ficam em cena.
Estrela: Naquela época tinha pessoas inteligentes que estudavam as estrelas. Esses estudiosos viram uma estrela muito especial no céu, que brilhava muito mesmo!. E por isso seguiram essa estrela. Chegando a Belém, encontraram Jesus, justamente numa estrebaria e deitadinho num cocho onde os animais comiam. Então, na alegria de encontrar com o menino Jesus, que todo o povo judeu esperava, o adoraram e entregaram seus presentes a ele.
Raquel: Estrela, e onde você estava enquanto isso?
Estrela: Deus, que é senhor de toda a criação, me colocou no céu, como a estrela mais brilhante, para anunciar a chegada de Jesus. Por isso eu fiquei no céu, sobre a estrebaria. Ta vendo lá? (aponta para a estrebaria).
Neste momento uma fortíssima luz (estrela) acende sobre a estrebaria e Jesus – e fica acesa!
FUNDO MUSICAL NATAL – ALEGRE
Sara: Estrela... e o que você deveria fazer lá na estrebaria em Belém?
Estrela: Querida Sara! Com a minha luz, eu não quis chamar a atenção para mim mesma, mas mostrar a todos que Jesus tinha nascido e onde podiam encontrar Jesus. Ele sim veio trazer luz ao mundo. Eu fui apenas um instrumento de Deus para anunciar a vinda de Jesus ao mundo para salvar o pecador.
Mãe: Ah, estou me lembrando de uma coisa bonita que está escrita na Bíblia, que ouvi quando eu era criança. Foi assim: “O povo que andava em escuridão viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, brilhou-lhes a luz”.
Estrela: Isso mesmo gente! Vocês tem uma velinha aí com vocês? (procuram e acham uma velinha e um fósforo a estrela a pega)
FUNDO MUSICAL SUAVE – NATAL
A Estrela acende a velinha e as luzes do pavilhão se apagam por pouco tempo
 Estrela: Vocês estão vendo essa velinha? Ela é pequena e fraquinha. Mas quando tudo está escuro, ela é muito importante. Se andarmos por aí no escuro, vamos nos bater em muitos objetos e poderemos nos machucar. Ficaremos confusos e perdidos, pois não há nada para nos orientar no escuro. Se andarmos com a vela na mão, poderemos caminhar sem medo, pois estaremos enxergando o que está na nossa frente (Enquanto a Estrela fala, ela caminha com a vela e ilumina o rosto da mãe, do Mateus, da Raquel e da Sara). Por isso dizemos que Jesus é a luz do mundo.
FUNDO MUSICAL - NATAL
(Todas as luzes são novamente acesas)
Mateus: Aaaaaahhhh! Então é isso! Acho que entendi. Assim como esta velinha ilumina o caminho, Jesus também quer iluminar a nossa vida rumo à salvação no céu! É isso?!.
Estrela: Isso mesmo, Mateus! Mesmo que a vida esteja difícil e pareça não haver mais motivos para continuar caminhando, Jesus quer nos dar esperança. A esperança da vida eterna! Ele veio trazer o perdão e a salvação para todos os que crerem! E também, por meio de pessoas que vivem ao nosso redor, Jesus quer iluminar nossa vida quando passamos por momentos onde já não podemos mais sozinhos encontrar uma saída.
Raquel: Que legal! Quer dizer que Jesus não veio só para pessoas importantes e ricas da sociedade. Ele veio também para nós pobres e pecadores?! Gente simples e pobre também como nós?!
Estrela: É isso mesmo Raquel! Jesus quer o bem para todas as pessoas. Primeiro de tudo, Jesus quer que todos creiam no seu perdão e na salvação eterna que ele veio trazer. Jesus não quer que ninguém seja condenado para o inferno. E, junto com isso, Jesus também quer aliviar os sofrimentos de todos. Quer abençoar e ajudar nas necessidades das pessoas. Para Jesus, todas as pessoas são importantes porque foram criadas conforme a semelhança de seu Pai celeste.
Mateus: Puxa, mas é assim?! Que bom isso! Então minha família também pode crer e ter esperança?!
Estrela: Claro, Mateus! E esse Jesus do Natal nos faz um convite. Ele nos convida para crermos nele como verdadeiro Filho de Deus, o nosso Salvador. E depois, como verdadeiros cristãos, colaborarmos e trabalharmos para essa salvação ser levada para tantas pessoas que ainda estão sem ela, para serem felizes como nós.

Mateus: E Jesus também veio ensinar a gente a ajudar as pessoas que sofrem e são discriminadas, ne!...
Estrela: Com certeza! A lutarmos pela dignidade das pessoas que sofrem algum tipo de exclusão da vida boa que Deus deseja para todos. Jesus nos convida a sermos luz na vida das outras pessoas. Podemos ser pequenas estrelas que brilham para iluminar e alegrar a vida das outras pessoas.
Sara: Nossa! Que bonito! Que bom! Assim, uma pessoa ajuda a outra e a vida fica bem melhor, não é isso?!
Estrela: Isso mesmo. Cada pessoa é responsável pelo bem-estar da outra, em todos os sentidos. Cada pessoa, especialmente o cristão, também é responsável pela criação de Deus como um todo, pela natureza, pelos animais, pelos rios ...
Mateus: Estrela, só não entendi ainda uma coisa. Por quê as pessoas se dão presentes? E o Papai Noel?
FUNDO MUSICAL – PAPAI NOEL
Neste momento entra um mini papai noel corredor a dentro – sobe as escadas do palco e dá umas voltinhas por ali segurando um cartaz bem grande e bonito com o seguinte dizer: SÓ JESUS CRISTO É O SALVADOR
Estrela: As pessoas dão presentes porque querem mostrar a alegria pelo principal presente que Deus nos deu: Jesus Cristo. Os presentes lembram o aniversário de Jesus. Mas não são os presentes e nem é o Papai Noel o mais importante no Natal. O centro do Natal é o próprio Jesus Cristo. Jesus sim, veio para dar um novo sentido à nossa vida. Veio trazer a verdadeira Luz para nossas vidas. Veio trazer a salvação eterna para todo o que nele crer.
FUNDO MUSICAL - NATAL
Estrela: (se levanta e convida todos dessa família da cabana) Venham comigo. Vamos acender mais velinhas. Assim, vamos ver como tudo fica bonito e como é mais fácil caminhar e viver quando uma pessoa é luz para a outra.
FUNDO MUSICAL - NATAL
Se dirigem junto aos degraus do palco. Todos dessa família acendem suas velinhas na da Estrela
Estrela com a família: (vem à frente e dirigem-se para a comunidade – Estrela fala) Cada um e cada uma de vocês pode deixar que sua vida seja iluminada por Jesus. Assim a vida terá sentido. Mas vocês também podem ser estrelas na vida de outras pessoas. Estrelas que brilham e tornam o caminho da vida mais leve. Estrelas que não buscam engrandecer a si próprias com o seu brilho, mas que apontam para Cristo. Estrelas que não brilham sozinhas, mas que estão ligadas à comunidade daqueles que se deixam guiar por Jesus.
Sara: Ah! Finalmente entendi tudo! Este é o Natal verdadeiro: Festa da comunidade cristã pelo nascimento de Jesus, a luz e Salvador do mundo!
Todos: (Estrela e família de mãos dadas) Neste Natal, que Deus ilumine a nossa vida. Que Jesus more e abençoe nossa casa, nossas vidas e nossos corações. Vamos também iluminar a vida de outras pessoas porque Jesus iluminou a nossa vida primeiro. Feliz Natal!
FUNDO MUSICAL – NATAL
A Estrela e a família, com suas velinhas, saem pela platéia acendendo outras velinhas, até que toda a platéia tenha as velinhas acesas.
HINO “NOITE FELIZ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário